Uma boa higiene pessoal nos garante melhora na saúde e qualidade de vida, por isso é comum cuidar bem dos dentes, tomar banhos diários, lavar os cabelos, cuidar dos pés,… e a região íntima, como cuidar da limpeza dessa área?
A limpeza dessa região deve ser tão bem feita quanto as outras para evitar odores, infecções e proliferação de fungos, principalmente nas mulheres por ser essa parte do corpo mais recolhida – escondidinha.
Tudo demais não é bom, o excesso ou a pouca higienização também faz mal, assim como o uso de produtos impróprios que podem alterar as defesas locais, deixando o ambiente vulnerável a germes como clamídia – responsável por infecções pélvicas – que compromete a fertilidade.
Vamos a algumas curiosidades sobre os Cuidados com a higiene íntima; já deve ter pensado me cuide desde pequena, será que terá novidades? Vejamos. A limpeza deve ser feita com água e sabonete neutro – ou de glicerina – para evitar a proliferação de fungos e bactérias, que podem causar coceiras, irritações e corrimento. Deve ser feito sempre com delicadeza para não ferir a região.
Tendo em mente não ferir, jamais esfregue a vulva com esponja, toalhinhas ou outros acessórios de banho. Não compartilhe sabonete em barra, prefira os líquidos, pois os em barra são mais alcalinos, ou seja, ruim para a flora vaginal. O sabonete íntimo também não deve ser usado diariamente, salvo quando recomendado por um médico – ginecologista.
Evite o uso de papel higiênico colorido ou cheiroso, pois os produtos usados para a coloração ou perfume podem causar ardência, coceira, fissuras externas, dor ao urinar e no momento do ato sexual. Já os lenços umedecidos são bem vindos, na falta de tempo para uma higienização adequada.
Ao se lavar, não se preocupe em limpar o canal vaginal, ele é naturalmente úmido o que impede o acumulo de sujeira, se usar jatos de água e sabonetes nessa região pode eliminar a proteção natural, tornando mais fácil o desenvolvimento da candidíase, sendo assim, limpeza apenas externa – vulva.
Mantenha a região bem ventilada, para isso use saias e vestidos, que impedem a aquecimento e umidade excessiva. Dormir sem calcinha também é uma boa pedida, mas como nem todas conseguem, opte por usar calcinhas de algodão, que são ótimas para a evaporação do suor – te mantém sequinha.
Urinar após o ato sexual ajuda a limpar o canal da uretra, isso evita possíveis contaminações, por conta da proximidade do ânus. Quando menstruada, troque o absorvente de hora em hora, caso seu fluxo seja pouco, na máximo de quatro em quatro horas.
Blog de Deusa / Balzequiana
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindos amigos(a)