sábado, 13 de setembro de 2014

Rosácea: saiba o que é e como cuidar Nem sempre a vermelhidão nas bochechas quer dizer vergonha. O quadro pode ser a manifestação da rosácea, doença da pele que causa incômodo, mas pode ser controlada. Saiba identificar e cuidar.

Com os cuidados certo a vermelhidão fica mais suave
Foto: Thinkstock / Getty Images

O que é

A rosácea é uma doença da pele, que gera vermelhidão devido à dilatação dos vasos sanguíneos e acontece principalmente na região central do rosto. A vasodilatação pode ser consequência de diversos fatores tanto físicos, quanto psicológicos, como variação da temperatura ambiente, ingestão de álcool e nervosismo. Ela é considerada uma doença crônica, ou seja, não tem cura definitiva, apenas formas de tratamento que resultam em melhora dos sintomas. Então, o vermelhinho vai continuar lá, mas é possível cuidar ou amenizar com maquiagem.

Quem pode ter

A doença é mais comum em mulheres de pele branca e os sintomas começam a aparecer normalmente a partir dos 25 anos.

Quais são os sintomas

A rosácea é uma vermelhidão bem delimitada, mais concentrada no centro da face - maçãs e nariz - e tem vazinhos aparentes, com sensação de ardência e calor. Nos casos mais graves, porém raros em mulheres, podem surgir bolhinhas vermelhas ou com pus e nódulos.

O que melhora e o que piora

Para não piorar o quadro ou causar ainda mais incômodo, limpar a pele com produtos que não contenham ácidos, retirar a maquiagem toda noite e usar protetor solar com fator acima do FPS 30 é essencial. "Evitar ácidos e produtos com álcool também é indicado, já que essas substâncias podem ser vasodilatadoras e irritantes", explica a dermatologista Samantha Enande, de São Paulo. A ingestão de algumas comidas e bebidas como chá verde, café, bebidas alcoólicas, alimentos muito condimentados ou lavar o rosto com água muito quente ou muito fria pode piorar o rubor.

Tratamentos de consultório

A rotina de cuidados já alivia os sintomas, mas nos casos mais intensos ou quando há dor é possível apelar para o uso de antibióticos e até do laser de luz pulsada. "A luz intensa pulsada ajuda a minimizar o diâmetro dos vazinhos e reduz a vasodilatação, mas o tratamento não é definitivo. Deve ser feito, em média, de 4 a 6 sessões, 1 vez por ano", explica a dermatologista Daniela Schmidt Pimentel, de São Paulo.

Como sei se é rosácea ou pele sensível?

Como as duas causam vermelhidão e ardência, é comum confundi-las. "Na pele sensível o rosto fica vermelho como um todo, inclusive na testa e queixo, e a cor não é uniforme", explica Samantha. Aqui, o tratamento é mais simples, trocar a marca dos cosméticos ou optar por versões mais suaves deve resolver o problema.

Produtos:

Foto: divulgação

1. Demaquilante para peles sensíveis ou sensibilizadas Toleriane, La Roche-Posay,
2. Pó compacto Redness Solutions Instant Relief Mineral, Clinique
3. Creme Hidratante Roséliane Anti Vermelhidao, Uriage
4. Protetor Solar Fps 50+ Loção Mineral, Avène


Fonte : Blog de Deusa / mdemulher




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindos amigos(a)