quarta-feira, 22 de outubro de 2014

O colesterol é bom ou ruim? Tire todas as suas dúvidas já!

Esta é sem dúvidas uma das maiores questões que as pessoas possuem atualmente, principalmente com maior acesso às informações, o que nem sempre ajuda a saber o que é verdade sobre o colesterol. 

o colesterol

Entendendo o colesterol


Para que possamos cuidar melhor da nossa saúde é importante entender como cada coisa participa do seu funcionamento. Por isso, hoje vamos conhecer melhor o que é o colesterol, seus efeitos no nosso corpo e quando ele passa a ser prejudicial.
Falando de composição química, o colesterol é na verdade um álcool, que se liga a lipoproteínas para que possa se transportar no sangue. Essas lipoproteínas são classificadas de acordo com sua densidade, como a lipoproteína de baixa densidade (LDL) e lipoproteína de alta densidade (HDL).
Aproximadamente 70% do colesterol são sintetizados pelo nosso fígado. Ou seja, ele é tão importante para o bom funcionamento do nosso organismo que o nosso próprio corpo produz a maior parte. Os outros 30% são provenientes da nossa dieta, por isso a importância de se manter uma alimentação balanceada, para que não haja nenhum desequilíbrio.
Então, se nós produzimos é sinal de que ele serve para alguma coisa, certo? Sim! Ne verdade, ele é fundamental, por estar envolvido nos seguintes processos do nosso organismo:
1. Formação de hormônios;
2. Formação de vitamina D;
3. Componente estrutural das membranas celulares;
4. Precursor para a síntese de ácidos biliares.
O LDL, popularmente chamando de colesterol ruim, é aquele que se deposita nos vasos e artérias, podendo causar doenças cardiovasculares. Já o HDL, também conhecido como colesterol bom, é aquele que “varre” a gordura ruim dos vasos e artérias.

Então, onde entra a parte ruim do colesterol?


Os efeitos ruins do colesterol vêm quando nós o consumimos em excesso na alimentação, através de alimentos de origem animal, como as carnes, principalmente as bovinas, pele de frango, miúdos, leite e derivados, ovos, manteiga e queijos.
Por isso, se o seu colesterol está elevado é bom evitar o consumo excessivo desses alimentos. É indicada também a ingestão de alguns alimentos que ajudam a baixar o colesterol, entre eles:
1. Fibras: entre elas uma que não pode faltar é a aveia, por possuir um componente chamado beta-glucana que ajuda a reduzir o colesterol;
2. Sementes de girassol: contém fitoesteróis;
3. Soja;
4. Farinha de banana verde (que é muito versátil e pode ser colocada em vitaminas, saladas de frutas e até mesmo em pães e bolos);
5. Castanhas e azeite com moderação e orientação.
Vale sempre reforçar a dica: capriche no consumo de frutas, verduras, alimentos integrais, sementes e tenha uma alimentação mais natural possível. Deixe de lado os produtos industrializados, os aditivos e os “antes” (corantes, conservantes, refrigerantes, etc.). Além disso, cuidado com o excesso no consumo de alimentos de origem animal e bebidas alcoólicas. Para uma alimentação equilibrada e bem orientada, procure um nutricionista!

Palestra: 
Se você quer saber mais sobre como o bom funcionamento do seu sistema digestivo pode influenciar no seu corpo, não perca a palestra “Saúde Intestinal para melhor Nutrição e Qualidade de Vida”, que abordará o processo digestivo, intestino x emoções, sua relação com doenças como depressão e ansiedade, entre outros temas, além de oficinas com a preparação de receitas funcionais.


               Blog de Deusa / Terra



Um comentário:

Seja bem vindos amigos(a)