domingo, 12 de abril de 2015

Planos de Aula do 1º ao 5º – Feitos pelo MEC – Parte III

plano de aula

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Cordel.


09 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa)
ISBN:
1. Ensino Fundamental - Português 2. Gênero Textual
3. Educação Presencial I. Título II. Série
                    
 CDU: 37.046.12

Plano de Aula
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CORDEL
Nível de Ensino Ensino Fundamental/
Anos Iniciais
Ano / Semestre 5º ano
Componente Curricular PortuguêsPlano de Aula
CORDEL
Nível de Ensino Ensino Fundamental/
Anos Iniciais
Ano / Semestre 5º ano
Componente Curricular Português
Tema Gênero textual
Duração da Aula 3 aulas (50 min cada)
Modalidade de Ensino Educação Presencial
Ao fi nal da aula, o aluno será capaz de:
• D6 – F1 – PORT - IdenƟ fi car o tema de um texto,
usando a literatura de cordel;
• D1.1 – F1 – TEC - Observar para levantar dados,
descobrir informações nos objetos, acontecimentos,
situações etc. e suas representações, uƟ lizando
como auxílio sites de busca;
• D2.9 – F1 – TEC - Interpretar, explicar o senƟ do
que têm para nós acontecimentos, resultados
de experiências, dados, gráfi cos, tabelas, fi guras,
desenhos, mapas, textos, descrições, poemas etc.
e apreender este senƟ do para uƟ lizá-lo na solução
de problemas, uƟ lizando como auxílio as redes
sociais (YouTube e Orkut);
• D2.3 – F1 – TEC - Aplicar relações já estabelecidas
anteriormente ou conhecimentos já construídos
a contextos e situações diferentes; aplicar fatos e
princípios a novas situações, para tomar decisões,
solucionar problemas, fazer prognósƟ cos etc.,
como o auxílio do editor de textos (Kword) e de
imagens (TuxPaint).
 PRÉͳREQUISITOS DOS ALUNOS
• Ter noções sobre literatura de cordel;
• ter noções de redes sociais;
• saber enviar e receber e-mails;
• saber fazer busca na Internet;
• ter noção de publicação em blog e orkut.
RECURSOS/MATERIAIS DE APOIO
- Vídeo Kauan e a lenda das águas;
- exemplares de cordéis;
- cartolina,
- impressora,
- papel A4;
- laptop educacional com acesso à Internet
- fi lmadora ou celular com câmera
GLOSSÁRIO
Literatura de cordel: é um Ɵ po de poema
popular, originalmente oral, e depois impresso
em folhetos rúsƟ cos ou outra qualidade de
papel, expostos para venda, pendurados em
cordas ou cordéis.
RepenƟ sta: poeta popular em Portugal ou no
Brasil, um improvisador que, a parƟ r de um
mote, recita espontaneamente um poema em
forma de repente.
Xilogravura: é a técnica de gravura na qual se
uƟ liza madeira como matriz para a reprodução
da imagem gravada sobre papel ou outro
suporte adequado. É um processo muito
parecido com um carimbo.
Disponível em: pt.wikipedia.org/ Acessado em: 03.05.2011

O cordel
A literatura de cordel é entendida como uma poesia popular que é impressa e divulgada em
folhetos ilustrados com o processo de xilogravura. Esta chegou ao Brasil no século XVIII, através
dos portugueses e, aos poucos, foi se tornando cada vez mais popular. Vendidos em pequenas lojas
de mercados populares, o cordel ganhou esse nome, pois eram expostos ao povo amarrados em
cordões.
Os cordéis ou folhetos fazem grande sucesso em Estados como Pernambuco, Ceará, Alagoas, Paraíba
e Bahia. Este sucesso ocorre em função, além, do preço baixo, do tom humorísƟ co de muitos deles
e também por retratarem fatos da vida coƟ diana da cidade ou da região. Como por exemplo: festas,
políƟ ca, secas, disputas, brigas, milagres, vida dos cangaceiros, atos de heroísmo, milagres, morte
de personalidades etc. Os folhetos, também, podem contar um fato isolado, como por exemplo: um
boato (contado de forma diverƟ da). Muitos revelam a realidade desesperadora, o exagero, os mitos,
as lendas.
Os folhetos eram facilmente vendidos, pois custava pouco e, como eram escritos, na maioria das
vezes, por pessoas de pouca instrução trazia uma linguagem popular, acessível. Seus versos eram
recitados e, em algumas vezes, acompanhados pelo violão. Muitas vezes se tornavam mais populares
e superiores do que os jornais
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De onde vem a palavra cordel?

 Mas, o que é, exatamente, o cordel?
Figura 1
Quais as histórias que encontramos nos cordéis?
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Figura 2
Figura 1: Disponível em http://papocult3.blogspot.com/2010_06_01_archive.html
 Acessado em: 26.04.2011
Figura 2: http://papiete.zip.net/arch2009-08-30_2009-09-05.html
Acessado em 26.04.2011
CORDEL 02
QUESTÕES PROBLEMATIZADORAS

LEIS, PRINCÍPIOS, TEORIAS, TEOREMAS, AXIOMAS, FUNDAMENTOS, REGRAS...
O cordel
A literatura de cordel é entendida como uma poesia popular que é impressa e divulgada em
folhetos ilustrados com o processo de xilogravura. Esta chegou ao Brasil no século XVIII, através
dos portugueses e, aos poucos, foi se tornando cada vez mais popular. Vendidos em pequenas lojas
de mercados populares, o cordel ganhou esse nome, pois eram expostos ao povo amarrados em
cordões.
Os cordéis ou folhetos fazem grande sucesso em Estados como Pernambuco, Ceará, Alagoas, Paraíba
e Bahia. Este sucesso ocorre em função, além, do preço baixo, do tom humorísƟ co de muitos deles
e também por retratarem fatos da vida coƟ diana da cidade ou da região. Como por exemplo: festas,
políƟ ca, secas, disputas, brigas, milagres, vida dos cangaceiros, atos de heroísmo, milagres, morte
de personalidades etc. Os folhetos, também, podem contar um fato isolado, como por exemplo: um
boato (contado de forma diverƟ da). Muitos revelam a realidade desesperadora, o exagero, os mitos,
as lendas.
Os folhetos eram facilmente vendidos, pois custava pouco e, como eram escritos, na maioria das
vezes, por pessoas de pouca instrução trazia uma linguagem popular, acessível. Seus versos eram
recitados e, em algumas vezes, acompanhados pelo violão. Muitas vezes se tornavam mais populares
e superiores do que os jornais.
De acordo com Manoel de Almeida Filho (1963), os folhetos são efi cazes por serem escritos em verso compostos segundo um rece a realização de sessões coleƟ vas de leituras empadrão que favoreça ao público.Por isso, eles parecem superiores aos jornais em que se apresentam noơ cias em
prosa.
Acesse link; http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000016789.PDF

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