Quando o assunto é emagrecimento, existem muitos modismos, remédios, suplementos milagrosos e por aí vai. Todos eles fazem grandes promessas, porém, às vezes apresentam poucos resultados, além dos efeitos colaterais e riscos para a saúde. Outra opção é inserir chás para acelerar o metabolismo na sua dieta, que além de ser uma alternativa mais saudável e natural, pode trazer resultados seguros e eficazes.
Antes de conhecer como o chá pode contribuir com o seu metabolismo, vamos entender como ele funciona e sua importância no processo de emagrecimento.
Como funciona o metabolismo?
O metabolismo é o agrupamento de todos os processos químicos que convertem carboidratos, proteínas e gorduras de seus alimentos na energia que suas células precisam para funcionar. Já a sua taxa metabólica é a quantidade de tempo que seu corpo leva para processar e queimar energia, ou calorias, dos alimentos que você consome.
A taxa metabólica basal (TMB) é a quantidade de energia que seu corpo precisa para manter as funções básicas quando você está em repouso e várias coisas podem influenciar sua taxa metabólica, entre elas a genética, idade, gênero (os homens tendem a ter uma TMB mais alta que as mulheres), peso, altura, estrutura corporal e alimentação. Alguns distúrbios médicos, medicamentos e clima também podem interferir.
O quanto você se move e a prática de atividade física refletem o número total de calorias que você queima. O metabolismo também gasta energia digerindo alimentos, um processo chamado termogêneseinduzida por dieta.
Como o chá pode ajudar?
Alguns tipos de chá podem acelerar o seu metabolismo e consequentemente a sua queima de calorias. Eles podem impulsionar a perda de peso, em alguns casos em até 10%.
Porém, para um resultado mais efetivo você precisa queimar mais calorias do que seu corpo precisa. Beber um desses chás para acelerar o metabolismo pode ajudá-lo a queimar calorias extras, mas, para perder o peso, você precisa ingerir menos calorias, se exercitar mais ou uma combinação de ambos.
Uma dieta saudável para perda de peso deve incluir frutas, vegetais, cereais integrais e proteínas magras. Como uma bebida livre de calorias, o chá contribui significativamente com o seu plano de dieta para perda de peso.
O que é o efeito termogênico?
Muitos chás promovem um efeito termogênico. A termogênese é um processo metabólico no qual seu corpo queima calorias para produzir calor, promovendo a perda de peso devido ao aumento da queima de calorias do seu corpo.
- Exercício: Durante o exercício, as células musculares queimam calorias para fornecer energia para a contração muscular. Embora a maior parte da energia vá impulsionar a contração, uma quantidade considerável de energia é “perdida” como calor. Este processo termogênico é a razão pela qual a temperatura do seu corpo sobe durante o exercício e porque você começa a suar. Quanto mais você se exercita, mais energia é desperdiçada como calor. Embora o principal efeito de queima de energia do exercício ainda seja a contração muscular real, você queima uma quantidade considerável de calorias como calor e quanto mais calorias você queima, mais peso você pode perder.
- Meio Ambiente: Sua temperatura corporal é estritamente regulada pelo hipotálamo em seu cérebro. Este termostato interno recebe sinais de receptores ao redor do seu corpo que detectam a temperatura. Quando a temperatura do seu corpo começa a diminuir, por exemplo, em resposta a temperaturas frias, o hipotálamo envia um sinal para os músculos se contraírem. Essas contrações musculares, ou tremores, ajudam a produzir calor e aquecer seu corpo. Assim, expor-se a um clima frio pode impulsionar o seu metabolismo através da termogênese.
- Dieta: Substâncias termogênicas estão naturalmente presentes em alguns alimentos. Chás como o chá verde, chá branco e oolong podem promover a perda de peso aumentando temporariamente a termogênese em seu corpo. Um estudo publicado no International Journal of Obesity em 2005 relata que a ingestão desses ingredientes termogênicos pode aumentar o seu metabolismo em 4% a 5% e a queima de gordura em 10% a 16%.
Chás para acelerar o metabolismo
Os chás podem impulsionar o seu metabolismo e são uma alternativa saudável e natural que pode produzir resultados seguros e eficazes.
1. Chá verde
Apenas uma xícara de chá verde é capaz de aumentar seu metabolismo. Um recente estudo de 12 semanas condicionou os participantes a combinar o consumo diário de 4 a 5 xícaras de chá verde com um treino de 25 minutos. Os resultados evidenciaram uma perda média de mais 2 quilos e mais gordura da barriga.
O que torna o chá verde um impulsionador do metabolismo tão poderoso são as catequinas, que são um tipo de antioxidante que desencadeiam a liberação de gordura das células de gordura e ajudam a acelerar a capacidade do fígado de transformar gordura em energia. Apenas certifique-se de que você está bebendo chá verde real.
2. Chá branco
O chá branco pode ser muito eficaz quando se trata de queima de gordura. Seus níveis de cafeína e catequinas como o galato de epigalocatequina (EGCG) estão relacionados à queima de gordura. Juntos, esses compostos são capazes de estimular a degradação da gordura e impedir a formação de novas células adiposas. Um estudo também sugere que o chá branco pode ajudar a aumentar o metabolismo em 4% a 5%. Isso pode significar uma queima extra de 70 a 100 calorias por dia.
3. Chá oolong
O chá de oolong é uma bebida tradicional chinesa rica em antioxidantes que não só ajuda a controlar os níveis de colesterol como também a digestão e pode ajudar a acelerar o seu metabolismo.
Beber chá oolong ajuda seu corpo a produzir mais calor, no processo chamado termogênese e, assim, manter ou aumentar o metabolismo.
O consumo regular de chá oolong também impede a produção de novas células adiposas e ajuda o corpo a queimar gordura mais rapidamente. No geral, há poucas dúvidas de que o chá oolong não apenas ajuda a perder peso em curto prazo, mas também protege contra a obesidade com um aumento consistente do metabolismo, redução de gordura e redução da inflamação.
4. Erva mate
Estes é mais um dos chás para acelerar o metabolismo conhecido por seus poderosos efeitos termogênicos, o que significa que ele aumenta o mecanismo de queima de calorias do seu corpo e também pode promover a perda de peso.
As folhas e caules da erva mate contêm saponinas, principalmente ácido ursólico e glicosídeos do ácido oleanólico.
Também comprovou-se que a ingestão de erva mate aumenta a oxidação da gordura e o gasto de energia durante o exercício. Um estudo realizado pela Nutrition & Metabolism em 2014 examinou os efeitos da erva mate em animais e concluiu que sua ingestão pode potencializar o exercício para perda de peso e desempenho esportivo.
Outro estudo mostrou que está chá diminui a massa de gordura corporal, a porcentagem de gordura corporal e a relação cintura-quadril. Demonstrou ser eficaz em relação a antiobesidade sem efeitos colaterais relevantes.
5. Chá de goji berry
Gojis são colhidos da planta Lycium barbarum e muito usados como tratamento na terapia medicinal tradicional asiática para diabetes e outras doenças, mas também possuem um efeito de emagrecimento.
Um estudo publicado no Journal of American College of Nutrition, evidenciou que uma dose de goji berry após uma refeição tem o poder de queimar calorias a uma taxa 10% maior. Os efeitos se iniciam após 1 hora da ingestão e podem durar até 4 horas.
A maioria dos chás de goji berry é misturada ao chá verde, aumentando ainda mais sua queima de calorias.
6. Chá de noz de cola
A noz de cola possui um alto teor de cafeína e um dos seus efeitos é a sua capacidade de estimular o corpo e aumentar a frequência cardíaca. Embora isso possa ser potencialmente perigoso para pessoas que sofrem de doenças cardíacas pré-existentes, ele pode fornecer um impulso metabólico necessário para aqueles com um metabolismo lento.
Isso pode realmente impulsionar a saúde do coração, pois a cafeína pode ser um estimulante da saúde em doses moderadas. Essa condição também ajuda a acelerar o metabolismo, contribuindo com a queima de calorias e outros efeitos enzimáticos e fisiológicos positivos para o corpo.
7. Chá de cúrcuma
Cúrcuma é um dos temperos mais apreciados na culinária. Ela é rica em compostos importantes para o corpo, além de ter uma ação termogênica, que potencializa o metabolismo.
O chá de cúrcuma pode ser um dos chás para acelerar o metabolismo e prevenir o acúmulo de gordura nos tecidos adiposos e outros órgãos. Isso pode evitar mais ganho de peso em pessoas com sobrepeso ou obesas. Além disso, o chá de cúrcuma tem ação termogênica, o que aumenta a taxa metabólica no corpo para queimar as calorias, promovendo a perda de peso.
8. Chá de anis estrelado
Anis estrelado é uma fruta colhida a partir de pequenas árvores verdes conhecidas como Illicum Verum. A árvore é nativa da China e tem sido usada há séculos como um tratamento para problemas digestivos. Sintomas como diarreia, náusea e constipação são comumente tratados com chá de anis estrelado. No entanto, o seu uso mais popular é o aumento do metabolismo e a promoção da perda de peso.
9. Chá de Pu-erh
O chá de Pu-erh previne a formação de células adiposas enquanto promove a oxidação de ácidos graxos no corpo. Estudos mostram que ele suprime a conversão de ácidos graxos em gordura e reduz a produção de colesterol. Isto acontece porque ele é rico em teanina, cafeína e catequinas, que são três substâncias conhecidas pela sua capacidade de queimar gordura e aumentar o metabolismo.
O segredo está na forma de consumir, pois o chá de Pu-Erh deve ser ingerido uma hora depois de uma refeição. Beber este chá antes de comer poderá causar o efeito oposto. Os efeitos também são mais potentes quando ele é consumido sozinho, sem misturar com quaisquer outros chás ou bebidas.
10. Chá de gengibre
O gengibre é um vasodilatador, o que significa que aumenta o diâmetro das pequenas artérias e aumenta a circulação do sangue. Essa condição leva a um pequeno aumento na temperatura corporal, chamado de efeito termogênico, que acelera o metabolismo e promove a queima mais calorias.
O chá de gengibre pode aumentar entre 2% a 5% o metabolismo, o que é comparável à efedrina e à cafeína. Para efeitos mais potentes, doses mais elevadas de gengibre estão disponíveis como extratos líquidos e cápsulas. Dosagens comuns recomendadas são 250 mg de extrato de gengibre três vezes ao dia.
O chá de gengibre pode ser combinado com pimenta caiena, canela, cúrcuma ou chá verde para efeitos mais potentes, pois todos possuem propriedades termogênicas.
11. Chá de fucus vesiculosus
O fucus vesiculosus é um dos tipos mais comuns de algas encontradas nos oceanos. Seus benefícios para a saúde são relevantes, além de ser um dos ótimos chás para acelerar o metabolismo. A alga tem sido utilizada uma ferramenta de perda de peso há gerações e muitas pessoas estão começando a perceber o quão benéfico pode ser.
Quando seu corpo está trabalhando em um nível elevado e queimando mais gordura, você também suprime o apetite, evitando assim a obesidade e os outros problemas de saúde relacionados.
O que adicionar aos chás para acelerar o metabolismo?
Nem todo mundo gosta do chá puro, mas adicionar açúcar ou adoçantes artificiais pode limitar seus efeitos. Sendo assim, muitas outras adições potencialmente benéficas podem ser usadas para melhorar o sabor da bebida. A canela e o gengibre são boas opções, além de limão e mel caso queira adicionar alguma doçura.
O que evitar no chá para perda de peso?
Para obter os melhores resultados de perda de peso, não adicione leite ou creme. Da mesma forma, você não deve adicionar açúcar e outras calorias vazias para o seu chá sem os benefícios de quaisquer nutrientes essenciais.
Embora muitas pessoas bebam chá apenas por sua qualidade calmante e sabor, cada xícara também pode ajudar com o emagrecimento. Substituir bebidas de alto teor calórico, como suco ou refrigerante, por chá pode ajudar a reduzir a ingestão total de calorias e pode levar à perda de peso. Além disso, muitos tipos de chá são especialmente ricos em compostos benéficos para todo o corpo.
Não tem segredo. Uma dieta saudável e exercícios regulares associados ao uso de chás para acelerar o metabolismo podem ajudá-lo a aumentar consequentemente a perda de peso.
Referencias adicionais:
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19409077
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4466773/
- https://europepmc.org/abstract/med/753053
- https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1753-4887.1978.tb03717.x
- https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0006295210005320
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21271291
Blog de Deusa / mundo boa forma
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindos amigos(a)