terça-feira, 21 de outubro de 2014

Será Que Você Tem Compulsão Alimentar?

Compulsao Alimentar Será Que Você Tem Compulsão Alimentar? (Parte 2)Como é difícil ter disciplina alimentar! Mas, não se preocupe, é muito comum ter aquelas escapadinhas e acabar sabotando a dieta  de vez em quando. O que não pode acontecer é deixar que essas escapadas se tornem parte da rotina.
Mas mais do que não se deixar levar pelos dias de alimentação desregrada, é essencial tomar cuidado para que esses exageros não virem uma doença. Sim, pode parecer exagero, mas comer em excesso pode ser sinal de um transtorno chamado de compulsão alimentar. Ela acontece quando o impulso de consumir qualquer coisa nada tem a ver com fome.
Existem algumas características específicas de quem sofre desse mal. Será que você está incluída em alguma delas?
  • Come muito rápido? muita gente come cada vez mais rápido, antes que o cérebro avise e registre a chegada da comida. Podendo ser confundida com falta de edução, essa característica pode indicar a compulsão alimentar. O prazer da comida geralmente é no momento que ela está comendo, porque depois vem a indisposição, indigestão, vergonha e autocrítica.
  • Sente culpa? você chora, fica de mau-humor, irritado porque comeu demais em pouco tempo ou comeu escondido. Sofre porque não é só a culpa, mas a realidade vem à tona. Essa culpa é bem normal, mas não pode ser algo rotineiro. Se for, é melhor procurar um endocrinologista e um psicólogo.
  • Você come mesmo sem estar com fome? existem pessoas que comem sem ter fome, somente pela vontade ou pelo vício de mastigar. Nessa situação a comida serve para dar prazer, para alegrar, acalmar, tranquilizar e  diminuir a ansiedade. Em geral, a preferência é por doces, sorvetes, lanches rápidos, chocolates etc.
  • Come para se sentir melhor? passou por alguma situação triste, chata ou sabe que irá passar dentro de algum tempo. Geralmente a comida traz não só o prazer, mas um autocontrole e calma diante do problema e da situação ruim. O chocolate é um alimento que nessas horas traz uma certa recompensa, independente da situação, por exemplo. O lado ruim é que pode sabotar a perda de peso.
Essas são algumas características de quem sofre de compulsão alimentar. Uma dica importante para evitar esse transtorno é diminuir o consumo de cafeína, bebida alcoólica e estimulantes. E além disso, tomar pelo menos 2,5 litros de água por dia. A hidratação contribui para o funcionamento do organismo e pode ajudar na sensação de saciedade. Dessa forma, você perde peso de maneira saudável.


          Blog de Deusa / Mais equilíbrio



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindos amigos(a)