sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Dicas de Deusa - Saiba como se proteger do sol e prevenir o câncer de pele!


Com a chegada do verão estamos mais propensos à exposição solar e aos seus efeitos nocivos ao nosso organismo. Uma das principais doenças que a exposição solar pode causar é o câncer de pele, porém quando usado de forma correta o sol pode trazer grandes benefícios a nossa saúde.


A exposição prolongada ao sol pode provocar graves danos a nossa pele como, por exemplo:
- Queimaduras;
- Envelhecimento precoce: enrugamento e espessamento;
- Câncer;
- Lesões pré-malignas ou malignas (câncer) resultam da exposição ao sol e aparecem tardiamente, em 10 a 20 anos.
A exposição moderada ao sol pode trazer benefícios como:
- O sol pode ser um excelente tratamento contra determinadas formas de depressão sazonal;
- O sol também contribui na síntese da vitamina D, que é essencial para a fixação do cálcio nos ossos. Apenas 15 minutos de exposição ao sol são suficientes.
Algumas pessoas como, por exemplo, quem trabalha ao ar livre, têm pele e/ou olhos claros e/ou queimam-se facilmente com formação de bolhas, tem risco maior de câncer de desenvolver câncer de pele, logo devem redobrar os cuidados com a exposição solar.
Algumas formas de se proteger são:
- Ter em mente que apenas o protetor solar não oferece proteção absoluta;
- Reduzir o tempo de exposição solar;
- Evitar exposição solar entre 10h e 15h (não considerando o horário de verão);
- Cubra-se usando calças, camisas de manga comprida, chapéu de aba larga e óculos escuros com proteção ultravioleta (UV).
- Escolha um protetor solar que tenho ao menos FPS – 15 (Fator de proteção solar), com ele a maioria das pessoas está protegida por 2 1/2h.
- Aplique o protetor solar sempre 30 minutos antes de se expor. É preciso tempo para que ele comece a agir.
- Reaplique o protetor sempre que permanecer por mais de 2h exposto ao sol ou quando entrar em contato com água, suor, etc...
A proteção ao sol deve ser iniciada ainda na infância e adolescência, segundo alguns estudos quando iniciada na infância os riscos de desenvolver câncer de pele reduzem. A proteção ao sol deve ser praticada desde cedo.
Os raios ultravioletas refletem na água, cimento, areia e neve. Sua pele é atingida mesmo nos dias nublados (mormaço), sob água ou através do vidro nos carros com a janela fechada. Proteja-se sempre, mesmo nos dias em que o sol não aparente estar tão forte.
Esteja sempre alerta aos sinais da sua pele, qualquer mudança de tamanho, cor, textura, etc. procure imediatamente um dermatologista.
Fonte: Oncologistas
 Associados e http://www.laroche-posay.pt 20/12/2012


                   Blog de Deusa



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindos amigos(a)