quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Os benefícios e propriedades da quina


A quina (Cinchona calisaya) é uma planta da família das Rubiáceas, sendo também popularmente conhecida por diversos nomes, dentre os quais podemos citar: quina, quina-branca, quina-de-dom-diogo, quina-de-pernambuco, quina-do-pará, quina-do-piauí, quina-quina, quineira, chichona vermelha, casca peruana e casca dos jesuítas. As árvores da planta são nativas das áreas montanhosas e tropicais das Américas Central e do Sul e chegam a medir de 15 a 30 metros. As partes utilizadas da quina são as suas folhas e as cascas da raiz, dos ramos e do tronco. Há séculos, esta planta é usada para tratar males.
Os benefícios e propriedades da quina
: Reprodução

Benefícios da quina

Composto por alcaloides, taninos, essências, princípios amargos e quinino, a quina possui propriedades febri fugas, antimaláricas, tonificante, adstringente cicatrizante. As propriedades da planta estimulam as funções intestinais, gástricas e hepáticas.

Indicações

O chá de quina pode ser utilizado para tratar anemia, convalescênça, febres em geral, inflamações, além de casos de queda de cabelo .
As folhas da planta em infusão podem ser utilizadas em casos de problemas urinários; o sumo das folhas, em casos de prisão e dores de ventre; as folhas e casca em infusão para o tratamento de dor de dente, sarampo, malária, estimulante do apetite, fadiga geral, diarreia, disenteria, dor de garganta, prevenção de gripes e resfriados, palpitações do coração, funções cardíacas e hemorroidas; as cascas podem ser utilizadas em casos de convalescencia; as folhas esfregadas contra o corpo podem tratar caso de sarna; as folhas e casca em infusão pode ser um adstringente para a garganta.

Modo de preparo do chá

Para preparar o chá de quina, acrescente duas colheres (sopa) em um litro de água. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição. Após esse tempo, retire do fogo e deixe descansar, tampado, por 10 minutos. Coe e está pronto para o consumo. É indicado tomar duas a três xícaras ao dia.

Contraindicações

O uso da quina é contraindicado para gestantes, nutrizes e crianças. Deve-se ter atenção à quantidade ingerida, pois doses elevadas podem provocar dores de cabeça, tontura, surdez e irritação gástrica.


Blog de Deusa / remédios caseiros


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindos amigos(a)