Planos de aula de matematica para series iniciais
DISCIPLINA: Matemática
ETAPA DE ENSINO: 1° ano – Ensino Fundamental
SÉRIE/TURMA/ANO: 1° ano A
NÚMERO DE ALUNOS: 28 alunos
DESCRIÇÃO DO PERFIL DA CLASSE: A turma é bem inquieta, a conversa paralela é persistente e precisa da intervenção do professor.
TEMPO PREVISTO PARA DESENVOLVIMENTO DA AULA: 5 h/aula.
TEMA DA AULA: Jogo de imagens.
JUSTIFICATIVA: Utilizar a contagem oral e relacionar número-quantidade.
DISCIPLINA VINCULADA AO TEMA: Matemática
OBJETIVOS PRETENDIDOS: Ter noção de quantidade; reconhecer números; saber utilizar a contagem oral e fazer adições entre quantidades apresentadas.
CONTEÚDO: Números e quantidades.
SITUAÇÃO DIDÁTICA: Para iniciar a aula, é preciso lembrar a turma que devem ter muita atenção e raciocínio. Explicar que todos gostarão da aula e dizer que irão brincar com o jogo das imagens. Entregar algumas imagens para os alunos, que irão contar a quantidade de objetos encontrados em cada imagem. Também deverão registrar a resposta na fola sulfite, que poderá ser colada no caderno.
1° Imagem – Sala com 15 alunos
Perguntar quantos alunos tem na imagem.
2° Imagem – Pista com 09 veículos
Perguntar quantos veículos tem na imagem.
3° Imagem- Árvore com 11 maçãs.
Perguntar quantas maças tem na árvore.
4° Imagem – Alguns brinquedos espalhados o chão.
Perguntar a quantidade de brinquedos.
Depois aplicar uma atividade onde eles continuarão identificando as quantidades nas figuras e escrevendo ao lado delas. Para finalizar pedir para que eles contem oralmente.
RECURSOS: Folhas sulfite, lápis, borracha, tesoura e imagens impressas.
AVALIAÇÃO: Se dará por meio da participação dos alunos e desenvolvimento da atividade proposta em sala.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: mirellaazera. blogspot.com
PLANEJAMENTO DE AULA
DISCIPLINA: Matemática
ETAPA DE ENSINO: 2° ano – Ensino Fundamental
SÉRIE/TURMA/ANO: 2° ano A
NÚMERO DE ALUNOS: 25 alunos
DESCRIÇÃO DO PERFIL DA CLASSE: A turma é bem ativa, espontânea, a maioria são filhos de pais graduados e atendem bem a expectativa da professora.
TEMPO PREVISTO PARA DESENVOLVIMENTO DA AULA: 5 h/aula.
TEMA DA AULA: Composição e reprodução de figuras geométricas.
JUSTIFICATIVA: Conhecer as formas geométricas.
DISCIPLINA VINCULADA AO TEMA: Matemática
OBJETIVOS PRETENDIDOS: Diferenciar, compreender e conhecer características de figuras: formas, lados retos e curvos, etc.
CONTEÚDO: Formas geométricas.
SITUAÇÃO DIDÁTICA: Primeiramente relatar aos alunos que eles irão trabalhar com formas geométricas em recorte de EVA, com seus respectivos nomes, pedir aos alunos para relatar a diferença entre elas, e o que lembra cada uma delas, depois passar na mão das crianças as formas geométricas ( circulo, triângulo, retângulo, etc.) em madeira, trabalhando com o material concreto a fim de fixar sua características.
Em seguida entregar para eles folhas brancas A4, cola, tesoura, lápis e pedacinhos de recorte em MDF (com variadas formas geométricas), e pedir para eles formarem figuras, desenhos, paisagens. Feito isso cada um apresentará seu trabalho e relatará as formas geométricas que foram utilizadas em seu trabalho.
Reunir novamente a turma e pedir para eles encontrarem no interior da sala objetos que tenham formas geométricas já trabalhadas e pedir para que escrevam o nome do objeto e a forma encontrada ao lado.
Ex: Quadro de giz- retângulo.
RECURSOS: Recortes em EVA coloridos, peças em madeira (triângulo, círculos...), folhas A4, cola, tesoura e lápis.
AVALIAÇÃO: Se dará por meio da participação dos alunos e desenvolvimento da atividade proposta em sala.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: mirellaazera. blogspot.com
Plano de aula
Público alvo: Anos iniciais do Ensino Fundamental
Série/ ano da turma: 3° Ano/2° série
N° de alunos:
Tempo previsto para o desenvolvimento da aula: 4 h/A
Perfil da classe: É uma turma tranquila, aparentemente sem problemas de comportamento.
Tema da aula: Vamos multiplicar
Justificativa:
A multiplicação é uma operação que aparece na situação em que temos que combinar alguns eventos que são produzidos pela natureza ou pelo homem. Nesses dois campos, podemos calcular o número dessas combinações usando a multiplicação como recurso, por isso é bastante importante dominarmos bem esta área para que consigamos desempenhar bem cálculos do nosso dia a dia e proporcionar e despertar ao aluno a capacidade de resolver as propriedades de multiplicação em situações concretas.
Disciplina vinculada ao tema: Matemática
Objetivos pretendidos:
· Desenvolver o sentido da multiplicação simples
· Identificar em uma multiplicação os fatores e o produto.
· Aplicar e resolver as propriedades da multiplicação.
Conteúdo: Multiplicação
Situação didática:
A aula se iniciará com a introdução do tema “multiplicação”, o que é, quais as formas de multiplicar e o que são fatores e produtos, dando alguns exemplos utilizando o quadro com os seguintes problemas:
Encontre os resultados:
a) 2 vezes 6 palitos, são palitos
2 x 6 = _________
b) 3 vezes 2 flores, são flores .
3 x 2 = _____________
c) 2 vezes 4 triângulos, são triângulos
2 x 4 = ______
d)2 vezes 4 bolas são bolas
2 x 4 = ________
Mostre como fazer usando objetos ou figuras para que fixe melhor como se funciona a multiplicação.Logo em seguida passe essa atividade no quadro explique como fazer e deixe que façam sozinhos.
3x 5 = 5
Que algarismo devemos colocar no lugar da para que a conta fique correta?
5) Siga o modelo:
2 + 2+ 2 → 2x 3 = 6
a) 5 + 5 → 5 x =
b) 2 + 2 + 2 +2 +2 + 2 + 2 → 2 x =
c) 3 + 3 + 3 → 3 x =
d) 4+ 4+ 4 +4 → 4 x =
d) 5+5+5+5→ 5 x =
Após o lanche e o recreio finalizar a atividade do quadro e fazer a correção.
Para finalizar, entregar a eles uma folha com um dominó-tabuada para eles jogarem.
Domminó tabuada
Recursos: quadro, giz, carderno, jogo dominó-tabuada
Cronograma: 07h30min ás 07h40min – Chegada e acomodação da turma.
07h50min ás 09h30min – Introdução do tema multiplicação e exemplos utilizando o quadro e objetos.
09h30min às 10h00min Lanche
10h00min às 10h30min Recreio
10h30min às 11h10min – Atividade de multiplicar.
11h10min às 11h30min- Correção da atividade no quadro.
11h30min as 12h00min – Entrega do jogo dominó- tabuada e finalização da aula.
Avaliação: A avaliação será por meio de resolução de exercícios em sala de aula, bem como através de sua participação durante a aula.
Referências bibliográficas:
MEDEIROS, Celme Farias.
Nova aquarela do saber: livro integrado. 4° ano. Editora Brasil.
SHEIDMANDEL, Alberto Nilo. Matemática. 3ª série.
Plano de aula
Público alvo: Anos iniciais do Ensino Fundamental
Série/ ano da turma: 5°ano/ 4° serie
N° de alunos: 28
Tempo previsto para o desenvolvimento da aula: 4 horas
Perfil da classe: É uma turma tranquila, aparentemente sem problemas de comportamento.
Tema da aula: Medidas de comprimento
Justificativa:
Desde a Antiguidade os povos foram criando suas unidades de medida. Cada um deles possuía suas próprias unidades-padrão.
Com o desenvolvimento do comércio ficavam cada vez mais difíceis a troca de informações e as negociações com tantas medidas diferentes.
Era necessário que se adotasse um padrão de medida único para cada grandeza.
Foi assim que, em 1791, época da Revolução francesa, um grupo de representantes de vários países reuniu-se para discutir a adoção de um sistema único de medidas. Surgia o sistema métrico decimal.
Metro
A palavra metro vem do gegro métron e significa "o que mede". Foi estabelecido inicialmente que a medida do metro seria a décima milionésima parte da distância do Pólo Norte ao Equador, no meridiano que passa por Paris. No Brasil o metro foi adotado oficialmente em 1928.
Para medirmos comprimento, usamos como unidade o metro, que representamos pelo símbolo M (Lê-se metro).
Medidas maiores que o metro:
1000 m = 1km (quilometro)
100 m = 1hm (hectômetro)
10 m = 1 dam ( decâmetro)
Medidas menores que o metro :
1 m = 10 dm (decímetro)
1m = 100cm (centímetro)
1m = 1000 mm (milímetro)
Disciplina vinculada ao tema: Matemática
Objetivos pretendidos:
· Identificar as Unidades de Medidas de comprimento
· Reconhecer os Múltiplos e Submúltiplos do metro.
· Aprender a utilizar as medidas de comprimento
Situação didática:
Iniciar a aula falando sobre as unidades de comprimento sobre unidade padrão de medidas de comprimento, o “metro”, e de seus múltiplos e submúltiplos mais conhecidos, o quilometro, o centímetro e o milímetro, utilizar o quadro na explicação. Falar sobre os submúltiplos usando uma fita métrica.
Em seguida pedir aos alunos que meçam objetos pequenos como o estojo ou caderno e perguntar qual unidade de medida é mais conveniente para essas medições (espera-se que os alunos citem o centímetro). Na régua será possível mostrar que um centímetro equivale a uma centésima parte do metro e consequentemente, o milímetro que é igual a uma décima parte do centímetro corresponde a uma milésima parte do metro.
Logo após a explicação entregar as seguintes atividades:
1- Escreva usando os símbolos:
a) Quatro metros________________
b) Vinte quilômetros______________
c) Cinco decímetros______________
d) Três centímetros _______________
e) Sete milímetros _______________
f) Um metro e doze centímetros _____________
2-Escreva com se lê
a) 3 m___________________________
b) 100 km_______________________
c) 10dm________________________
d) 5 cm_________________________
e) 9 mm________________________
f) 2cm e 4mm____________________
3-Qual é a unidade de comprimento mais adequada para medir:
a) O comprimento da sala de aula?__________________
b) A distância entre cidades?_______________________
c) O comprimento do lápis?_______________________
d) A espessura da capa do livro?____________________
e) O raio da terra?_______________________
f) A altura de um poste?______________________
4-Circule a medida mais adequada:
a) Comprimento de um ônibus: 10 cm 10 m 10 km
b) Comprimento de uma caneta: 15 cm 15m 15 km
c) Comprimento de um inseto: 3 cm 3 m 3 km
d) Distância da Terra à Lua: 356 000 m 356 000 dm 356 000 km
5-Estime quantos centímetros tem seu palmo:
Depois, meça-o com uma régua:________________
Qual foi a diferença entre a estimativa e a medida?.
6-Paulo saltou l metro e 50 centímetros.
a) Quantos centímetros ele saltou?
b) Quanto a mais ele deveria saltar para atingir 2
7-Ana tem 120 centímetros de altura. Vânia é mais baixa que Vanessa. Marisa é mais alta que Vânia. Vânia é mais alta que Ana.
7-Ana tem 120 centímetros de altura. Vânia é mais baixa que Vanessa. Marisa é mais alta que Vânia. Vânia é mais alta que Ana.
a) Escreva em metros c centímetros a altura de
Ana:
b) Quem é a mais baixa de todas?____
c) E possível dizer quem é a mais alta de todas?_____
8-Estime a largura e o comprimento, em milímetros, deste livro de matemática. Depois, meça-o com uma régua e compare sua estimativa com a medida real.
Estimativa Medida
Comprimento: Comprimento:
Largura: Largura:
9-O que é maior:
a)375 metros ou 4 quilômetros?_______________
b)250 centímetros ou 24 metros?_______________
10-Samuel comprou 1metro de fio por 2,oo reais. Depois, voltou para buscar mais 75 centímetros. Quantos ele gastou ao todo?_________________________
11-Um adesivo para curativo mede cerca de 7,5 centímetros.
Quantos milímetros ele mede?_________________
12-Eli mediu uma tira de papel de 2,7 centímetros. Cleber cortou uma tira de 3,5 centímetros. Quantos milímetros a tira de Cleber tem a mais que a de Eli?_________
Recursos: quadro, giz, folhas, fita métrica, copia de atividades.
Cronograma:
07h30min ás 07h40min As crianças se organizam em filas e seguem para a sala.
07h50min ás 08h40min A aula se iniciará com a introdução do tema “medidas de comprimento”, com explicação no quadro.
08h40 ás 09h20min Entregar uma folha com atividades.
09h20min ás 09h50min Explicar sobre as atividades
09h50min às 10h20min Lanche
10h20min às 10h40min Recreio
10h40 as 11h20 Fazer correção com os alunos
11h20 as 11h40 Momento de tirar as duvidas sobre o conteúdo
11h40 as 12h00min Encerramento
Avaliação: A avaliação será por meio de resolução de exercícios em sala de aula, bem como através de sua participação durante a aula.
Referências bibliográficas:
DANTE, Roberto Luiz.
Vivência / Construção Matemática volume 4.
Editora ática; São Paulo 2002.
Blog de Deusa / Projetos para educação
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