O nome científico da endívia é Cichorium endivia. É um vegetal de folhas muito utilizado cozido ou cru em saladas é altamente nutritivo e traz incríveis benefícios para a pele, cabelo e saúde.
O vegetal de sabor levemente amargo está amplamente disponível em todo o mundo e os tipos podem variar, mas independente de qual você escolher, há benefícios da endívia para a saúde através do grande impulso de vitaminas, minerais e fibras que ele traz à sua dieta.
Endívia Belga
A endívia belga é uma pequena cabeça cilíndrica cujas folhas amarelas pálidas apresentam bordas ligeiramente onduladas. É moderadamente amarga e crescida logo abaixo do solo em salas escuras, muito parecido com cogumelos, para mantê-la pálida e preservar seu sabor delicado.
Uma variedade avermelhada de endívia belga é conhecida como endívia vermelha ou radicchio, que é da mesma espécie, mas tem folhas vermelhas, o que o torna um favorito em saladas para adicionar cor e sabor.
Para que serve?
Endívia belga pode ser usada em saladas e também refogada ou assada. As folhas podem ser separadas e usadas como acompanhamento para aperitivos. As cabeças compactas de endívia podem ser adicionadas ao vinagrete ou grelhadas e são também um bom acompanhamento para peixes grelhados.
Chicória
Endívia cacheada ou encaracolada é chamada de chicória, compreende uma cabeça espessa de verdes encaracolados com folhas de uma textura rendada. O sabor ligeiramente amargo é mais intenso nas folhas que tem um tom mais escuro de verde.
Para que serve?
É usada frequentemente em saladas para adicionar textura e sabor.
Endívia de folha larga
Mais conhecida como escarola, a endívia de folhas largas é do mesmo gênero e espécie que a endívia cacheada. É menos amarga que as outras variações e tem as folhas internas mais claras.
Para que serve?
É comumente usada em saladas. As folhas exteriores mais escuras são mais amargas e podem ser mais duras, mas são boas para incrementar a sopa, cozidos, além de serem usadas como recheio para salgados e pizzas.
A endívia também costuma ser utilizada como chá e suco para o tratamento de algumas doenças.
Propriedades nutricionais
Uma “cabeça” cheia de endívia, pesando 513 gramas, tem apenas 87 calorias, mas fornece 64 gramas de fibra alimentar, 20% a 46% do total de valores diários recomendados de cada um dos oito minerais e três vitaminas e 56% de vitamina C. Também contém 182% de folato, 222% de vitamina A e 1.481% de vitamina K. Este é um vegetal altamente nutritivo.
Nutrição básica
Uma porção de meia xícara de endívias tem apenas 4 calorias mensuráveis, mas fornece 3% de fibra e um 1% de proteína. Tem uma pequena quantidade de carboidratos, apenas 0,84 gramas, açúcares 0,06 gramas e 0,05 gramas de gordura total.
Vitaminas
Baseado na porção de meia xícara, a única vitamina B que ainda é fornecida em quantidade substancial é folato, com 9%. As outras vitaminas do complexo B ainda estão lá, mas em quantidades tão pequenas que a porcentagem de valores diários cai para 2 para o ácido pantotênico, 1 para tiamina e riboflavina, e apenas um traço de niacina, vitaminas B6 e B12.
Ela também fornece 1% de vitamina E. No entanto, mesmo neste tamanho, a endívia ainda é uma boa fonte de vitamina K, pois para essa porção ela apresenta 72%, e vitamina, A com 11%, além de 3% do valor diário de vitamina C.
Minerais
Meia xícara de endívia fornece 5% do valor diário de manganês e 2% de potássio. Cálcio, ferro, magnésio, fósforo, zinco e cobre estão disponíveis em 1%.
Nutrientes essenciais
A endívia fornece vários outros nutrientes importantes. Ela contém ácidos graxos ômega-3 e ômega-6. Enquanto eles estão disponíveis apenas em pequenas quantidades em uma meia xícara, a cabeça completa de endívia tem 66,7 mg de ômega-3 e 385 mg de ômega-6. A colina é um nutriente importante para a transmissão nervosa, estrutura celular e redução dos níveis de homocisteína. Meia xícara de endívia fornece 4,2 mg de colina.
Benefícios da endívia
A endívia é um vegetal com inúmeras propriedades nutricionais importantes. Veja como ela pode contribuir com a saúde geral do nosso corpo:
1. Pode melhorar a digestão
A endívia é um alimento de muito baixo teor calórico. Uma porção de 100 gramas crua contém apenas 17 calorias e 6 gramas de fibra alimentar. Considerando que a ingestão diária recomendada de fibras para homens e mulheres é de 38 gramas e 25 gramas, respectivamente, a endívia poderá contribuir bastante.
As fibras ajudam muito o nosso sistema digestivo, pois elas não são totalmente absorvidas pelo nosso estômago e no intestino colaboram com a absorção de água, o que ajuda a amolecer as fezes e facilitar a sua passagem, prevenindo quadros de constipação.
2. Ajuda a manter o coração saudável
Quando o assunto é melhorar sua saúde cardíaca, as endívias desempenham um papel significativo. Este vegetal é baixo em gordura saturada, o que é bom para o coração. Além disso, ele contém fibras e potássio, o que ajuda a manter a pressão arterial sob controle, e também contém insulina polissacarídica natural, que ajuda a reduzir a lipoproteína de baixa densidade (LDL) ou o colesterol ruim em nosso corpo de forma eficaz. Tudo isso são benefícios da endívia importantes para a saúde do coração.
3. Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue
Muitos estudos indicaram que pessoas com diabetes tipo 1 que consomem muitas fibras na alimentação têm níveis mais baixos de glicose no sangue. Já os diabéticos tipo 2 mostraram uma evolução nos níveis de açúcar no sangue, lipídios e insulina após o consumo de fibras.
Como a endívia tem uma quantidade relevante de fibras, ela poderá ajudar a equilibrar os níveis de açúcar no sangue em pessoas diabéticas.
4. Ajuda a promover ossos mais fortes
Endívias também são ricas em cálcio, que é o componente mais importante de nossos dentes e ossos. Um dos nutrientes mais relevantes da endívia é a vitamina K. Ela é uma fonte suficiente que ajuda na retenção de cálcio na matriz óssea.
O consumo de vitamina K também pode ajudar a reduzir a eliminação do cálcio através da urina, que significa que além de ajudar na retenção ela também contribui para que o corpo não elimine o cálcio. Apenas uma xícara de endívia pode contribuir com a sua necessidade diária de vitamina K.
5. Ajuda a melhorar a visão
Por ser rica em betacaroteno, há ótimos benefícios da endívia para a visão. O betacaroteno pode ser convertido em vitamina A e isso pode evitar que as pessoas sofram de deficiência de vitamina A, comichão nos olhos, úlceras oculares e olhos secos. Uma xícara de endívia contém 43% das necessidades diárias recomendadas de vitamina A.
6. Ajuda a melhorar a saúde do cérebro
Quando o assunto é a saúde cerebral, são vários os componentes da endívia que podem ajudar. O potássio, folato e vários antioxidantes são conhecidos por oferecer benefícios neurológicos. Sabe-se que o folato reduz a ocorrência da doença de Alzheimer e o declínio cognitivo. Já o potássio tem sido associado ao aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro e da cognição, concentração e atividade neural. Comer uma xícara de endívia ajudará a suprir 35% das necessidades diárias recomendadas de folato.
7. Pode melhorar a qualidade de vida de mulheres grávidas e seus bebês
A endívia é uma boa fonte de complexo vitamínico B, como o ácido fólico. O ácido fólico mostrou ajudar na formação de tubo neural e formação de glóbulos vermelhos em bebês pré-natais. A deficiência de ácido fólico em mulheres grávidas pode levar ao nascimento de bebês abaixo do peso e também pode resultar em defeitos do tubo neural em recém-nascidos, ou seja, há benefícios endívia para ajudar a manter os níveis de vitaminas do complexo B saudáveis e contribuir com a saúde da mamãe e do bebê.
8. Pode ajudar a aumentar o apetite
A dificuldade de comer alimentos variados não é comum apenas para crianças pequenas, mas também para adultos, principalmente se passaram por um processo de tratamento. A endívia pode ser usada como uma bebida fresca para aumentar o apetite pós-tratamento de uma doença ou para quadros de anorexia.
Quem sofre de anorexia costuma ter um peso corporal abaixo do normal e pode ser considerado muito magro. As propriedades nutricionais presentes nas folhas da endívia podem estimular ou aumentar o apetite.
9. Ajuda a tratar a anemia
A deficiência de ferro costuma ser a causa mais comum para os quadros de anemia. Podem existir benefícios da endívia relevantes para essas situações, pois este vegetal de folhas verdes é rico em minerais.
Para tratar a anemia você pode preparar um suco de endívia, que atuará como um tônico que ajuda o processo de criação de sangue no corpo e mantém longe a anemia. O suco pode ser feito apenas com a endívia ou misturada com salsa e aipo. Ele deve ser consumido logo após o preparo.
10. Trata a asma aguda
A endívia é considerada um alimento de natureza anti-inflamatória, que significa que ela pode ajudar a reduzir todos os tipos de infecções respiratórias, além de proteger de doenças graves como a asma.
Para a prevenção de ataques de asma, você pode comer a endívia regularmente e fazer um suco misturando folhas de endívia fresca, folhas de aipo e pedaços de cenoura. Essa mistura costuma ser potente para tratar e evitar os ataques de asma.
11. Cuida do fígado e da vesícula biliar
Ingerir um suco de endívia fresco pode funcionar como uma desintoxicação incrível para o seu corpo. Ele irá estimular a vesícula biliar a secretar a quantidade certa de bile, o que elimina os materiais tóxicos do fígado. Consequentemente, as funcionalidades normais do órgão são promovidas para manter a saúde geral.
12. Ajuda na prevenção do câncer
A endívia é rica em vitamina E, que é muito eficaz para o câncer de próstata. Além da vitamina E, as endívias também são enriquecidas com vitamina A, que pode prevenir o câncer de cavidade oral e câncer de pulmão. O cálcio presente no vegetal também fornece benefícios da endívia para a proteção contra câncer de ovário e mama. As fibras alimentares presentes nas endívias também são boas para combater o câncer de cólon.
13. Ajuda a manter a umidade e suavidade da pele
A endívia é uma fonte importante de vitamina E e por isso pode ajudar a manter a umidade natural da pele. Você deve incluí-la em sua dieta diária para promover a hidratação da pele, diminuindo a secura e também para um aspecto mais suave e mais jovem.
14. Pode ajudar com esclerodermia
A esclerodermia é uma condição da pele em que os tecidos de diferentes partes da pele se tornam duros. No entanto, a vitamina A presente nas endívias pode tratar o distúrbio e restaurar a textura natural da pele.
15. Promove a saúde do cabelo
A endívia pode ajudar o cabelo danificado a recuperar sua saúde. Isso acontece porque a vitamina A do vegetal desempenha um papel fundamental na saúde capilar, ajudando o cabelo a se tornar espesso e forte. A sua ação antioxidante promove o equilíbrio de óleo do couro cabeludo e o mantém hidratado. Por fim, a vitamina E ajuda no crescimento do cabelo aumentando a circulação do sangue para o couro cabeludo para torná-lo saudável, e o resultado é um cabelo com muito mais brilho.
Incluir a endívia nas suas refeições pode ajudar a tratar várias doenças, além de promover uma quantidade de nutrientes muito importantes para o corpo. Você pode cultivá-la em casa porque ela é simples de plantar, além disso, manter em uma horta em casa oferece a comodidade de ter os alimentos frescos e acessíveis para aproveitar os inúmeros benefícios da endívia para a saúde.
Referencias Adicionais:
- http://nutritiondata.self.com/facts/vegetables-and-vegetable-products/2445/2
- https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/nutrition-and-healthy-eating/in-depth/fiber/art-20043983?reDate=12072018
Blog de Deusa / mundo boa forma
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindos amigos(a)