JARDIM I
PORTUGUÊS
♥ OBJETIVO
1. Desenvolver percepção visual, auditiva, coordenação♥ OBJETIVO
viso-motora.
2. Desenvolver Orientação temporal (começo, meio e
fim).
3. Desenvolver Orientação espacial.
♥ CONTEÚDO
1. Desenho livre.
2. Labirinto.
3. Pintura.
4. Recorte e colagem.
5. Traçado de linhas com movimentos livres e dirigidos.
► Percepção visual:
1. Cor.
2. Forma.
3. Tamanho
4. Detalhes.
5. Complementação de figuras.
6. Letras (a, e, i, o, u).
· Orientação temporal: começo, meio e fim, mais velho,
mais novo, primeiro e último.
· Orientação espacial: dentro/fora, em cima, entre, em
baixo, na frente, atrás, alto, baixo, perto e longe.
♥ Metodogia:
♥ AVALIAÇÃO
da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
MATEMÁTICA
♥ OBJETIVO
entre os conceitos: todo, parte, igual, diferente, grande,
pequeno, tamanho, cor, forma, etc.
Desenvolver o conceito numérico através da expressão
verbal e gráfica.Desenvolver a noção de diferente
medidas em relação aos objetos e ao tempo.
♥ CONTEÚDO
► Estruturas lógicas:
1. Discriminação (semelhanças e diferenças).
2. Comparação.
3. Identificação.
4. Conjuntos.
5. Correspondência.
6. Cores.
· Tamanho e formas (círculo, triângulo, quadrado,
retângulo).
· Número de 1 a 9, quantidade (mais, menos, muito,
pouco, cheio e vazio).
► Medidas:
1. Tamanho de objetos (pequeno, grande, maior, menor,
grosso e fino).
2. Distância entre os objetos (longe, perto).
3. Velocidade (rápido, lento, devagar, depressa).
4. Massa (leve, pesado).
5. Temperatura (quente, frio).
6. Som (alto, baixo).
7. Tempo (muito tempo, pouco tempo, dia, noite, hoje,
ontem e amanhã).
♥ Metodologia:
promovam a discriminação.
· Através do uso de material concreto onde a criança
consiga visualizar e conceituar a contagem dos
objetos, e mais tarde a apresentação dos números em lousa, caderno, folhas de sulfite, cartazes e músicas.
· Através de material concreto que permita
a visualização de diferente medidas, utilizando também jogos e brincadeiras. Em relação ao tempo é interessante o uso de calendário mostrando o dia, mês, ano e tempo meteorológico, e o aniversário das crianças da sala.
♥ AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ESTUDOS SOCIAIS
♥ OBJETIVO
sua família, reconhecendo sua importância e valor que
possui em casa.
2. Desenvolver socialização.
3. Identificar os meios de transportes que circulam em
nosso país, relacionando-os com o trânsito.
4. Identificar os meios de comunicação existentes em
nosso país.
5. Identificar diferentes profissões, bem como sua
importância para economia familiar e do país.
6. Estimular o reconhecimento da história Brasileira.
♥ CONTEÚDO
· Eu/Família/Casa.
· Escola
· Meios de Transporte/Trânsito.
· Meios de Comunicação.
· Profissões.
► Datas Comemorativas:
1. Carnaval.
2. Páscoa.
3. Dia Nacional do Livro Infantil.
4. Dia do Índio.
5. Dia do Trabalho
6. Dia das Mães.
7. São João.
8. Dia dos Pais.
9. Dia do Soldado.
10. Folclore.
11. Independência.
12. Dia da Árvore.
13. Primavera.
14. Semana do Trânsito.
15. Dia das Crianças.
16. Proclamação da República.
17. Natal e outros.
♥ Metodologia:
histórias e explicações sobre o significado de cada item, e produções de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
♥ AVALIAÇÃO
CIÊNCIAS
♥ OBJETIVO
· Estimulação dos 5 sentidos, desenvolvendo a capacidade de auto-higiene e a identificação e
nomeação das partes do corpo.
· Incentivar a importância ecológica, através da
jardinagem e horticultura.
· Apresentar a diferença entre campo/cidade e praia,
estabelecendo a noção de tempo.
· Identificar a importância da água para os seres vivos
mostrando a diferenciação entre seres vivos e não
vivos.
· Nomear e reconhecer diferentes animais.
♥ CONTEÚDO
. O corpo humano (os sentidos, hábitos de higiene, e partes do corpo).
. A natureza (dia/noite/tempo, água, campo, cidade, praia, seres vivos e não vivos, plantas e animais). ♥ Metodologia
audição, tato, olfato e gustação. Incentivar também o
lavar as mãos, escovar os dentes sempre que
necessário, através de músicas e histórias, que
despertem o interesse da criança.
· Plantar mudas e flores explorando o meio ambiente,
livros e revistas que auxiliam a explicação sobre a
natureza para o professor.
♥ AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ARTES
♥ OBJETIVO
· Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
· Estimulação de confecção de brinquedos através da
sucata.
· Estimular a coordenação da criança e a criatividade
com o uso da argila e massinha.
♥ CONTEÚDO
· Artes: desenho livre e pintura.· Sucata.
· Argila e massinha.
♥ Metodologia
· Utilização de lápis, pincéis, cola. Com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
· Material de sucata e criatividade do professor.
· Apresentação de argila e massinha.
♥ AVALIAÇÃO
criança no desempenho de suas atividades, no
relacionamento com os colegas e com a professora. O
instrumento de avaliação é uma ficha de observações
que será entregue aos pais todo Bimestre.
♥ OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
· Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
· Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por
favor, muito obrigado, com licença, etc.
· Permitir que a criança seja independente.
· Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
· Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
· Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
· Mantê-la ocupada.
· Levar a criança a participar das atividades de grupo.
Blog de Deusa / mundinho da criança
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindos amigos(a)