domingo, 1 de março de 2015
Projeto escolar sobre -Valores Humanos na Escola
CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA II
VALORES HUMANOS NA ESCOLA
Projeto desenvolvido durante o ano de 2012 com os alunos da Educação Infantil e 1º ao 9º ano pelos professores de diversas disciplinas com o apoio da Direção, Coordenação, Professores, Funcionários e alunos do C. E. M. C. E. II.
RIO BRILHANTE – MS
Fevereiro/2012
Escola: Centro Educacional Municipal Criança Esperança II
Direção: Eliane Villetti Oliboni
Coordenação: Edite Inês Baungaertner Schmidt
Ivete Villetti Brito
Suzana Marques de Oliveira Ortega
Título do Projeto: Valores Humanos na Escola
Professores responsáveis: Ada Marli Morales
Alda dos Santos
Ana Lucia Gonzaga Pereira dos Santos
Crisélide Vincensi
Dione Maria Villetti
Denise Martins Fagundes Nantes
Florice Rodrigues Cruz Neis
Ieda Santos da Silva Benedito
Inayá Uyara Carlino Sichinel
Ivanilda Mendonça Vilhalva
Joceane Zanatta Grendene
Joleandra Ferreira Silva
Luciana Martins da Silva Rodrigues
Mara Célia Galdino Pires
Marcela Marchioro
Maria Alaíde Andrade Santana
Maria Eunice Denardi Batista
Maria Helenita Souza
Maria Hortência Barbosa de Alencar
Nelci Terezinha Schwendler
Serlei Frozza
Silvana Alexandre da Silva
Anos envolvidos: Educação Infantil e 1º ao 9º.
Períodos: Matutino e Vespertino
SUMÁRIO
Justificativa.............................................................................................................................. 5
Objetivos...................................................................................................................................7
Metodologia..............................................................................................................................8
Cronograma geral...................................................................................................................10
Avaliação................................................................................................................................11
Referências Bibliográficas.....................................................................................................12
Planejamento Específico de cada ano/disciplina....................................................................13
§ Educação Infantil..............................................................................................................14
§ 1º Anos..............................................................................................................................22
§ 2º Anos..............................................................................................................................28
§ 3º Anos..............................................................................................................................37
§ 4º e 5º Anos.......................................................................................................................46
§ 6º A e B.............................................................................................................................55
§ 7º B...................................................................................................................................66
§ 8º A...................................................................................................................................72
§ 9º Ano...............................................................................................................................75
§ Coordenação.....................................................................................................................85
Anexos....................................................................................................................................93
JUSTIFICATIVA
O Centro Educacional Municipal Criança Esperança II está localizado no Bairro Morada do Sol, bairro este afastado do centro da cidade. Atende crianças da Educação Infantil ao 9ª ano do Ensino Fundamental, sendo 75 alunos da Educação Infantil, 478 do 1º ao 5ª ano e 197 do 6ª ao 9ª ano, num total de 750 alunos.
O presente projeto foi pensado em conjunto com os professores da Educação Infantil e 1º ao 9º ano, tendo em vista a formação pessoal dos alunos, no que e refere aos valores humanos. A escola já iniciou este trabalho em 2008 com professoras da educação Infantil e duas professoras do 6º ao 9º ano e em 2009 se estendeu para os demais professores para atingir os alunos em maior número. Desde então mantivemos esta ação devido ao êxito apresentado e a necessidade real do tema.
Nossos alunos são moradores do Bairro Morada do Sol, Benedito Rondon, Catulino Rodrigues e outros pró-moradias recentes e próximos à escola. A maioria são crianças e adolescentes que vêm de famílias que trabalham muito para sobreviver, saem cedo e retornam ao anoitecer, portanto, pais ou responsáveis que não têm muito tempo para acompanhar o desenvolvimento escolar de seus filhos. Porém, são alunos com muita capacidade a ser explorada, como qualquer outro aluno de diferentes culturas e classes sociais. O que lhes falta, segundo nossa observação, é a orientação e o estímulo para gostarem de estudar, valores como boas maneiras, respeito com o próximo, cumprimento às normas e regras essenciais para o bom convívio, valores estes que não dependem só da escola, mas de todo um contexto onde estas crianças estão inseridas.
Por isso, este projeto vem de encontro à necessidade dos alunos de aprender e de se relacionar melhor, através de aulas planejadas para este fim.
Os problemas detectados foram: dificuldade de relacionamento nos trabalhos em equipe, falta de respeito com o próximo, motivação para os estudos e para a vida e alguns casos de indisciplina em sala de aula. Com o projeto e através dos conteúdos, ligados a Proposta Pedagógica, acreditamos alcançar os objetivos. Mas, como afirma Charles Hadji, (2006 p. 17), “... devemos ser humildes e reconhecer que não está totalmente sob o controle do educador o que e quanto os outros vão aprender”.
Resgatar os valores humanos na escola é importante, uma vez que o estudo dos conteúdos programáticos isolados não é suficiente. Chalita (2001, p.128) nos lembra e cita o artigo da L.D.B., situado no Título II – Dos princípios e fins da educação nacional:
Artigo 2º: A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios da liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu prepara para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Gabriel Chalita (2001, p.128) reforça o pleno desenvolvimento do educando. Para o autor:
Pleno significa o oposto da visão conteudista ou reducionista, que tem como foco apenas o desenvolvimento da habilidade cognitiva. Trata-se de ampliar a responsabilidade da educação para as habilidades sociais e psicológicas priorizando a afetividade, o equilíbrio, a convivência social.
Neste panorama, atribui-se grande importância às questões de afetividade porque permite formar seres humanos mais prudentes. Pois, “a educação se dá na vida e se dá para a vida e para a felicidade.”(CHALITA, 2001. p.14)
Dessa forma a educação deve ser analisada não apenas através das várias disciplinas, mas principalmente como meio de promover laços de irmandade, solidariedade e respeito ao próximo. Com as leituras, dramatizações, apresentações, palestras e ações desenvolvidas durante o projeto os alunos desenvolverão as potencialidades de conviver bem uns com os outros e trabalharão com os desafios de serem educados uns com os outros. Charles Hadji (2006, p.20) afirma que:
Um ser humano educado é quem teve a sorte de encontrar as circunstâncias e as pessoas que lhe permitiram tirar o melhor proveito de suas potencialidades. E que, graças a isso, vai saber em qualquer situação respeitar os outros. Este é o critério para saber se a Educação foi bem sucedida: como respeito se manifesta na relação com o outro.
Somente a formação intelectual não ajuda a pessoa a ser melhor. Os conteúdos devem servir para a vida dos alunos no momento presente e ajudá-los a perceber a importância dos estudos na sua vida, bem como a apropriação de valores passados pela família e os adquiridos na convivência com os outros. Ulisses (2007 p.12), afirma que:
Adotamos a premissa de que os valores não são nem ensinados, nem nascem com as pessoas. Eles são construídos na experiência significativa que as pessoas estabelecem com o mundo. Essa construção depende diretamente da ação do sujeito, dos valores implícitos nos conteúdos com que interage no dia-a dia e da qualidade das relações interpessoais estabelecidas entre o sujeito e a fonte dos valores.
Acreditamos nos bons resultados deste trabalho no ponto em que o projeto se converge que é a questão dos valores, fundamentada nos conteúdos estudados pelos alunos.
Faremos nossa parte enquanto educadores e enquanto escola, acreditando que estaremos contribuindo para a formação de um ser humano melhor.
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Trabalhar os conteúdos de forma dinâmica, explorando as habilidades de pesquisa, leitura, dramatização e apresentação dos conteúdos pelos alunos, resgatando valores como solidariedade, responsabilidade, respeito, trabalho em equipe, determinação, autoconfiança, respeito a diversidade e amizade.
Objetivos Específicos
§ Sensibilizar os alunos para o fato de que seguir regras básicas de boa convivência significa respeitar os outros e exigir respeito a si mesmo.
Instigar momentos de reflexão sobre o comportamento das pessoas; como agir perante os colegas, professores, funcionários, fazendo-os perceber que respeito mútuo, diálogo e solidariedade são valores que permeiam o trabalho da escola;
Motivar o estudo dos conteúdos através de pesquisa direcionada;
Trabalhar habilidades de pesquisa intelectual e coletiva;
§ Resgatar valores humanos: solidariedade, responsabilidade, respeito, trabalho em equipe, determinação, autoconfiança, respeito a diversidade e amizade com ações concretas, estudadas no decorrer do projeto, de acordo com o conteúdo de cada professor (a) envolvido;
Informar através de textos, músicas, palestras, filmes, dados estatísticos e fatos comprovados a importância dos valores humanos na escola e na sociedade, criando um clima amistoso e bom para conviver, através de palestras e textos referentes ao tema.
METODOLOGIA
O presente projeto foi elaborado em grupo, formado pelas professoras da educação infantil e demais professores participantes do 1º ao 9º Ano, coordenadoras e diretora da Unidade escolar.
Neste ano, abordaremos um tema por bimestre e cada professor buscará a metodologia mais indicada para trabalhar o tema proposto, tendo como sugestão palestras, debates, filmes, elaboração de cartazes, frases, acrósticos, etc. Os professores trabalharão com suas turmas e onde há mais de um professor faremos a distribuição de qual turma cada um trabalhará, sendo que este será considerado o professor responsável tanto pelo projeto como para demais atividades, como festinhas, passeios, rendimento escolar. Ficou assim determinado:
1º Bimestre
Tema: Responsabilidade
3º Bimestre
Tema: Amizade
2° Bimestre
Tema: Respeito/Bullying.
4º Bimestre
Tema: Solidariedade
Professores Responsáveis
Turma
Professor(a)
Disciplina
4º A e 4º B
Maria Eunice
Geografia/História/ Ciências
4º C e 5º A
Ana Lúcia
Língua Portuguesa
5º B e 5º C
Denise
Matemática
6º A
Luciana
Irma
Língua Portuguesa
Inglês
6º B
Maria Helenita
Alda
História
Matemática
7º A
Ana Olivia
Ciências
7º B
Dione
Nelci
Matemática
Inglês
8º A
Joceane
Lourdes
Geografia
Educação Física
9º A
Inayá
Ieda
Língua Portuguesa
Artes
Será confeccionado um cartaz identificando o projeto e afixado em cada sala de aula.
A metodologia específica estará determinada no planejamento de cada professor.
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Meses
AÇÕES
Fevereiro
Março
1) Elaborar o projeto;
2) Iniciar os trabalhos, fazendo um reconhecimento dos alunos e de suas necessidades referentes ao tema;
3) Entregar planejamento específico de cada disciplina para a coordenação até o final do mês de março.
Abril a Setembro
1. Desenvolvimento das ações do projeto previstas na metodologia de cada professor;
Outubro e Novembro
1. Conclusão de relatórios;
2. Encerramento do projeto com as apresentações dos alunos sobre o tema desenvolvido.
O detalhamento do cronograma estará no planejamento específico de cada professor.
AVALIAÇÃO
Com os alunos da educação Infantil e dos anos Iniciais do Ensino Fundamental, procuraremos avaliar as situações oferecidas às crianças, dando-lhes espaço para manifestarem suas preferências, seus desejos, desagrados e entendimento das situações propostas, tornando-os cientes de que suas colocações serão consideradas, nem sempre sendo atendidas mas sim ouvidas e respondidas. Ofereceremos situações concretas, onde terão oportunidade de agir sem ajuda e receberão estímulos quando necessário.
O principal instrumento de avaliação será a observação, que será a referência que permitirá a análise do avanço do aluno ao longo do projeto.
A avaliação dos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental será feita por cada disciplina específica, utilizando os seguintes instrumentos:
Pesquisa individual e coletiva;
Relatórios;
Experiências práticas;
Leitura individual e coletiva;
Provas sistematizadas;
Dramatização;
Exposição e dramatização da pesquisa.
REFERÊNCIAS
Ø ARAUJO, Ulisses F., ÉTICA e Cidadania: Construindo valores na escola e na sociedade. In: “A educação e a construção da cidadania: eixos temáticos da ética e da democracia”. Brasília 2007. 84p.
Ø Caderno de Valores Humanos, Projeto MEC/Nestlé de Valorização de Crianças e Adolescentes – 2004 – Brasília, DF– Editora Andreato.
Ø CARPANEDA, Isabela; Bragança, Angiolina – Coleção Porta Aberta, Língua Portuguesa 2ª série – São Paulo, Editora FTD, 2005.
Ø CELANO, Sandra. Corpo e mente na educação: uma saída de emergência. Petrópolis: RJ: Vozes, 1999.
Ø CHALITA, Gabriel – Educação: a solução está no afeto _ São Paulo: Editora Gente, 2001.
Ø ESCOLA, Revista Nova. Planejamento. In: “É preciso acreditar na inteligência dos alunos” HADJI, Charles.2006. 78p.
Ø Ética e Cidadania – Construindo Valores na Escola e na Sociedade – Secretaria de Educação Básica – Brasília: Ministério da Educação, 2007.
Ø PUEBLA, Eugenia. Educar com o coração: uma educação que desenvolve a intuição. São Paulo: Petrópolis.
Ø www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em 22/03/2012
Ø Radespiel, Maria –Alfabetização sem Segredos, Coleção Pipoca/ Ensino Fundamental – 2003 - Contagem, MG - Editora Iemar LTDA.
Ø RAMOS, Vânia Moraes; FERREIRA, Maria José – Crescer Sabendo Ser – Belo Horizonte – Editora FAPI, 2002.
Ø Referencial Curricular para a Educação Infantil MEC/SEF, 1998 – Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental – Brasília.
Ø SALTINI, Cláudio J. P. (Cláudio João Paulo). 1935 – Afetividade & Inteligência. Vol. 1: a emoção na educação – 3ª edição – Rio de Janeiro:DP&A, 1999.
*****
PLANEJAMENTO ESPECÍFICO DE CADA DISCIPLI
Professora: Marcela Marchioro
Turma: Pré II A
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü Conscientização - dos direitos e deveres;
- das regras de convivência;
- das virtudes do ser humano;
ü Resgate à cidadania;
ü Socialização;
ü Saber ouvir.
METODOLOGIA
Em cada bimestre abordaremos um tema, que será assim trabalhado:
ü Histórias: serão trabalhadas com DVD onde vamos interpretar, comentar e analisar as cenas. As histórias com livros ilustrados vamos ler, interpretar, comentar e analisar as cenas. - Patinho Feio (DVD/livro) - respeito e bullying
- Irmão Urso (DVD) – amizade
- Os sem floresta (DVD) - solidariedade
ü Os vídeos musicais serão trabalhados para análise da letra e a interpretação oral virá com comentários feitos pela professora. As músicas escolhidas vão abordar temas relacionados ao projeto.
- Se for pra ser feliz – Chitãozinho e Xororó: responsabilidade
- Versos Simples – Chimarruts: amizade
- Paz – Roupa Nova: solidariedade
- Hino Nacional: respeito e bullying
ü A conversa informal será seguida dos temas abordados no projeto e com algo que os alunos apresentem no dia a dia, dando ênfase às responsabilidades, como uso diário de uniforme, cumprimento do horário de entrada e saída da escola, obrigação de fazer as tarefas e o cuidado com os materiais;
ü Os passeios feitos terão um propósito de mostrar a importância e o valor das datas. No dia dos avós vamos ao Conviver fazer uma visita aos idosos que frequentam aquele ambiente. E no dia das crianças vamos passear em comemoração ao dia deles;
ü Os cartazes confeccionados pelos alunos com auxílio da professora vão mostrar as regras de convivência, os combinados e alguns temas que surgirem na sequência.
ü As ilustrações serão feitas das histórias assistidas e lidas onde conversaremos com o aluno para ele descrever a cena.
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Bimestre
Tema trabalhado
Ações
Março e Abril
Responsabilidade
Conversa informal
Oração diária
Música “Se for pra ser feliz”- interpretação da letra
Confecção de cartazes – combinados e regras de boa convivência
Maio/Junho/Julho
Respeito e Bullying
Conversa informal
Oração diária
Hino Nacional – Atitude
História, livro e DVD – O Patinho Feio
Passeio
Agosto/Setembro
Amizade
Conversa informal
Oração diária
Música “Versos simples” – interpretação da letra
DVD – Irmão Urso
Outubro/Novembro
Solidariedade
Conversa informal
Oração diária
Música “Paz” – Interpretação da letra
DVD – Os sem floresta
Passeio
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados no decorrer do projeto pelas suas atitudes com os colegas, funcionários da escola e demais pessoas que pertençam à comunidade escolar.
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Professora: Crisélide Vincensi
Turma: Pré II B
OBJETIVOS
Esclarecer aos alunos que eles têm direitos e também deveres;
Aprender regras de boa convivência;
Valorizar a amizade e a solidariedade no ser humano;
Conversar com os alunos que devemos respeitar o outro para sermos respeitados.
METODOLOGIA
Apresentar o projeto aos alunos;
Conversa dirigida sobre os valores humanos incluindo:
- Tarefa.
- Horário de entrada.
- Cuidado com materiais.
- Uso de uniforme.
- Freqüência.
- Asseio pessoal, tudo isso relacionado à responsabilidade, citando as palavras mágicas e as boas maneiras através de texto informativo;
O tema bullying será trabalhado através de conversas informais, texto informativo e intervenções feitas no dia a dia;
Fazer uma visita ao grupo de idosos que freqüenta o salão do Conviver, onde os alunos dramatizarão a música “A Linda Rosa Juvenil”. Após a apresentação os alunos entregarão uma mensagem a cada avô e avò, simbolizando a amizade;
Assistir ao filme “O cão e a Raposa”, fazer interpretação oral e pintura de desenho. È um filme que ensina sobre amizade;
Apreciar a música de Sandy e Júnior “Vamos Construir”, também relacionada a amizade e para encerrar o tema será feita uma gincana educativa.
Apresentação do filme “Os três porquinhos”, intervindo e explicando sobre solidariedae, estimulando-os a ajudarem uns aos outros;
Leitura de teexto informativo;
Encerramento com participação na campanha de arrecadação de alimentos para serem doados às famílias carentes da comunidade no final do ano.
CRONOGRAMA
1º Bimestre
Responsabilidade
- Apresentação do projeto.
- Conversa informal sobre valores, as palavrinhas mágicas e boas maneiras.
- Texto reflexivo sobre o tema.
2º Bimestre
Bullying
- Conversa informal
- Texto reflexivo
3º Bimestre
Amizade
- Visita ao Conviver – Dia dos Avós
- Filme: O cão e a raposa
- Música: Vamos construir - Sandy e Júnior
- Gincana Educativa
4º Bimestre
Solidariedade
- Filme: Os três porquinhos
- Texto informativo
- Arrecadação e doação de alimentos.
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados através de suas atitudes no decorrer das aulas e atividades desenvolvidas durante o projeto, verificando se houve mudanças de comportamento.
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Professora: Ivanilda Mendonça Vilhalva
Turma: Pré II C
A abertura do coração desenvolve reverência, veneração, respeito, compaixão e capacidade de servir amorosamente.
Devemos exercitar repetidamente nossas virtudes para nos tornarmos seres humanos de fato. Amar só se aprende amando...
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Aprender regras de convivência;
· Aflorar e colocar em prática valores humanos inerentes, em especial aqueles ligados à ética e as noções de cidadania;
· Desenvolver a consciência da importância dos valores;
· Instigar a prática no cotidiano dos valores trabalhados nos quais se acredita, mantendo uma posição crítica sobre os valores difundidos.
METODOLOGIA
· Primeiramente apresentar o projeto aos alunos;
· Conversa informal sobre os valores humanos enfatizando amor, amizade, respeito, solidariedade e responsabilidade, entre outros;
· Utilizar cartazes de apoio com gravuras exemplificando diferentes formas de valores;
· Trabalhar as histórias “O patinho feio” e “Menina bonita do laço de fita” enfatizando que somos diferentes, mas que todos temos valor;
· Integrar as três salas de educação infantil, durante a semana da criança, realizando brincadeiras como estafeta, corre cutia, pular corda, dança da cadeira, morto-vivo e outras; Durante estas brincadeiras as regras serão trabalhadas constantemente e os alunos deverão respeitá-las, assim como deverão aprender que hora a gente ganha, hora a gente perde;
· Ouvir e cantar o Hino Nacional em respeito ao nosso país;
· Apresentar o DVD com a fábula “O cão e a raposa I”, no qual assistirão uma linda e forte história de amizade, realizando a seguir atividades sobre a fábula assistida: ilustração, pintura e escrita dos nomes dos personagens;
· Agendar uma visita no salão do conviver no dia dos avós, onde os alunos farão a apresentação das músicas “Abre a roda, Tindolelê” e a “Linda rosa juvenil”;
· Ensair as músicas: Você é especial, Se for pra ser feliz e a Paz, sendo que a Paz será apresentada pelas três salas na visita aos avós e Você é especial será apresentada no encerramento do projeto. As músicas ensaiadas falam muito sobre valores;
· Apresentar várias situações sobre os valores humanos na S.T.E;
· Estudo de casos, onde o tema solidariedade será a resposta;
· Para desenvolver a solidariedade, promover a campanha “DOE A QUEM PRECISA” onde os alunos doarão alimentos, que serão distribuídos à famílias carentes do nosso município.
CRONOGRAMA
Meses
Atividades
Março e Abril
Apresentação do projeto aos alunos;
Conversa informal diária sobre valores;
Exposição de cartaz de apoio sobre “responsabilidade”;
Uso da S.T.E.;
Maio e junho e julho
Histórias “O patinho feio” e “Menina bonita do laço de fita”;
Ensaio das músicas
Cartaz de apoio sobre o tema bullying;
Uso da S.T.E.;
Visita ao Conviver, para homenagem aos avós;
Agosto e setembro
Fábula “ o cão e a raposa I”;
Hino Nacional;
Uso da S.T.E.;
Outubro
Integração das três salas de educação infantil com passeio na ABRISSEM e gincana;
Ensaio das músicas;
Uso da S.T.E.;
Arrecadação de alimentos;
Novembro
Arrecadação de alimentos;
Ensaio das músicas
Estudo de casos;
Encerramento do projeto.
AVALIAÇÃO
Será feita através da participação individual no decorrer das atividades propostas.
*****
Professora: Florice Rodrigues Cruz Neis
Anos: 1° A e B
METODOLOGIA
- Conversa informal sobre valores humanos, como responsabilidade, respeito, amizade e solidariedade;
- Apresentação e leitura do cartaz de Regras de Boa Convivência e elaboração dos combinados da sala;
- Apresentação e debate de filmes em DVD, cada um abordando um tema do projeto, conforme segue:
Ø Turma da Mônica: Boas maneiras.
Ø A Era do Gelo: Amizade.
Ø O Anjinho Travesso: Amizade.
Ø Formiguinhaz: Cooperação e solidariedade.
Ø Moda Amarela: Solidariedade.
Ø A Fuga das Galinhas: União, organização, responsabilidade, respeito, perseverança, liderança e vivencia em grupo.
- Leitura e compreensão de histórias reflexivas;
- Caça palavras;
- Cruzadinhas;
- Elaboração de cartazes;
- Colocar nome nos desenhos;
- Loteria do saber;
- Descobrir novas palavras;
- Palavrinhas mágicas;
- Boas maneiras;
- Momento de Reflexão: Oração diária;
- Atividades na Sala de Tecnologia Educacional.
- Dinâmica em grupo;
- Músicas diversificadas falando sobre valores humanos;
- Campanha de arrecadação de alimentos com os alunos para fazer cesta básica e entregar para família carente, no período do Natal, desenvolvendo desta forma a solidariedade.
CRONOGRAMA
1º Bimestre
Atividades
Responsabilidade
- Oração diária
- Conversa informal sobre valores
- Confecção de cartaz com regras de boa convivência
- Combinados da sala
- Boas maneiras: DVD Turma da Mônica
- Leitura do livro: Descobrindo Valores
- Texto reflexivo sobre o tema
- Dinâmica
2º Bimestre
Respeito - Bullying
- Oração diária
- Conversa informal sobre bullying
- Filme: A fuga das Galinhas
- Palavrinhas mágicas
- Formação de palavras e frases
- Texto reflexivo sobre o tema
- Dinâmica
- Leitura do livro: Descobrindo Valores
- Elaboração de frases sobre bullying
3º Bimestre
Amizade
- Oração diária
- Filmes: A era do gelo e O Anjinho Travesso
- Texto reflexivo sobre o tema
- Dinâmica
- Produção de frases sobre o tema
- Leitura do livro: Descobrindo Valores
4º Bimestre
Solidariedade
- Oração diária
- Filme: Formiguinhaz e Histórias de formigas
- Assistir e ilustrar o filme: Moda Amarela
- Cantos e contos
- Produção de frases sobre o tema
- Leitura do livro descobrindo valores
Encerramento
Arrecadação de alimentos para serem doados à famílias carentes
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados através de suas atitudes no decorrer das aulas e atividades desenvolvidas durante o projeto, verificando se houve mudanças de comportamento e atitudes.
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Professora: Maria Alaíde Andrade de Santana
Anos: 1° C
METODOLOGIA
- Conversa informal sobre valores humanos, como responsabilidade, respeito, amizade e solidariedade;
- Apresentação e leitura do cartaz de Regras de Boa Convivência e elaboração dos combinados da sala;
- Apresentação e debate de filmes em DVD, cada um abordando um tema do projeto, conforme segue:
Ø Turma da Mônica: Boas maneiras.
Ø A Era do Gelo: Amizade.
Ø O Anjinho Travesso: Amizade.
Ø Formiguinhaz: Cooperação e solidariedade.
Ø Moda Amarela: Solidariedade.
Ø A Fuga das Galinhas: União, organização, responsabilidade, respeito, perseverança, liderança e vivencia em grupo.
- Leitura e compreensão de histórias reflexivas;
- Caça palavras;
- Cruzadinhas;
- Elaboração de cartazes;
- Colocar nome nos desenhos;
- Loteria do saber;
- Descobrir novas palavras;
- Palavrinhas mágicas;
- Boas maneiras;
- Momento de Reflexão: Oração diária;
- Atividades na Sala de Tecnologia Educacional.
- Dinâmica em grupo;
- Músicas diversificadas falando sobre valores humanos;
- Campanha de arrecadação de alimentos com os alunos para fazer cesta básica e entregar para família carente, no período do Natal, desenvolvendo desta forma a solidariedade.
CRONOGRAMA
1º Bimestre
Atividades
Responsabilidade
- Oração diária
- Conversa informal sobre valores
- Confecção de cartaz com regras de boa convivência
- Combinados da sala
- Boas maneiras: DVD Turma da Mônica
- Leitura do livro: Descobrindo Valores
- Texto reflexivo sobre o tema
- Dinâmica
2º Bimestre
Respeito - Bullying
- Oração diária
- Conversa informal sobre bullying
- Filme: A fuga das Galinhas
- Palavrinhas mágicas
- Formação de palavras e frases
- Texto reflexivo sobre o tema
- Dinâmica
- Leitura do livro: Descobrindo Valores
- Elaboração de frases sobre bullying
3º Bimestre
Amizade
- Oração diária
- Filmes: A era do gelo e O Anjinho Travesso
- Texto reflexivo sobre o tema
- Dinâmica
- Produção de frases sobre o tema
- Leitura do livro: Descobrindo Valores
4º Bimestre
Solidariedade
- Oração diária
- Filme: Formiguinhaz e Histórias de formigas
- Assistir e ilustrar o filme: Moda Amarela
- Cantos e contos
- Produção de frases sobre o tema
- Leitura do livro descobrindo valores
Encerramento
Arrecadação de alimentos para serem doados à famílias carentes
AVALIAÇÃO
s alunos serão avaliados através de suas atitudes no decorrer das aulas e atividades desenvolvidas durante o projeto, verificando se houve mudanças de comportamento e atitudes.
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Professora: Serlei Frozza
Anos: 2º A
METODOLOGIA
- Conversa informal sobre valores humanos, como responsabilidade, respeito, amizade e solidariedade;
- Apresentação e leitura do cartaz de Regras de Boa Convivência e elaboração dos combinados da sala;
- Apresentação e debate de filmes em DVD, cada um abordando um tema do projeto, conforme segue:
Ø A Fuga das Galinhas: União, organização, responsabilidade, etc.
Ø Heidi: Amizade
Ø O Rei Leão: Solidariedade, união, organização, perseverança, liderança e vivência em grupo.
- Leitura e compreensão de histórias reflexivas;
- Cruzadinhas;
- Elaboração de cartazes;
- Colocar nome nos desenhos;
- Descobrir novas palavras;
- Palavrinhas mágicas;
- Boas maneiras;
- Momento de Reflexão: Oração diária;
- Atividades na Sala de Tecnologia Educacional.
- Dinâmica em grupo;
- Músicas diversificadas falando sobre valores humanos;
- Campanha de arrecadação de alimentos com os alunos para fazer cesta básica e entregar para família carente, no período do Natal, desenvolvendo desta forma a solidariedade.
CRONOGRAMA
1º Bimestre
Atividades
Responsabilidade
- Oração diária.
- Conversa informal sobre valores.
- Confecção de cartaz com regras de boa convivência.
- Combinados da sala.
- Apresentação e debate do filme A Fuga das Galinhas.
- Leitura do livro: Descobrindo valores.
- Texto reflexivo sobre o tema.
- Dinâmica.
2º Bimestre
Respeito - Bullying
- Oração diária.
- Listar opiniões sobre o que é bullying.
- Acróstico.
- Palavrinhas mágicas.
- Formação de palavras e frases.
- Texto reflexivo sobre o tema.
- Leitura do livro: Descobrindo valores.
3º Bimestre
Amizade
- Oração diária.
- Filme: Heidi.
- Texto reflexivo sobre o tema.
- Dinâmica: Teia de Aranha da Amizade.
- Produção de frases sobre o tema.
- Leitura do livro: Descobrindo valores.
- Montagem de painel com frases sobre o tema.
4º Bimestre
Solidariedade
- Oração diária.
- Assistir e ilustrar o filme: O Rei Leão.
- Ilustração da história.
- Produção de frases sobre o tema.
- Leitura do livro descobrindo valores.
Encerramento
Arrecadação de alimentos para serem doados p/ famílias carentes
Elaboração do relatório sobre o projeto.
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados através de suas atitudes no decorrer das aulas e atividades desenvolvidas durante o projeto, verificando se houve mudanças de comportamento e atitudes.
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Professora: Ada Marli Morales
Anos: 2° B
METODOLOGIA
- Conversa informal sobre valores humanos, como responsabilidade, respeito, amizade e solidariedade;
- Apresentação e leitura do cartaz de Regras de Boa Convivência e elaboração dos combinados da sala;
- Apresentação e debate de filmes em DVD, cada um abordando um tema do projeto, conforme segue:
Ø A Fuga das Galinhas: União, organização, responsabilidade, etc.
Ø Heidi: Amizade
Ø O Mágico de Oz: Solidariedade, união, organização, perseverança, liderança e vivência em grupo.
- Leitura e compreensão de histórias reflexivas;
- Elaboração de cartazes;
- Colocar nome nos desenhos;
- Descobrir novas palavras;
- Palavrinhas mágicas;
- Boas maneiras;
- Momento de Reflexão: Oração diária;
- Atividades na Sala de Tecnologia Educacional.
- Dinâmica em grupo;
- Músicas diversificadas falando sobre valores humanos;
- Campanha de arrecadação de alimentos com os alunos para fazer cesta básica e entregar para família carente, no período do Natal, desenvolvendo desta forma a solidariedade.
CRONOGRAMA
Atividades
1º Bimestre
Responsabilidade
- Oração diária.
- Dinâmica.
- Conversa informal sobre valores.
- Confecção de cartaz com regras de boa convivência.
- Combinados da sala.
- Apresentação e debate do filme A Fuga das Galinhas.
- Leitura do livro: Descobrindo valores.
2º Bimestre
Respeito - Bullying
- Oração diária.
- Listar opiniões sobre o que é bullying.
- Atividades na STE.
- Palavrinhas mágicas.
- Formação de palavras e frases.
- Leitura do livro: Descobrindo valores.
3º Bimestre
Amizade
- Oração diária.
- Filme: Heidi.
- Produção de frases sobre o tema.
- Leitura do livro: Descobrindo valores.
- Montagem de painel com frases sobre o tema
4º Bimestre
Solidariedade
- Oração diária.
- Assistir e ilustrar o filme: O Mágico de Oz.
- Ilustração da história.
- Produção de frases sobre o tema.
- Leitura do livro descobrindo valores.
Encerramento
Arrecadação de alimentos para serem doados p/ famílias carentes
Elaboração do relatório sobre o projeto.
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados através de suas atitudes no decorrer das aulas e atividades desenvolvidas durante o projeto, verificando se houve mudanças de comportamento e atitudes.
*****
Professora: Nelci Schwendler
Anos: 2° C
METODOLOGIA
- Conversa informal sobre valores humanos, como responsabilidade, respeito, amizade e solidariedade;
- Apresentação e leitura do cartaz de Regras de Boa Convivência e elaboração dos combinados da sala;
- Apresentação e debate de filmes em DVD, cada um abordando um tema do projeto, conforme segue:
Ø A Fuga das Galinhas: União, organização, responsabilidade, etc.
Ø Heidi: Amizade
Ø O Rei Leão: Solidariedade, união, organização, perseverança, liderança e vivência em grupo.
- Leitura e compreensão de histórias reflexivas;
- Cruzadinhas;
- Elaboração de cartazes;
- Colocar nome nos desenhos;
- Descobrir novas palavras;
- Palavrinhas mágicas;
- Boas maneiras;
- Momento de Reflexão: Oração diária;
- Atividades na Sala de Tecnologia Educacional.
- Dinâmica em grupo;
- Músicas diversificadas falando sobre valores humanos;
- Campanha de arrecadação de alimentos com os alunos para fazer cesta básica e entregar para família carente, no período do Natal, desenvolvendo desta forma a solidariedade.
CRONOGRAMA
Atividades
1º Bimestre
Responsabilidade
- Oração diária.
- Conversa informal sobre valores.
- Confecção de cartaz com regras de boa convivência.
- Combinados da sala.
- Apresentação e debate do filme A Fuga das Galinhas.
- Leitura do livro: Descobrindo valores.
- Texto reflexivo sobre o tema.
- Dinâmica.
2º Bimestre
Respeito - Bullying
- Oração diária.
- Listar opiniões sobre o que é bullying.
- Acróstico.
- Palavrinhas mágicas.
- Formação de palavras e frases.
- Texto reflexivo sobre o tema.
- Leitura do livro: Descobrindo valores.
3º Bimestre
Amizade
- Oração diária.
- Filme: Heidi.
- Texto reflexivo sobre o tema.
- Dinâmica: Teia de Aranha da Amizade.
- Produção de frases sobre o tema, com ilustração.
- Leitura do livro: Descobrindo valores.
- Montagem de painel com frases sobre o tema..
4º Bimestre
Solidariedade
- Oração diária.
- Assistir e ilustrar o filme: O Rei Leão.
- Ensaiar o canto: Você é especial, para apresentar na Hora Cultural.
- Ilustração da história.
- Produção de frases sobre o tema.
- Leitura do livro: Descobrindo valores.
Encerramento
Arrecadação de alimentos para serem doados p/ famílias carentes
Elaboração do relatório sobre o projeto.
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados através de suas atitudes no decorrer das aulas e atividades desenvolvidas durante o projeto, verificando se houve mudanças de comportamento e atitudes.
*****
Professora: Mara Célia Galdino Pires
Anos: 3°A e B
METODOLOGIA
Trabalharemos temas como respeito, amizade, responsabilidade, solidariedade e dignidade, entre outros;
No desenvolvimento do projeto serão realizadas atividades como:
· Assistir vídeo de músicas, de conceitos sobre diferenças (crianças com Síndrome de Down);
Leitura de textos reflexivos;
Elaboração de acrósticos;
Elaboração de frases sobre os temas em estudo;
· Pesquisa no dicionário das palavras: respeito, dignidade, amizade, diferenças, responsabilidade;
Criar e ilustrar um texto envolvendo as diferenças e amizade;
Confeccionar cartaz cujo tema será amizade;
Cantar e dançar a música: É preciso saber viver, que eleva a auto-estima;
Diariamente uma criança escolherá uma mensagem da Bíblia e a lerá para os colegas;
Assistir vídeo das músicas Coração de Estudante e Canção da América, do cantor Milton Nascimento e debater sobre a mensagem que nos passam;
CRONOGRAMA
MESES
ATIVIDADES
AGOSTO
Conversa informal sobre valores humanos na escola;
Vídeo da música: Canção da América;
Pesquisa no dicionário;
Frases escritas envolvendo os conceitos de cada valor;
Cartazes com o conceito de cada valor;
SETEMBRO
Acróstico com as palavras respeito, dignidade, obediência;
Produção e ilustração de texto sobre respeito às diferenças;
Vídeo de respeito às diferenças sobre crianças com síndrome de down;
OUTUBRO
Vídeo das músicas “É preciso saber viver” e “Coração de Estudante”;
Leitura de textos reflexivos;
Produzir um texto e ilustrar o que mais chamou a atenção no vídeo;
Elaboração de frases sobre amizade;
Vídeo: Mensagens para refletir;
Confecção de cartazes
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados de acordo com interesse e a participação em grupo no decorrer do projeto. As avaliações serão cobradas de acordo com os conteúdos proporcionados envolvendo respeito, amizade, solidariedade e outros.
*****
Professora: Maria Hortência Barbosa de Alencar
Ano: 3° C
METODOLOGIA
- Conversa informal sobre valores humanos como responsabilidade, respeito, amizade e solidariedade;
- Apresentação e leitura do cartaz de Regras de Boa Convivência e elaboração dos combinados da sala;
- Apresentação e debate de filmes em DVD, cada um abordando um tema do projeto, conforme segue:
· DVD - A Aranha e o porquinho: enfatizar a importância da união, organização, perseverança, liderança e vivência em grupo.
· DVD - O Cão e a raposa: destacar o tema amizade.
· DVD – Procurando Nema: destacar valores como cooperação, solidariedade e amor familiar;
- Momento de Reflexão: Oração diária
- Caça palavras;
- Cruzadinhas;
- Elaboração de cartazes;
- Colocar nomes nos desenhos;
- Loteria do saber;
- Descobrir novas palavras;
- Palavrinhas mágicas;
- Atividades na sala de Tecnologia Educacional;
- Procurando amizade, inclusão, família e origem;
- Tangran – respeitos às diferenças e respeito;
- Filme falando sobre preservação da natureza;
- Conversa informal sobre mensagens que nos passam a clara lição de que no amor deve haver cooperação, solidariedade, companheirismo e força de vontade.
CRONOGRAMA
TEMA
ATIVIDADES
Responsabilidade
Março, abril, maio
Oração diária;
Conversa informal sobre Valores Humanos;
Confecção de cartaz com regras de boas maneiras;
Combinados da sala;
Apresentação e debate do filme: A Aranha e o porquinho;
Respeito- Bullying
Junho, julho, agosto
Oração diária;
Filme sobre respeito, bullying;
Caça palavras;
Cruzadinha;
Palavrinhas Mágicas;
Formação de palavras e frases;
Texto reflexivo sobre o tema;
Setembro, outubro
novembro
Oração diária;
Filme - O Cão e a Raposa
Filme - Procurando Nemo
Ilustração do filme;
Produção de frases sobre o tema;
Encerramento
Final de novembro
Arrecadação de alimentos para serem doados para famílias carentes
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados através de suas atitudes no decorrer das aulas e atividades desenvolvidas durante o Projeto, verificando se houve mudanças de comportamento e atitudes.
*****
Professora: Silvana Alexandre da Silva
Ano envolvido: 3º C
JUSTIFICATIVA
Após observada a dificuldade que os alunos tem em se expressar, demonstrar atitudes solidárias de cooperação, respeito às regras, resolução de conflitos, autonomia e em adotar uma postura lógica frente aos problemas surgidos no decorrer das atividades, serão executadas várias ações para que se melhore o relacionamento aluno/aluno e aluno/ professor
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Sensibilizar os alunos para o fato de que seguir regras básicas de boa convivência significa respeitar os outros e exigir respeito a si mesmo;
· Instigar momentos de reflexão de leituras;
· Resgatar valores humanos;
· Informar através de textos, músicas, jogos, oração e filmes a importância dos valores humanos na escola;
· Estimular a auto-estima através da confecção de cartazes com foto dos alunos
METODOLOGIA
· Realizar uma dinâmica a cada mês;
· Fazer a leitura de livros direcionados ao ensino de bons valores;
· Realizar a oração do pai-nosso no início das aulas e a oração do bom aluno;
· Anotar na ficha diária a nota que os alunos dão a si mesmos (auto-avaliação) embasados nos combinados para 2012;
· Realizar jogos que os alunos percebam o outro;
· Realizar uma gincana;
· Cantar músicas de incentivo a amizade, ao amor, ao companheirismo;
· Realizar a cada aula a leitura das virtudes e a leitura de um livro;
· Realizar o acróstico “Bom Aluno”.
CRONOGRAMA
Meses
Atividades
Fevereiro
· Oração diária: Oração do aluno/ Pai Nosso/ Espontânea
· Leitura de bons livros: Adivinha o quanto eu te amo e Meu coração perguntou
· Realizar dinâmicas: Responsabilidade/Liderança/Cooperação
· Realizar as orações
· Anotar na ficha (auto-avaliação, combinado para 2012)
Março
· Oração diária: Oração do aluno/ Pai Nosso/ Espontânea
· Realizar jogos que os alunos percebam o outro
· Leitura de bons livros: Confiança, o Amiguinho do criador; Edi, o hopopótamo e O urso que queria ser pai.
· Ouvir e cantar músicas: Ele é contigo/Oh fulana/Dá-me a palavra certa/Moisés quando subiu no monte/Havia um homenzinho torto
Abril
· Oração diária: Oração do aluno/ Pai Nosso/ Espontânea
· Ouvir música e cantar
· Realizar a cada aula a leitura das virtudes
· Fazer um cartaz com os aniversariantes da sala
Maio
· Oração diária: Oração do aluno/ Pai Nosso/ Espontânea
· Realizar a leitura das virtudes e do livro
· Assistir ao filme
Junho
· Oração diária: Oração do aluno/ Pai Nosso/ Espontânea
· Cantar músicas de amizade
Agosto
· Oração diária: Oração do aluno/ Pai Nosso/ Espontânea
· Realizar o acróstico “Bom aluno”
· Leitura de um bom livro: Amizade
Setembro
· Oração diária: Oração do aluno/ Pai Nosso/ Espontânea
· Leitura da apostila “Meu coração perguntou”, Selma Said
Outubro
· Oração diária: Oração do aluno/ Pai Nosso/ Espontânea
· Realizar a gincana
Avaliação
· Avaliar através da observação durante as aulas
Novembro
· Cartaz com foto dos alunos
· Assistir filme “Madagascar” – Amizade
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados durante todo o processo, destacando aspectos relacionados a participação e aprendizagem dos conteúdos propostos.
Serão observados:
- Participação e interesse;
- Compreensão dos valores expostos;
- Habilidades no trabalho coletivo;
- Cooperação, amizade e responsabilidade;
- Assiduidade;
- Aquisição de noção de respeito ao próximo.
*****
Professora: Joleandra Ferreira Silva
Ano: 3°D
METODOLOGIA
Trabalharemos temas como respeito, amizade, responsabilidade, solidariedade e dignidade, entre outros;
No desenvolvimento do projeto serão realizadas atividades como:
· Assistir vídeo de músicas, de conceitos sobre diferenças (crianças com Síndrome de Down);
Leitura de textos reflexivos;
Elaboração de acrósticos;
Elaboração de frases sobre os temas em estudo;
· Pesquisa no dicionário das palavras: respeito, dignidade, amizade, diferenças, responsabilidade;
Criar e ilustrar um texto envolvendo as diferenças e amizade;
Confeccionar cartaz cujo tema será amizade;
Cantar e dançar a música: É preciso saber viver, que eleva a auto-estima;
Diariamente uma criança escolherá uma mensagem da Bíblia e a lerá para os colegas;
Assistir vídeo das músicas Coração de Estudante e Canção da América, do cantor Milton Nascimento e debater sobre a mensagem que nos passam;
CRONOGRAMA
MESES
ATIVIDADES
AGOSTO
Conversa informal sobre valores humanos na escola;
Vídeo da música: Canção da América;
Pesquisa no dicionário;
Frases escritas envolvendo os conceitos de cada valor;
Cartazes com o conceito de cada valor;
SETEMBRO
Acróstico com as palavras respeito, dignidade, obediência;
Produção e ilustração de texto sobre respeito às diferenças;
Vídeo de respeito às diferenças sobre crianças com síndrome de down;
OUTUBRO
Vídeo das músicas “É preciso saber viver” e “Coração de Estudante”;
Leitura de textos reflexivos;
Produzir um texto e ilustrar o que mais chamou a atenção no vídeo;
Elaboração de frases sobre amizade;
Vídeo: Mensagens para refletir;
Confecção de cartazes
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados de acordo com interesse e a participação em grupo no decorrer do projeto. As avaliações serão cobradas de acordo com os conteúdos proporcionados envolvendo respeito, amizade, solidariedade e outros.
*****
Professora: Maria Eunice Denardi Batista
Turmas: 4º A e 4º B
METODOLOGIA
O projeto será dividido por temas, e cada tema será trabalhado por bimestre, conforme segue:
1º Bimestre
Tema: Responsabilidade
Dinâmica “ Os deveres do escolar”;
Questionamento sobre o significado da palavra estudante diariamente;
Mensagem “Os deveres do escolar”;
Enumerar as atitudes de responsabilidade;
Acróstico sobre a palavra responsabilidade;
Ficha avaliativa individual do aluno com os tópicos de responsabilidade;
Conversação dirigida sobre a importância dos valores na escola, observando as regras internas;
Confecção de cartazes referente aos temas trabalhados em cada bimestre.
2º Bimestre
Temas: Respeito/ Bullying
Conceito, significado pesquisa e informação;
Uso do dicionário;
Questionar os alunos se já presenciaram atitudes onde alguém tinha sofrido bullying;
Depoimentos dos próprios alunos; entrevista com os alunos da própria escola e a partir da entrevista;
Filme “Todo mundo odeia a Cris”;
Atividade ilustrada a partir do alfabeto contra o bullying;
Palestra sobre o tema.
3º Bimestre
Tema: Amizade
v Definição de amizade e leitura do texto: A força da amizade;
v Conversa informal;
v Elaboração de cartazes com os alunos. Ser amigo é: questionamento;
v Produção de frases;
v Elaboração de cartas para amigos;
v Conscientização sobre as atitudes de amizade;
v Cada semana escrever e comentar frases sobre amizade;
v Confecção de cartazes na STE
v Leitura e analise interpretativa de mensagens, e histórias referente ao tema;
4º Bimestre
Tema: Solidariedade
v Conversação sobre a importância de ser solidário;
v Exemplos de atitudes solidários vividos pelos próprios alunos;
v Filme - “Pequenos Invasores”;
v Representação do filme através de desenhos;
v Ponto culminante:
-Arrecadação de alimentos que serão doados pela comunidade, em beneficio de famílias carentes.
CRONOGRAMA
Atividades
Meses
Março
Abril
Maio
Junho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro Dezembro
Conversação e questionamento
x
x
x
x
x
Pesquisa
x
x
x
x
x
Acróstico
x
x
Uso do dicionário
x
Confecção de cartazes
x
Ilustrações
x
Definição
x
STE
x
Relatório
Filmes
x
x
Confecção de cartazes
x
Ação solidária
x
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados pela participação em sala, pelas atividades desenvolvidas orais e escrita em sala e extra-classe, pela mudança de comportamento e atitudes.
*****
Professora: Ana Lúcia Gonzaga Pereira dos Santos
Anos: 4° C e 5º A
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Despertar laços de irmandade, fraternidade, solidariedade, amizade e responsabilidade;
· Adotar no dia a dia, atitudes de responsabilidade, solidariedade, cooperação e repúdio as injustiças;
· Ouvir música relacionada ao tema e mostrar o que percebeu na letra e no som da música;
· Estimular o companheirismo e o respeito ao próximo, aceitando o seu modo de ser, agir e pensar;
· Garantir um clima de respeito durante as conversas e debates;
· Resgatar valores humanos que forneçam a convivência harmônica no ambiente escolar com os educandos;
· Reconhecer os valores humanos e a possibilidade de convivência mais humana;
· Criar regras de convivência no espaço escolar;
· Afirmar que cada aluno é cidadão, com direitos e deveres;
· Contribuir para a formação dos educandos, tornando-os mais conscientes do seu papel social.
METODOLOGIA
Os valores a serem trabalhados deverão atravessar as áreas de conhecimento. A autenticidade é fundamental, pois devemos estar atentos aos momentos para trabalharmos tal assunto. Poderão ser ocasiões imprevistas como uma notícia no jornal, discussões ou briga no recreio, que mobilizem o educando - ou ocasiões criadas pela sensibilidade do educador. Para o desenvolvimento dos valores alguns procedimentos serão adotados:
· Organização de murais sobre os valores a serem abordados bimestralmente;
· A, B, C dos valores;
· Incentivo à leitura e produção de textos com o valor em questão;
· Textos motivadores: Solidariedade, Amizade e Regras para se tornar mais humano;
· Discussões em sala de aula sobre o assunto em voga;
· Filmes: O cão e a raposa, O patinho feio;
· Conversa informal e questionamento oral com respeito às opiniões;
· Enquetes teatrais;
· Técnica em forma de dinâmica instigando os alunos à sensibilização da importância da autenticidade, do amor e da solidariedade;
· Músicas ressaltando a importância da verdadeira amizade;
· Produção de textos poéticos em grupos e individuais;
· Vídeo clip da cantora Mara Maravilha “Arco-íris do amor”;
· Apresentação do projeto “Valores Humanos da Escola”.
CRONOGRAMA
ATIVIDADES
MESES
M
A
M
J
J
A
S
O
Conversa informal sobre os valores a serem abordados no desenvolvimento do projeto
X
Leitura e produção de textos
X
X
X
Texto informativo “Bullying”
X
X
Vídeo clip “Bullying”
X
X
X
Textos motivadores
X
X
X
Vídeo clip “Amizade”
X
X
X
Conversa informal e questionamento oral acerca de valores humanos
X
X
X
X
X
X
X
X
Música “Arco-íris do amor”
X
X
X
X
Dublagem e dramatização da música “Arco-íris do amor”
X
X
X
X
Apresentação do projeto
X
É importante ressaltar que esse projeto pode ocupar todo o ano enfatizando a responsabilidade, o respeito, a amizade e a solidariedade estabelecendo os laços sólidos nas relações humanas. O relatório final será elaborado pelos alunos no mês de setembro.
AVALIAÇÃO
A avaliação é feita de forma contínua no decorrer de todo o ano letivo, através de questionamento oral, participação e atividades escritas, sensibilizando o educando às questões dos valores: responsabilidade, respeito, amizade e solidariedade.
*****
Professora: Denise Martins Fagundes Nantes
Turmas: 5º B e 5º C
METODOLOGIA
O projeto será dividido por temas, e cada tema será trabalhado por bimestre, conforme segue:
1º Bimestre
Tema: Responsabilidade
v Questionamento sobre o significado da palavra como estudante diariamente;
v Enumerar as atitudes de responsabilidade;
v Mensagem: Os deveres do escolar;
v Trabalho com dicionário;
v Acróstico sobre a palavra responsabilidade;
v Ficha avaliativa individual do aluno com os tópicos de responsabilidade;
v Conversação dirigida sobre a importância dos valores na escola, cada tema para bimestre;
v Confecção de cartazes referente aos temas trabalhados em cada bimestre;
v Reconhecimento com premiação dos alunos que se destacaram durante o bimestre, através da ficha diária.
2º Bimestre
Tema : Respeito/ Bullying
v Conceito, significado, pesquisa e informação;
v Uso do dicionário;
v Questionar os alunos se já presenciaram atitudes onde alguém tinha sofrido bullying;
v Alfabeto contra o bullying;
v Atividade ilustrada;
v Elaboração de cartazes em grupo;
v Assistir vídeos relacionados aos temas: preconceito, racismo, religião etc.;
v Filme “Ponte para Terabítia”;
v Atividade ilustrada do filme;
v Entrevista com questões referentes ao tema com pessoas da escola para serem analisados em grande grupo. Então veremos os procedimentos que devem ser adotados para amenizar a situação;
3º Bimestre
Tema: Amizade- conversação- definição
v Conversação, definição de amizade e leitura do texto “A força da amizade”;;
v Confecção de cartazes com os alunos. Ser amigo é: questionamento;
v Conscientização sobre as atitudes de amizade;
v Cada semana escrever e comentar frases sobre amizade;
v Acróstico;
v Carta ao amigo.
4º Bimestre
Tema: Solidariedade
v Conversação sobre a importância de ser solidário;
v Exemplos de atitudes solidários vividos pelos próprios alunos;
v Filme “Pequenos Invasores”.
v Representação do filme através de desenhos;
v Arrecadação de alimentos que serão doados pela comunidade em beneficio de famílias carentes.
CRONOGRAMA
Atividades
Meses
Março
Abril
Maio
Junho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro Dezembro
Conversação e questionamento
x
x
x
x
x
Pesquisa
x
x
x
Acróstico
x
x
Confecção de cartazes
x
x
x
Premiação
x
Depoimentos
x
Gráficos e tabelas
x
Relatório
x
x
x
ilustrações
x
x
x
Filmes
x
x
Músicas
x
x
Ação solidária
x
Vídeos
x
x
x
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados pela participação em sala, pelas atividades desenvolvidas orais e escrita em sala e extra-classe, pela mudança de comportamento e atitudes.
*****
Professora: Luciana Martins da Silva Rodrigues
Disciplina: Língua Portuguesa
Ano: 6º A
1º Bimestre.
Tema – Responsabilidade: Tarefa, material, horário de entrada, uniforme, asseio pessoal e freqüência.
METODOLOGIA
· Explicação oral das atividades, formas de avaliação, cronograma e objetivos do projeto;
· Confecção e fixação de cartaz com os dados sobre o projeto em sala de aula;
· Confecção de caderno avaliativo, contendo o nome dos alunos, disciplina e datas das tarefas ou trabalhos não realizados pelos alunos;
· Acompanhamento do caderno avaliativo pelos professores e coordenação para verificação e intervenção junto aos alunos e pais;
· Leitura de textos sobre o tema responsabilidade e interpretação oral e coletiva;
· Produção de textos narrativos, poéticos e acrósticos sobre o tema;
· Exposição dos textos produzidos através de leitura aos colegas e professora.
2° Bimestre.
Tema: Respeito, Bullying e discriminação.
METODOLOGIA
· Explicação sobre o tema do projeto com a dinâmica das diferenças;
· Leitura de textos reflexivos (Histórias que ensinam Revista Mundo Jovem) a fim de ampliar ideias para possíveis produções textuais;
· Produção de um desenho de uma pessoa por partes seguindo as instruções ditadas;
· Apresentação e reflexão sobre as diferenças de acordo com os desenhos;
· Exibição do filme Diário de um Banana II, destacando o respeito para com as pessoas;
· Relatório sobre a história do filme seguido de exposição de opinião sobre o tema;
· Produção de poesias, acrósticos e história em quadrinhos envolvendo respeito e educação para com o próximo;
· Leitura e exposição dos trabalhos realizados.
3º Bimestre.
Tema: Amizade
METODOLOGIA
· Leitura de textos reflexivos sobre o valor de uma verdadeira amizade para exposição de opiniões;
· Produção de acróstico, textos narrativos e poesias sobre o tema;
· Reestruturação dos textos produzidos e uso do dicionário para ampliação do vocabulário e correção de palavras com possíveis erros na grafia;
· Produção de Acróstico para o (a) “melhor amigo (a)” e apresentação em forma de leitura expositiva aos colegas e professora;
· Exibição do filme: O Menino do pijama listrado;
· Comentário oral e coletivo sobre a história do filme e mensagem por escrita para exposição de opinião sobre o tema destacado no filme assistido;
· Produção de história em quadrinhos com o tema dirigido e voltado à Amizade e sua importância na vida das pessoas;
· Exposição da história produzida aos colegas e professora.
4º Bimestre.
Tema: Solidariedade
METODOLOGIA
· Leitura de textos reflexivos destacando o valor da palavra Solidariedade e seu uso no nosso cotidiano;
· Exibição do filme: A cura;
· Reflexão e exposição de idéias sobre a história e o tema em questão presente na mesma;
· Reprodução da história seguida de registro de mensagem destacada no filme sobre Solidariedade;
· Apresentação de opinião através de leitura aos colegas e professora;
· Produção de textos narrativos, acrósticos e poesias sobre o tema estudado no bimestre;
· Leitura de tais produções;
· Escolha e estudo de texto para apresentação de teatro;
· Apresentação de teatro envolvendo todos os temas do referido Projeto.
CRONOGRAMA
MESES
AÇÕES
Fevereiro, Março e Abril
- Explicação oral das atividades;
- Confecção e fixação de cartaz com os dados sobre o projeto;
- Confecção de caderno avaliativo;
- Acompanhamento do caderno avaliativo pelos professores e coordenação;
- Leitura de textos sobre o tema responsabilidade e interpretação oral e coletiva;
- Produção de textos narrativos, poéticos e acrósticos;
- Exposição dos textos produzidos;
Maio, Junho e Julho
- Explicação sobre o tema do projeto com a dinâmica das diferenças;
- Leitura de textos reflexivos;
- Produção de desenho;
- Apresentação e reflexão sobre as diferenças;
- Exibição do filme Diário de um Banana II;
- Relatório sobre a história do filme;
- Produção de poesias, acrósticos e história em quadrinhos;
- Leitura e exposição dos trabalhos realizados.
Agosto e Setembro
- Leitura de textos reflexivos sobre o valor de uma verdadeira amizade;
- Produção de acróstico, textos narrativos e poesias sobre o tema;
- Reestruturação dos textos produzidos e uso do dicionário;
- Produção de Acróstico;
- Exibição do filme: O Menino do pijama listrado;
- Comentário oral e coletivo sobre a história do filme e mensagem escrita;
- Produção de história em quadrinhos;
- Exposição da história produzida aos colegas e professora
Outubro e Novembro
- Leitura de textos reflexivos;
- Exibição do filme: A cura;
- Reflexão e exposição de idéias sobre a história e o tema em questão;
- Reprodução da história;
- Apresentação de opinião através de leitura aos colegas e professora;
- Produção de textos narrativos, acrósticos e poesias;
- Leitura de tais produções;
- Escolha e estudo de texto para apresentação de teatro;
- Apresentação de teatro;
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados através do envolvimento e interesse na realização das atividades propostas seguindo os tópicos:
· Participação e criatividade;
· Cooperação;
· Atitudes éticas e solidárias;
· Responsabilidade;
· Respeito às diferenças.
*****
Professora: Alda dos Santos
Ano: 6ª B
Disciplina: Matemática
O projeto será dividido por temas, sendo um em cada bimestre. Dentro de cada tema, enfocaremos alguns aspectos, conforme segue:
1º Bimestre
Tema: Responsabilidade
- Tarefa;
- Horário de entrada;
- Material;
- Uniforme;
- Freqüência;
- Asseio pessoal;
- Caderno de anotações;
2º Bimestre
Tema: Respeito/ bullying;
- Definição sobre o que é bullying;
- Reconhecer que o ser humano é um ser sociável e precisa exercitar a boa convivência com todos;
- Desenvolver nos educando as boas maneiras;
- Resgatar o respeito pelas diferenças, aos mais velhos, aos pais, aos professores;
- Proporcionar um ambiente escolar acolhedor e seguro, sem preconceito e discriminação;
3º Bimestre
Tema: Amizade:
- Favorecer situações de compreensão e vivenciar os princípios éticos: respeito, diálogo, disciplina, autonomia, solidariedade, amor ao próximo, amizade, cooperação entre outros; - -
- Conscientização sobre as atitudes de amizade;
4º Bimestre
Tema: Solidariedade
- Questionamento sobre a importância de ser solidário;
- Exemplos de atitudes solidários entre os alunos na escola;
- Participação na campanha para arrecadação de alimentos.
OBJETIVOS
- Proporcionar ao educando atividades para o desenvolvimento de hábitos, atitudes, respeito e responsabilidade com si próprio, com os colegas, professores e toda a unidade escolar. Levar o aluno a percebe a importância de cumprir regras e normas escolares;
- Estimular a mudança de atitude, reconhecendo a importância da boa convivência, do respeito às diferenças, colocando em prática as boas maneiras e assim desenvolvendo atitudes solidárias com tendência para bem;
- Contribuir para a formação dos nossos educandos, despertando neles uma consciência crítica, compromissados com responsabilidade de conviver e construir uma sociedade mais humana e justa.
METODOLOGIA
- Apresentar o projeto e explicar como será desenvolvido na sala;
- Expor na sala cartaz com os itens que serão avaliados em cada bimestre;
- Elaboração de um caderno para anotações dos alunos que não cumprirem os combinados;
- Texto para reflexão;
- Oração diária;
- Momentos de debates e reflexão com os alunos, um dia por semana com registro no caderno;
- Atividades sobre o filme;
- Poemas sobre amizade
- Campanha de doações de alimentos não perecíveis;
- Amigo Amigo: Amigo secreto em que o presente é uma carta onde o mesmo relata as qualidades do amigo e o quanto a sua amizade é importante;
- Filme: Corrente do Bem;
- Filme As aventuras de ZHU.
CRONOGRAMA
Meses
Atividades
Março, Abril e Maio
Junho, Agosto e Setembro
Outubro, Novembro e Dezembro
Explicação e questionamento
************
************
************
Pesquisa
************
************
************
Confecção de cartazes
************
************
************
Poemas
************
Filmes
************
************
Campanha ação solidária de arrecadação de alimentos
************
Vídeos
************
************
Caderno de anotações
************
************
************
Orações
************
************
************
Amigo Amigo
************
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados através da participação, colaboração, cumprimento dos combinados e no desenvolvimento das atividades na sala de aula, compreendendo que as regras devem ser as ferramentas que contribuem para a mudança de atitudes sobre violência e indisciplina, observando de maneira contínua as mudanças de atitudes no decorrer do projeto.
*****
Professora: Maria Helenita Souza
Ano: 6ª B
Disciplina: História
O projeto será dividido por temas, sendo um em cada bimestre. Dentro de cada tema, enfocaremos alguns aspectos, conforme segue:
1º Bimestre
Tema: Responsabilidade
- Tarefa;
- Horário de entrada;
- Material;
- Uniforme;
- Freqüência;
- Asseio pessoal;
- Caderno de anotações;
2º Bimestre
Tema: Respeito/ bullying;
- Definição sobre o que é bullying;
- Reconhecer que o ser humano é um ser sociável e precisa exercitar a boa convivência com todos;
- Desenvolver nos educando as boas maneiras;
- Resgatar o respeito pelas diferenças, aos mais velhos, aos pais, aos professores;
- Proporcionar um ambiente escolar acolhedor e seguro, sem preconceito e discriminação;
3º Bimestre
Tema: Amizade:
- Favorecer situações de compreensão e vivenciar os princípios éticos: respeito, diálogo, disciplina, autonomia, solidariedade, amor ao próximo, amizade, cooperação entre outros; - -
- Conscientização sobre as atitudes de amizade;
4º Bimestre
Tema: Solidariedade
- Questionamento sobre a importância de ser solidário;
- Exemplos de atitudes solidários entre os alunos na escola;
- Participação na campanha para arrecadação de alimentos.
OBJETIVOS
- Proporcionar ao educando atividades para o desenvolvimento de hábitos, atitudes, respeito e responsabilidade com si próprio, com os colegas, professores e toda a unidade escolar. Levar o aluno a percebe a importância de cumprir regras e normas escolares;
- Estimular a mudança de atitude, reconhecendo a importância da boa convivência, do respeito às diferenças, colocando em prática as boas maneiras e assim desenvolvendo atitudes solidárias com tendência para bem;
- Contribuir para a formação dos nossos educandos, despertando neles uma consciência crítica, compromissados com responsabilidade de conviver e construir uma sociedade mais humana e justa.
METODOLOGIA
- Apresentar o projeto e explicar como será desenvolvido na sala;
- Expor na sala cartaz com os itens que serão avaliados em cada bimestre;
- Elaboração de um caderno para anotações dos alunos que não cumprirem os combinados;
- Texto para reflexão;
- Oração diária;
- Momentos de debates e reflexão com os alunos, um dia por semana com registro no caderno;
- Atividades sobre o filme;
- Poemas sobre amizade
- Campanha de doações de alimentos não perecíveis;
- Amigo Amigo: Amigo secreto em que o presente é uma carta onde o mesmo relata as qualidades do amigo e o quanto a sua amizade é importante;
- Filme: Corrente do Bem;
- Filme As aventuras de ZHU.
CRONOGRAMA
Meses
Atividades
Março, Abril e Maio
Junho, Agosto e Setembro
Outubro, Novembro e Dezembro
Explicação e questionamento
************
************
************
Pesquisa
************
************
************
Confecção de cartazes
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************
************
Poemas
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Filmes
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************
Campanha ação solidária de arrecadação de alimentos
************
Vídeos
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************
Caderno de anotações
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************
************
Orações
************
************
************
Amigo Amigo
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AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados através da participação, colaboração, cumprimento dos combinados e no desenvolvimento das atividades na sala de aula, compreendendo que as regras devem ser as ferramentas que contribuem para a mudança de atitudes sobre violência e indisciplina, observando de maneira contínua as mudanças de atitudes no decorrer do projeto.
*****
Professora: Dione Maria Villetti
Disciplina: Matemática
Turma: 7º Ano B
Período: Matutino
TEMAS
1º bimestre - Responsabilidade
2º bimestre - Respeito
3º bimestre - Amizade
4º bimestre - Solidariedade
METODOLOGIA
1º Etapa: Apresentação do projeto aos alunos, seguido de conversa sobre os temas a serem trabalhados durante os quatro bimestres;
- Confecção de cartaz contendo os temas a serem trabalhados;
- Elaboração de um caderno onde serão feitas anotações dos fatos ocorridos durante a semana em todas as disciplinas e às sextas-feiras conversa com os alunos sobre as ocorrências da semana. Quando houver necessidade os pais serão chamados a comparecer na escola ou comunicados através de bilhete;
- Trabalho com textos para reflexão sobre o sentido da Páscoa para cada pessoa, família e comunidade;
- Festa de confraternização da Páscoa;
2º Etapa: Serão estudados textos e frases sobre respeito e conversas com os alunos para que percebam a necessidade de praticarem o respeito com seu próximo, respeito na maneira de falar, de se portar dentro e fora de sala, o respeito com colegas, funcionários, professores e os idosos;
Trabalho com textos para que o aluno possa interpretar a mensagem, e após discussão com o grande grupo.
3ºEtapa: Trabalho com filmes que contenham mensagens como: amor, amizade, família, responsabilidade, respeito e solidariedade.
4º Etapa: Diariamente será feita uma reflexão com agradecimentos e pedidos, seguido da oração do Pai Nosso.
CRONOGRAMA
Bimestre
Ações
Primeiro
- Momento da oração;
- Apresentação do projeto aos alunos, seguido de conversa sobre os temas a serem trabalhados durante os quatro bimestres;
- Confecção de cartaz contendo os temas a serem trabalhados;
- Elaboração do caderno de registro, que será deixado em cima da mesa para os professores fazerem suas anotações e nas sextas feiras será conversado com o grande grupo e após individualmente, cobrando-se mudanças de postura em relação aos fatos ocorridos;
- Trabalho com textos para reflexão sobre o sentido da Páscoa para cada pessoa, família e comunidade;
-Festa de confraternização da Páscoa;
Segundo
- Momento da oração;
- Trabalho com textos para que o aluno possa interpretar a mensagem, e após discussão com o grande grupo.;
- O tema do primeiro bimestre terá continuidade também no segundo bimestre com conversas coletivas e individuais;
Terceiro
- Momento da oração;
- Filme “Heidi”, que retrata situações de amizade, respeito, solidariedade;
- Conversas informais;
Quarto
- Momento da oração;
- Filme “A Corrente do Bem”, trabalhando os quatros temas;
- Trabalhar ações concretas no dia a dia de como podemos ser solidários com nossos colegas, família e comunidade;
- Participação na campanha de arrecadação de alimentos para pessoas carentes;
- Conclusão do projeto.
AVALIAÇÃO
Às sextas-feiras serão relatadas as ocorrências da semana, como faltas, tarefas não realizadas, se o aluno veio sem uniforme, assiduidade, pontualidade, respeito entre colegas e professores, dando direito ao aluno de justificar-se e firmar mudanças de postura em relação aos fatos. Será enviado bilhete aos pais desses alunos para que tomem ciência e possam tomar as devidas atitudes visando o crescimento do aluno na escola e como cidadão.
*****
Professora: Nelci Terezinha Schwendler
Disciplina: Inglês
Turma: 7º Ano B
Período: Matutino
TEMAS
1º bimestre - Responsabilidade
2º bimestre - Respeito
3º bimestre - Amizade
4º bimestre - Solidariedade
METODOLOGIA
1º Etapa: Apresentação do projeto aos alunos, seguido de conversa sobre os temas a serem trabalhados durante os quatro bimestres;
- Confecção de cartaz contendo os temas a serem trabalhados;
- Elaboração de um caderno onde serão feitas anotações dos fatos ocorridos durante a semana em todas as disciplinas e às sextas-feiras conversa com os alunos sobre as ocorrências da semana. Quando houver necessidade os pais serão chamados a comparecer na escola ou comunicados através de bilhete;
- Trabalho com textos para reflexão sobre o sentido da Páscoa para cada pessoa, família e comunidade;
- Festa de confraternização da Páscoa;
2º Etapa: Serão estudados textos e frases sobre respeito e conversas com os alunos para que percebam a necessidade de praticarem o respeito com seu próximo, respeito na maneira de falar, de se portar dentro e fora de sala, o respeito com colegas, funcionários, professores e os idosos;
Trabalho com textos para que o aluno possa interpretar a mensagem, e após discussão com o grande grupo.
3ºEtapa: Trabalho com filmes que contenham mensagens como: amor, amizade, família, responsabilidade, respeito e solidariedade.
4º Etapa: Diariamente será feita uma reflexão com agradecimentos e pedidos, seguido da oração do Pai Nosso.
CRONOGRAMA
Bimestre
Ações
Primeiro
- Momento da oração;
- Apresentação do projeto aos alunos, seguido de conversa sobre os temas a serem trabalhados durante os quatro bimestres;
- Confecção de cartaz contendo os temas a serem trabalhados;
- Elaboração do caderno de registro, que será deixado em cima da mesa para os professores fazerem suas anotações e nas sextas feiras será conversado com o grande grupo e após individualmente, cobrando-se mudanças de postura em relação aos fatos ocorridos;
- Trabalho com textos para reflexão sobre o sentido da Páscoa para cada pessoa, família e comunidade;
-Festa de confraternização da Páscoa;
Segundo
- Momento da oração;
- Trabalho com textos para que o aluno possa interpretar a mensagem, e após discussão com o grande grupo.;
- O tema do primeiro bimestre terá continuidade também no segundo bimestre com conversas coletivas e individuais;
Terceiro
- Momento da oração;
- Filme “Heidi”, que retrata situações de amizade, respeito, solidariedade;
- Conversas informais;
Quarto
- Momento da oração;
- Filme “A Corrente do Bem”, trabalhando os quatros temas;
- Trabalhar ações concretas no dia a dia de como podemos ser solidários com nossos colegas, família e comunidade;
- Participação na campanha de arrecadação de alimentos para pessoas carentes;
- Conclusão do projeto.
AVALIAÇÃO
Em todas as minhas aulas haverá um momento onde serão relatadas as ocorrências da semana, como faltas, tarefas não realizadas, se o aluno veio sem uniforme, assiduidade, pontualidade, respeito entre colegas e professores, dando direito ao aluno de justificar-se e firmar mudanças de postura em relação aos fatos. Será enviado bilhete aos pais desses alunos para que tomem ciência e possam tomar as devidas atitudes visando o crescimento do aluno na escola e como cidadão.
*****
Professora: Joceane Zanatta Grendene
Ano: 8° A
Disciplina: Geografia
Temas: Responsabilidade, Bullying, Amizade e Solidariedade.
Responsabilidade
"É uma falta de responsabilidade esperarmos que alguém faça as coisas por nós." (John Lennon)
Bullying
“O bullying destrói até quem o pratica.”
Amizade
“Um Amigo se faz rapidamente; já a amizade é um fruto que amadurece lentamente.” (Aristóteles)
Solidariedade
“Solidariedade é o amor em movimento.”
D. Guiomar de Oliveira Albanesi
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Reconhecer que a responsabilidade com os estudos é valorizar a própria existência;
· Desenvolver o habito de realizar tarefas, assim como, organizar os materiais escolares;
· Proporcionar ao educando um maior comprometimento com a escola, levando em consideração os estudos, o horário de entrada e o uso do uniforme.
· Esclarecer o assunto “bullying”, que vem sendo muito discutido no momento, muito comum entre crianças e adolescentes no contexto escolar;
· Desenvolver um relacionamento de respeito e amizade entre os alunos;
· Proporcionar uma reflexão entre os alunos;
· Refletir sobre a importância de uma ou várias amizades;
· Esclarecer sobre significado de uma amizade “boa” e uma “ruim”;
· Desenvolver a consciência do papel social de cada um;
· Oportunizar o desenvolvimento da virtude solidária dos alunos;
· Sensibilizar os alunos quanto à necessidade de sermos solidários.
METODOLOGIA
Responsabilidade
• Conversar com os alunos e apresentar o projeto;
• Iniciar com uma planilha de acompanhamento da turma;
• Questionar os alunos que deixaram tarefas sem fazer, oportunizando uma reflexão sobre a falta de responsabilidade e suas conseqüências;
• Apresentar o filme “Desafiando Gigantes”;
• Estimular a realização de um questionário reflexivo sobre o filme.
Bullying
• Conversar com os alunos sobre o tema;
• Apresentar vídeos que tratem de bullying;
• Proporcionar uma roda de conversas oportunizando uma discussão sobre o tema;
• Finalizar com apresentação de teatro para todos os alunos da escola.
Amizade
• Como seqüência do tema anterior “bullying”, promover uma reflexão em torno da importância de se ter amigos;
• Despertar a consciência do valor de uma amizade;
• Desenvolver pesquisa sobre poesias e poemas que tratam da amizade;
• Oportunizar a leitura da poesia para os alunos da sala de aula.
Solidariedade
• Apresentar o tema aos alunos;
• Apresentar o filme “Amor é Contagioso”;
• Conscientizar os alunos da importância da solidariedade, principalmente nos dias atuais, quando somos cada vez mais individualistas;
• Incentivar a coleta de guloseimas (doces, bolachas, etc.) para doação em uma entidade beneficente.
• Proporcionar uma visita a uma entidade beneficente, onde os alunos irão realizar brincadeiras e contar historinhas para as crianças.
CRONOGRAMA
Período
Atividades
1º bimestre
“Responsabilidade”
• Elaboração do projeto
• Abertura do projeto
• Organizar a planilha de acompanhamento
• Apresentação do filme “Desafiando Gigantes”
• Produção de texto com tema “responsabilidade”
2º bimestre
“Bullying”
• Apresentar vídeos sobre bullying
• Discussão e reflexão sobre o tema
• Apresentação de teatro.
3º bimestre
“Amizade”
• Elaboração de mensagem sobre o valor da amizade
• Produção de textos (poemas e poesias) sobre o tema.
• Apresentação dos poemas produzidos para a sala de aula.
4º bimestre
“Solidariedade”
• Pesquisar sobre o tema.
• Apresentar o filme “O Amor é Contagioso”.
• Coleta de guloseimas para doação às crianças da entidade.
• Visita a entidade beneficente.
AVALIAÇÃO
• Interesse;
• Envolvimento;
• Participação;
• Produção;
• Mudança de atitudes.
Professora: Ieda Santos da Silva Benedito
Turma: 9º Ano A
Ação geral: “Gentileza gera gentileza”
Esta ação será trabalhada durante todos os bimestres.
· Atitude solidária.
· Coleta seletiva de papel.
· Coleta das sobras de alimento.
METODOLOGIA
· Apresentação do projeto, com questionamentos sobre a definição de gentileza para compartilharmos os conhecimentos prévios os quais promovam uma reflexão sobre nossas interações sociais.
· Convite aos alunos para visitar um colega enfermo, com a organização de uma cesta de café da manhã para participarmos de seu cotidiano.
· Proposta solidária aos alunos que queiram auxiliar no processo de reabilitação do colega, através de atividades lúdicas e pedagógicas.
· Agendamento de atividades a serem realizadas na sala de recursos da unidade escolar, com auxilio da professora responsável e de dois alunos voluntários.
· Organização dos materiais concretos, para serem entregues a mãe, os quais visam o desenvolvimento psicomotor, durante o processo de reabilitação solicitado pela fonoaudióloga.
· Palestra sobre a coleta seletiva.
· Divulgação da coleta seletiva de papel e de sobras de alimento, em outras salas pelos alunos.
· Confecção das latas para separação de papel e plástico.
1º Bimestre.
Tema: Responsabilidade
- Tarefa
- Material
- Horário de entrada
- Uniforme
- Asseio Pessoal
- Freqüência
Ações:
· Cartaz de informação sobre o projeto;
· Ficha avaliativa de trabalhos e tarefas;
· Filme sobre responsabilidade “Clube do imperador”;
· Questionário sobre o filme;
· Produção crítica sobre o filme (produção de texto verbal).
Metodologia
· Explicação oral das ações, formas de avaliação, cronograma e objetivos do projeto;
· Fixação do cartaz com os dados sobre o projeto em sala de aula.
· Confecção de Ficha Avaliativa, contendo o nome dos alunos, disciplinas e datas das tarefas ou trabalhos não realizados pelos alunos;
· Acompanhamento da Ficha Avaliativa pelos professores e coordenação para verificação e intervenção junto aos alunos e pais;
· Exibição do filme “Clube do Imperador” aos alunos, explicando sobre aos objetivos e orientando sobre as atividades que serão pedidas após assistirem o filme;
· Explanação da produção crítica da temática do filme e solicitação de produção de texto verbal;
2º Bimestre.
Tema: Respeito, bullying e discriminação.
Ações:
· Teatro sobre bullying;
· Noticiário de televisão (jornal visual) com esta temática.
· Estudo de caso, com proposta de intervenção;
· Palestra com a promotora ou psicóloga.
Metodologia
· Fixação do cartaz com os dados sobre o projeto na sala de aula;
· Apresentação teatral com integrantes da Igreja Presbiteriana;
· Explicação oral sobre o tema respeito, bullying e discriminação, levantamento de dúvidas
sobre o tema;
· Separação de grupos para a montagem do noticiário de televisão;
· Produção de textos jornalísticos, baseados em fatos reais, para reproduzirem em noticiários jornalísticos;
· Organização dos materiais necessários para esta atividade, e realização de questionamentos orais para resolver as possíveis dúvidas;
· Elaboração de ofício solicitando a palestra com representante do Ministério Público ou Profissional da Saúde;
· Agendamento da palestra;
· Realização da palestra.
3º Bimestre
Tema: Amizade
Ações:
· Fotografia: cenas do cotidiano;
· Produção de crônica (reflexiva, narrativa, descritiva ou lírica).
Metodologia
· Fixação do cartaz com os dados sobre o projeto na sala de aula.
· Explicação das atividades a serem realizadas aos alunos, com questionamentos orais, para retirar dúvidas.
· Orientações para a fotografia;
· Aula prática com captação de imagens do cotidiano;
· Exemplificação de tipos de crônicas;
· Separação de grupos para produção de trabalho artístico;
· Produção de crônicas embasadas nas imagens captadas;
· Produção de livro com textos verbais e não verbais.
4º Bimestre
Tema: Solidariedade
Ações:
· Arrecadação de alimentos.
· Visita ao “Lar da Criança”:
- Contando historinhas,
- Brincadeiras infantis;
- Teatro de Fantoches;
- Lanches comunitários.
Metodologia.
· Explicação das ações de projeto aos alunos com de orientação e organização da campanha de arrecadação de alimentos;
· Divisão de três grupos em sala e a distribuição de tarefas para cada grupo:
- Primeiro grupo ficará responsável pela divulgação da campanha em todas as salas, nos períodos matutino e vespertino.
- Segundo grupo deverá encapar duas caixas grandes para colocar os alimentos, depois colar um cartaz com o nome do projeto, o tema, a sala envolvida e o slogan da campanha: “Solidariedade alimenta a alma”.
- Terceiro grupo, selecionará e organizarão as cestas em sacos plásticos para distribuição às famílias carentes.
· Realização de uma lista com nome de pessoas carentes e o endereço para a entrega.
· Seleção de um dia para a visita ao Lar da Criança, com a aplicação de brincadeiras de roda aplicada pelos alunos em grupos. Durante esta atividade outro grupo ficará contando histórias e um outro com o teatro de fantoches.
· Orientação dos alunos para a realização das atividades a serem aplicadas no dia da visita.
· Organização do lanche comunitário pelos alunos para uma confraternização, juntamente com as crianças do Lar.
· Conversa com os alunos para verificar os valores aprendidos.
· Relatório individual do projeto.
CRONOGRAMA
MAIO
· Apresentação do Projeto;
· Exibição do filme – Clube do Imperador;
· Aplicação de Questionário;
· Produção crítica do filme (texto verbal baseado na produção não verbal executada na aula de Arte);
· Realização de Palestra – Coleta Seletiva.
JUNHO e JULHO
· Apresentação Teatral sobre Bullying;
· Produção de Noticiário;
· Estudo de caso com proposta de intervenção;
· Realização de Palestra (promotora ou psicóloga);
AGOSTO e SETEMBRO
· Captação de Imagens – fotografias – Cenas do cotidiano;
· Produção de Crônica – Narrativa, Descritiva, Reflexiva ou Lírica.
OUTUBRO e NOVEMBRO
· Arrecadação de alimentos;
· Entrega de alimentos arrecadados aos necessitados;
· Visita a Instituição de acolhimento com a realização de atividades recreativas.
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados de acordo com o envolvimento nas atividades propostas e seguindo os itens:
Participação;
Atitudes éticas e solidárias;
Responsabilidade;
Cooperação.
*****
Professora: Inayá Uyara Carlino Sichinel
Disciplina: Língua Portuguesa
Turma: 9º Ano A
Ação geral: “Gentileza gera gentileza”
Esta ação será trabalhada durante todos os bimestres.
· Atitude solidária.
· Coleta seletiva de papel.
· Coleta das sobras de alimento.
METODOLOGIA
· Apresentação do projeto, com questionamentos sobre a definição de gentileza para compartilharmos os conhecimentos prévios os quais promovam uma reflexão sobre nossas interações sociais.
· Convite aos alunos para visitar um colega enfermo, com a organização de uma cesta de café da manhã para participarmos de seu cotidiano.
· Proposta solidária aos alunos que queiram auxiliar no processo de reabilitação do colega, através de atividades lúdicas e pedagógicas.
· Agendamento de atividades a serem realizadas na sala de recursos da unidade escolar, com auxílio da professora responsável e de dois alunos voluntários.
· Organização dos materiais concretos, para serem entregues a mãe, os quais visam o desenvolvimento psicomotor, durante o processo de reabilitação solicitado pela fonoaudióloga.
· Palestra sobre a coleta seletiva.
· Divulgação da coleta seletiva de papel e de sobras de alimento, em outras salas pelos alunos.
· Confecção das latas para separação de papel e plástico.
1º Bimestre.
Tema: Responsabilidade
- Tarefa
- Material
- Horário de entrada
- Uniforme
- Asseio Pessoal
- Freqüência
Ações
Cartaz de informação sobre o projeto;
Ficha avaliativa de trabalhos e tarefas;
Filme sobre responsabilidade “Clube do imperador”;
Questionário sobre o filme.
Metodologia
Explicação oral das ações, formas de avaliação, cronograma e objetivos do projeto;
Fixação do cartaz com os dados sobre o projeto em sala de aula.
Confecção de Ficha Avaliativa, contendo o nome dos alunos, disciplinas e datas das tarefas ou trabalhos não realizados pelos alunos;
Acompanhamento da Ficha Avaliativa pelos professores e coordenação para verificação e intervenção junto aos alunos e pais;
Exibição do filme “Clube do Imperador” aos alunos, explicando sobre aos objetivos e orientando sobre as atividades que serão pedidas após assistirem o filme.
2º Bimestre.
Tema: Respeito, bullying e discriminação.
Ações:
Noticiário de televisão (jornal visual) com esta temática;
Texto poético.
Metodologia
· Fixação do cartaz com os dados sobre o projeto na sala de aula;
· Explicação oral sobre o tema respeito, bullying e discriminação, levantamento de dúvidas sobre o tema;
· Separação de grupos para a montagem do noticiário de televisão;
· Produção de textos jornalísticos, baseados em fatos reais, para reproduzirem em noticiários jornalísticos;
· Organização dos materiais necessários para esta atividade, e realização de questionamentos orais para resolver as possíveis dúvidas;
· Elaboração de texto poético, utilizando programas tecnológicos (poesia, imagens e música).
3º Bimestre
Tema: Amizade
Ações:
· Fotografia: cenas do cotidiano;
· Produção de crônica.
Metodologia
· Fixação do cartaz com os dados sobre o projeto na sala de aula.
· Explicação das atividades a serem realizadas aos alunos, com questionamentos orais, para retirar dúvidas.
· Orientações para a fotografia;
· Aula prática com captação de imagens do cotidiano;
· Exemplificação de tipos de crônicas;
· Separação de grupos para produção de trabalho artístico;
· Produção de crônicas embasadas nas imagens captadas;
4º Bimestre
Tema: Solidariedade
Ações:
· Arrecadação de alimentos.
· Visita ao “Lar da Criança”:
- Contando historinhas,
- Brincadeiras infantis;
- Teatro de Fantoches;
- Lanches comunitários.
Metodologia.
Explicação das ações de projeto aos alunos com de orientação e organização da campanha de arrecadação de alimentos;
Divisão de três grupos em sala e a distribuição de tarefas para cada grupo:
- Primeiro grupo ficará responsável pela divulgação da campanha em todas as salas, nos período matutino e vespertino.
- Segundo grupo deverá encapar duas caixas grandes para colocar os alimentos, depois colar um cartaz com o nome do projeto, o tema, a sala envolvida e o slogan da campanha: “Solidariedade alimenta a alma”.
- Terceiro grupo, selecionará e organizarão as cestas em sacos plásticos para distribuição às famílias carentes.
· Realização de uma lista com nome de pessoas carentes e o endereço para a entrega.
· Seleção de um dia para a visita ao Lar da Criança, com a aplicação de brincadeiras de roda aplicada pelos alunos em grupos. Durante esta atividade outro grupo ficará contando histórias e um outro com o teatro de fantoches.
· Orientação dos alunos para a realização das atividades a serem aplicadas no dia da visita.
· Organização do lanche comunitário pelos alunos para uma confraternização, juntamente com as crianças do Lar.
· Conversa com os alunos para verificar os valores aprendidos.
· Relatório individual do projeto.
CRONOGRAMA
MAIO
· Apresentação do Projeto;
· Exibição do filme – Clube do Imperador;
· Aplicação de Questionário.
JUNHO e JULHO
· Produção de Noticiário;
· Texto Poético.
AGOSTO e SETEMBRO
· Captação de Imagens – fotografias – Cenas do cotidiano;
· Produção de Crônica.
OUTUBRO, NOVEMBRO e DEZEMBRO
· Arrecadação de alimentos;
· Entrega de alimentos arrecadados aos necessitados;
· Visita a Instituição de acolhimento com a realização de atividades recreativas.
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados de acordo com o envolvimento nas atividades propostas e seguindo os itens:
Participação;
Atitudes éticas e solidárias;
Responsabilidade;
Cooperação.
*****
Coordenadora: Suzana Marques de Oliveira Ortega
Anos envolvidos: Educação Infantil, 1ºA, B, C e 2ºA
Conteúdo: Valores Humanos na Escola
OBJETIVO ESPECÍFICO
O Projeto “Valores Humanos na Escola” tem por finalidade conscientizar os alunos sobre a importância do bom relacionamento entre todos os indivíduos da escola, enfatizando o respeito, a valorização de cada um como alguém que é merecedor do valor para que atitudes de bom relacionamento sejam constantes no dia-a-dia no ambiente escolar.
METODOLOGIA
§ Realizar reunião com professores, para discussão do projeto;
§ Discutir os temas a serem trabalhados por bimestre;
§ Orientar o planejamento, enfocando os valores humanos como hábito diário na vida cotidiana dos educando;
§ Sugerir dinâmicas para cada tema trabalhado;
§ Sugerir filmes para enfatizar os temas em estudo;
§ Expor os temas que serão trabalhados bimestralmente, para os alunos;
§ Leitura bimestral de livros que abordem os seguintes temas:
1º bimestre – Responsabilidade
2º bimestre – Bullying - Respeito
3º bimestre – Amizade
4º bimestre – Solidariedade
§ Sugerir rodas de discussão sobre os temas, após término de cada assunto estudado;
§ Acompanhar alunos em visitas e atividades programadas em diversos setores, enfatizando sempre os temas trabalhados em cada bimestre;
§ Conversações com os educandos sobre a importância de mudança de comportamento e de relacionamento nas mais diversas situações, focando sempre a responsabilidade, respeito, amizade e solidariedade acompanhando os alunos nas mudanças de postura adquiridas no decorrer do projeto e elogiar sempre que houver mudança de comportamento;
§ Utilizar fichas de acompanhamento da vida escolar dos alunos, onde registraremos as ocorrências relacionadas à aprendizagem e disciplina;
§ Incentivar e apoiar os professores no desenvolvimento do projeto;
§ Organizar e apresentar a Hora Cultural;
§ Auxiliar os professores na escolha e preparação das apresentações do encerramento dos projetos;
§ No encerramento do projeto, organizaremos uma campanha para arrecadação de alimentos e formação de cestas. A equipe escolar selecionará famílias carentes que receberão cestas básicas de Natal como um gesto de solidariedade.
CRONOGRAMA
ATIVIDADES
MESES
F
M
A
M
J
J
A
S
O
N
D
Reunião com professores para definir projeto
X
Elaboração do Projeto
X
X
X
Atividades diagnósticas
X
X
X
X
X
X
X
X
X
Acompanhamento do desenvolvimento do Projeto
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
Sugestões de atividades para o Projeto
X
X
X
X
X
X
X
X
Acompanhamento escolar dos alunos através de fichas de acompanhamento
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
Acompanhamento individual dos alunos com dificuldade
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
Momento da história
X
X
X
X
Encerramento do projeto com arrecadação de cestas e distribuição das mesmas para famílias carentes
X
X
Apresentações no encerramento do projeto
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AVALIAÇÃO
Serão avaliados no seu cotidiano através das mudanças de atitudes ocorridas a
partir do desenvolvimento do Projeto Valores Humanos na Escola e durante as reuniões para análise do desenvolvimento do projeto
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Coordenadora: Edite Inês Baungaertner Schmidt
Anos envolvidos: 2º B e C , 4ºA, B e C e 5ºA, B e C
Conteúdo: Valores Humanos na escola
OBJETIVO ESPECÍFICO
O Projeto “Valores Humanos na Escola” tem por finalidade conscientizar os alunos sobre a importância do bom relacionamento entre todos os indivíduos da escola, enfatizando o respeito, a valorização de cada um como alguém que é merecedor do valor para que atitudes de bom relacionamento sejam constantes no dia-a-dia no ambiente escolar.
METODOLOGIA
§ Realizar reunião com professores, para discussão do projeto;
§ Discutir os temas a serem trabalhados por bimestre;
§ Orientar o planejamento, enfocando os valores humanos como hábito diário na vida cotidiana dos educando;
§ Sugerir dinâmicas para cada tema trabalhado;
§ Sugerir filmes para enfatizar os temas em estudo;
§ Expor os temas que serão trabalhados bimestralmente, para os alunos;
§ Leitura bimestral de livros que abordem os seguintes temas:
1º bimestre – Responsabilidade
2º bimestre – Bullying - Respeito
3º bimestre – Amizade
4º bimestre – Solidariedade
§ Sugerir rodas de discussão sobre os temas, após término de cada assunto estudado;
§ Acompanhar alunos em visitas e atividades programadas em diversos setores, enfatizando sempre os temas trabalhados em cada bimestre;
§ Conversações com os educandos sobre a importância de mudança de comportamento e de relacionamento nas mais diversas situações, focando sempre a responsabilidade, respeito, amizade e solidariedade acompanhando os alunos nas mudanças de postura adquiridas no decorrer do projeto e elogiar sempre que houver mudança de comportamento;
§ Utilizar fichas de acompanhamento da vida escolar dos alunos, onde registraremos as ocorrências relacionadas à aprendizagem e disciplina;
§ Incentivar e apoiar os professores no desenvolvimento do projeto;
§ Organizar e apresentar a Hora Cultural;
§ Auxiliar os professores na escolha e preparação das apresentações do encerramento dos projetos;
§ No encerramento do projeto, organizaremos uma campanha para arrecadação de alimentos e formação de cestas. A equipe escolar selecionará famílias carentes que receberão cestas básicas de Natal como um gesto de solidariedade.
CRONOGRAMA
ATIVIDADES
MESES
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Reunião com professores para definir projeto
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Elaboração do Projeto
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Atividades diagnósticas
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Acompanhamento do desenvolvimento do Projeto
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Sugestões de atividades para o Projeto
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Acompanhamento escolar dos alunos através de fichas de acompanhamento
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Acompanhamento individual dos alunos com dificuldade
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Momento da história
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Encerramento do projeto com arrecadação de cestas e distribuição das mesmas para famílias carentes
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Apresentações no encerramento do projeto
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AVALIAÇÃO
Serão avaliados no seu cotidiano através das mudanças de atitudes ocorridas a
partir do desenvolvimento do Projeto Valores Humanos na Escola e durante as reuniões para análise do desenvolvimento do projeto
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Coordenadora: Ivete Villetti Brito
Anos Envolvidos: 6º ao 9º
METODOLOGIA
- Reunião com professores para rever o projeto;
- Realizar as adequações necessárias;
- Passar em todas as salas do 6º ao 9º ano para explicar as regras internas da escola, enfatizando a importância do cumprimento das mesmas, para o bom andamento da escola, integrando-as ao projeto;
- Preencher a ficha individual do aluno, quando houver ocorrências;
- Acompanhar as ações dos professores, interferindo quando necessário, agendando palestras e outras atividades;
- Convocar reuniões com os pais de alunos que apresentam comportamento inadequado, colocando sobre a necessidade de incutir valores nas nossas crianças;
- Conversar individualmente com o aluno que apresentar dificuldade de aprendizagem ou desinteresse, e registrar em sua ficha individual;
- Confeccionar cartazes para espalhar na escola sobre valores;
- Elaborar horário de reforço aos alunos das series iniciais que apresentarem dificuldade, sendo que estes serão auxiliados pelos alunos do 9º Ano, desenvolvendo a solidariedade;
- Realizar a campanha solidária, com arrecadação de alimentos para entregar a famílias carentes no Natal;
- Agendar palestra sobre valores;
- Agendar, organizar e apresentar a Hora Cultural;
- Intervir nas salas com maiores problemas disciplinares, conversando com alunos e pais quando necessário;
- Orientar os alunos nas apresentações da nossa hora cultur
CRONOGRAMA
Mês
Atividades
Fevereiro
Reunião com professores;
Análise e reestruturação do projeto;
Regras internas;
Distribuição de salas e tema aos professores;
Conversa com alunos;
Março
Acompanhamento da execução do projeto;
Elaboração da ficha individual do aluno;
Conversa com alunos;
Abril
Reunião com professores;
Hora cultural;
Conversa com alunos;
Agendar palestra sobre bullying;
Maio
Acompanhamento da execução do projeto;
Conselho de classe;
Repasse do conselho aos alunos;
Conversa com alunos;
Junho
Acompanhamento da execução do projeto;
Conversa com alunos;
Agosto
Acompanhamento da execução do projeto;
Reunião com os pais;
Hora cultural;
Conversa com alunos;
Setembro
Outubro
Acompanhamento da execução do projeto;
Conversa com alunos;
Hora Cultural;
Novembro
Conversa com alunos;
Campanha de Solidariedade - Arrecadação de alimentos;
Apresentação das atividades de encerramento.
AVALIAÇÃO
Serão avaliadas as ações desenvolvidas durante o projeto e sua eficácia no andamento das atividades escolares e principalmente na mudança de postura de nossos educandos.
Blog de Deusa / Google
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