Devido à presença de um componente de seu óleo essencial, o eugenol, o aroma do alfavacão é bastante similar ao do cravo e, por isto, a planta passou a ser conhecida como “alfavaca-cravo” em algumas regiões
As propriedades e os benefícios do alfavacão
Desde tempos antigos, quando alguém ficava resfriado e sentia muitas dores no corpo, o chá de alfavacão era indicado pelas pessoas mais velhas, pois combatia o resfriado em si e aliviava as dores do corpo.
O eugenol, componente do óleo essencial da planta, está presente com uma concentração de até 70% e contém propriedades que agem como antisséptico e analgésico, sendo indicado nos casos de resfriado com dores no corpo. O alfavacão também possui propriedades antiespasmódica, diurética, sudorífera e carminativa.
Devido às suas propriedades, o alfavacão é indicado no tratamento de casos de gripes, resfriados, bronquite, febre, inflamações da garganta e tosse. Em algumas regiões, a planta também é muito utilizada como calmante nos casos de nervosismo e até de paralisia. No Nordeste brasileiro, muitas doceiras fervem a água com as folhas do alfavacão antes de preparar os doces, o que proporciona um sabor suave e agradável de cravo.
Foto: Reprodução
Modos de usar o alfavacão
O alfavacão é mais usado nas formas de chá e de tintura, mas também pode ser encontrado no formato de cápsulas de 250mg, em algumas lojas de produtos naturais.
Para aproveitar os benefícios proporcionados pela planta, são utilizadas as suas folhas, sendo que o modo de preparo do chá depende do problema de saúde a ser tratado.
Chá de alfavacão
Para tratar tosse, gripe, bronquite, resfriado, febre, inflamações da garganta e reumatismo, basta colocar uma colher de chá de erva em uma xícara de chá de água fervente. A recomendação é tomar de 3 a 4 xícaras deste chá ao dia.
Para o tratamento de inflamações da boca e garganta, a indicação é preparar um chá por infusão, utilizando a proporção de 2 a 3 colheres de chá por cada xícara de chá de água fervente. Use o líquido para fazer bochechos ou gargarejos ou, ainda, banhar-se com a infusão, de 3 a 4 vezes ao dia.
Blog de Deusa
Nenhum comentário:
Postar um comentário