A Receita de “Arroz” de Couve-Flor já é uma receita bem conhecida de quem faz dieta. Eu mesma conheço e faço essa receita há muitos anos, aprendi em um grupo de emagrecimento que frequentei quando morava em Rio Claro (SP),
Essa é uma dica ótima para quem quiser comer um prato que lembra muito o arroz, mas sem carboidrato. Fica bem leve e uma delícia. Substitui muito bem o arroz de todo dia.
É uma ajuda e tanto para diminuir a quantidade de calorias que ingerimos em uma refeição e muito nutritiva.
A Fernanda Zanovello, nossa nutricionista querida, que tem nos mostrado o quanto é saudável e o quanto faz bem o que temos comido nessas receitas da detox, vem agora falar dessa receita de “arroz” de couve-flor:
Patty veja os nutrientes presentes nessa receita:
COUVE-FLOR
Couve-flor tem fibras, vitamina C, potássio, fósforo, antioxidantes e é ótima para prevenção de câncer.
ÓLEO DE COCO
Óleo de coco contém TCM (triglicerídeos de cadeia média) de fácil metabolização, resistente à oxidação e estável ao calor (sendo indicado para uso culinário). É utilizado como fonte de energia para o metabolismo (não sendo armazenado no organismo como gordura corporal).
SAL MARINHO
Sal marinho tem sódio (essencial para distribuição orgânica de água e volume sanguíneo), iodo (componente dos hormônios tireoidianos T3 e T4), cálcio, magnésio, enxofre (auxilia no processo de detoxificação do fígado).
CEBOLA
Cebola é rica em fibras, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, sódio, prevenção de doenças cardiovasculares, auxilia no tratamento de doenças respiratórias, prevenção de câncer, ação anti-inflamatória.
Fernanda Zanovello
RECEITA DE “ARROZ” DE COUVE-FLOR
1 couve-flor pequeno (ou metade de um grande)
1 colher (de sobremesa) de óleo de coco (pode ser azeite de oliva ou manteiga ghee ou clarificada)
2 colheres (de sopa) de cebola ralada
1 pitada de sal (usei o marinho)
Modo de preparo
A primeira coisa é preparar a couve-flor. Corte os floretes dela e lave muito bem, se quiser deixe até um pouquinho de molho. Agora para deixar ela com aparência de arroz você pode fazer de três maneiras:
- No processador (como eu fiz) – basta colocar a couve-flor crua no processador e ir apertando a tecla pulsar até a couve-flor ficar trituradinha como se fossem grãos de arroz. Essa forma é fácil e rápida.
- No liquidificador – Coloque pequenas porções de couve-flor crua e aperte a tecla pulsar. O segredo aqui é fazer em pequenas porções por vez.
- No ralo grosso – Esse dá um pouquinho mais de trabalho, mas funciona. É só ralar a couve-flor crua no ralo grosso.
Como fazer o falso arroz de couve-flor
Coloque em uma panela o óleo de coco e a cebola e deixe murchar, não precisa dourar. Acrescente a couve-flor processada e refoge também. Vá mexendo de vez em quando. Não precisa colocar água e em poucos minutos ela já estará cozida. Acerte o sal e sirva.
Para fazer no micro-ondas
Em um refratário coloque a couve-flor processada e a cebola, misture bem. Tampe o refratário com uma tampa própria para micro-ondas ou coloque papel filme por cima e faça alguns furinhos. Leve ao micro-ondas por 3 minutos, mexa bem. Se precisar volte para o micro-ondas por mais alguns minutinhos. Depois de cozido e ainda quente, misture o óleo de coco e o sal.
Como congelar
Vocês sabem que meu sobrenome é praticidade, então acho ótimo fazer esse “arroz” e congelar em porções menores para eu ter sempre que quero ele já prontinho. Basta separar em recipientes a quantidade que vou usar por vez ( não pode recongelar). Coloco uma tampa e guardo no freezer.
Se eu for congelar por um tempo grande (ele dura 3 meses no freezer) daí já tenho que ter um pouco mais de cuidado para que eu não perca os nutrientes dele. O segredo aqui é tirar todo o ar do recipiente, ou saco de congelamento que eu usar.
Observação:
Esse “arroz” é ótimo para comer a noite, pois é low carb e sua refeição vai ficar mais leve, acrescente uma salada e um frango grelhado no seu prato e pronto, perfeito.
Blog de Deusa / Aquina cozinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindos amigos(a)