Empresas que não entendem a necessidade de seus clientes, não sabem escutar o que eles tem a dizer ou simplesmente, não sabem se relacionar; tendem a ter seus negócios cada vez mais prejudicados. Saiba como evitar essa situação com 7 dicas básicas sobre marketing de relacionamento.
1.Paciência e educação sempre
A primeira das dicas se refere a algo bem simples, mas que em muitos casos não é encontrado por clientes e consumidores. Quando isso acontece, os mesmos não pensam duas vezes em trocar de empresa.Na esfera do relacionamento, educação é um fator mais que essencial, visto que muitas conversas e negociações serão obtidas e muitas vezes, clientes poderão falar algo de cabeça quente e pressionar sua empresa. Nessas situações deve se agir com razão, nunca subir o tom de voz e buscar a argumentação sempre.
Lembre-se, muitas vezes sua educação pode não ser notada, mas a falta dela, com certeza será.
Nessas mesmas situações, é também fundamental ter paciência, para não dar nenhuma resposta atravessada e saber lidar com clientes com maior dificuldade nesses processos.
2.Ninguém gosta de esperar
Um sinônimo de situação chata é quando um consumidor quer resolver de maneira rápida algum problema com determinada empresa e esta apenas o redireciona para diversos departamentos, o fazendo esperar muito tempo até uma real resolução.Sejamos francos, hoje em dia, ninguém tem mais tempo para perder. Por isso, se esforce para facilitar a vida de seus clientes, os tratando com objetividade e dinamicidade em casos como esse.
Coloque sempre na linha, alguma pessoa com autonomia para resolver um problema imediatamente, isso diminuirá muito o desgaste com seu cliente.
3.Personalizações são bem vindas
Todos gostam de ser tratados de forma especial, além disso, ao cliente perceber a atenção que a empresa tem com ele, uma identificação é gerada.Por isso, pequenas medidas podem ser bem interessantes para sua organização. Segmentar newsletters de acordo com o setor de seu público, usar termos específicos de seu negócio e adequar o conteúdo às suas preferências; são exemplos de ações que podem ajudar a estreitar seus laços com ele.
4.Absorva os feedbacks
Muitas vezes o feedback concedido à sua empresa, faz criticas e contém comentários que não são bem vindos, em um primeiro momento.Nesses casos, se torna fundamental, se colocar no papel do cliente e entender o porquê desse feedback ser dado, para que assim fatores sejam corrigidos em um futuro breve e menos criticas sejam geradas.
Por mais difícil que seja, absorver feedbacks é uma ação que realmente pode fazer sua empresa melhorar e crescer.
5.Se esforce para entender seus clientes
Quando sua empresa não alcança aquela meta, ou o contrário, quando ela a ultrapassa com grandes números. É sempre necessário buscar enxergar o porquê disso e o que está sendo feito certo, e o que está sendo feito errado.O cliente muitas vezes dá sinais implícitos de satisfação e insatisfação e quanto mais a empresa entender esses sinais, mais força ela terá com seu público.
Algumas técnicas como pesquisas podem ser implantadas, e por mais que tenha custo, um retorno é garantido na maioria dos casos.
6.Mantenha sempre seus contatos atualizados
É um princípio básico, antes de se relacionar, sua empresa deve ter com quem fazer isso. E ao obter esse contato, ele deve ser arquivado e um banco de dados deve ser criado.Nenhum contato é descartável e quanto mais informações deste forem obtidas, maior será seu poder em negociar e se relacionar.
Por isso tente extrair sempre o máximo de informações e mantenha seus contatos atualizados.
7.Não sufoque seus clientes
Ninguém gosta de ter seu espaço invadido, com isso, se relacionar com seus clientes se mostra uma situação por vezes delicada.Para não o saturar e o sufocar, comunique-se apenas de forma necessária. Pessoas tendem a não receber positivamente quando organizações enviam muitos sms, enchem sua caixa de e-mail, ou realizam ligações em horários inconvenientes.
Existem muitos canais e ferramentas para estabelecer contato com seus clientes e todas essas devem ser utilizadas com maestria para fortalecer seu contato e não saturá-lo.
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