Os riscos da realização de uma cirurgia plástica são os mesmos de uma cirurgia comum, portanto podem haver complicações como:
- Embolia pulmonar,
- Infecção hospitalar,
- Infecção da cicatriz,
- Reação alérgica à anestesia,
- Rejeição da prótese,
- Perfuração de órgãos (no caso da lipoaspiração),
- Não ficar satisfeito com o resultado,
- Ter dificuldade na amamentação (no caso da mamoplastia de aumento),
- Perda da sensibilidade no local.
Para minimizar esses perigos o indivíduo deve optar por escolher um cirurgião plástico que seja capacitado e de preferência com a indicação de alguém próximo. O procedimento deve ser realizado dentro de um hospital.
Cirurgia plástica
A cirurgia plástica é uma técnica que serve para melhorar o aspecto físico do indivíduo.
Algumas cirurgias podem ser realizada sob anestesia geral ou local, e o tempo de internamento hospitalar vai variar conforme a área tratada, mas em média 3 dias já é o suficiente para o indivíduo voltar para casa.
Após uma cirurgia plástica o indivíduo deverá permanecer com a área enfaixada durante alguns dias, e é normal sentir dor e desconforto. A região deverá ficar arroxeada e inchada nos primeiros dias, e os resultados levam em média de 30 a 90 dias para serem percebidos. Alguns tipos de cirurgia plástica são:
- Cirurgia plástica nos olhos: Blefaroplastia;
- Cirurgia plástica o nariz: Rinoplastia;
- Cirurgia plástica nas orelhas: Otoplastia;
- Cirurgia plástica plástica no queixo: Mentoplastia;
- Cirurgia plástica nas mamas: Mamoplastia de aumento (silicone) ou de diminuição;
- Cirurgia plástica na barriga: Abdominoplastia, Lipoaspiração ou a Lipoescultura.
Este tipo de cirurgia não deve ser banalizado, pois também possui riscos, dentre eles pode-se citar a embolia pulmonar, a formação de seromas e alteração da sensibilidade.
O médico responsável por fazer a cirurgia plástica é o cirurgião plástico e para exercer a profissão, no Brasil, ele deve estar inscrito na SBCP - Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. A cirurgia plástica deve ser realizada numa clínica especializada e este tipo de tratamento geralmente é dispendioso.
Blefaroplastia
A blefaroplastia é uma cirurgia plástica que consiste na retirada de gordura e excesso de pele das pálpebras, de forma a evitar que os olhos apresentem rugas e aparência cansada.
Geralmente, a aplicação de Botox é aconselhada juntamente com a blefaroplastia para melhorar os resultados estéticos.
Os resultados podem ser vistos 15 dias depois da blefaroplastia e as pálpebras voltam ao tamanho normal e o resultado definitivo vê-se após 1 mês.
Fotos da blefaroplastia
A imagem mostra um exemplo das marcações onde serão realizados os cortes durante a cirurgia.
Indicações da blefaroplastia
A blefaroplastia está indicada em indivíduos com mais de 30 anos para reduzir a flacidez das pálpebras e melhorar a aparência. No entanto, pode ser realizada em pacientes jovens quando o problema é causado por fatores genéticos.
Pós-operatório da blefaroplastia
No pós-operatório da blefaroplastia o paciente pode apresentar inchaço, manchas roxas nos olhos e sensibilidade à luz, sendo recomendado:
- Colocar compressas frias sobre os olhos para reduzir o inchaço;
- Dormir com travesseiro, mantendo a cabeça mais elevada que o corpo;
- Evitar ler ou ver tv por, pelo menos, 3 dias;
- Utilizar óculos de sol quando sair de casa;
- Não utilizar maquiagem nos olhos.
Estes cuidados devem ser mantidos até 10 dias após a cirurgia, mas o indivíduo deve voltar ao médico no 4º dia para fazer uma consulta de revisão.
Como é feita a blefaroplastia
A blefaroplastia é feita sob anestesia local e, por isso, não dói, sendo que o indivíduo pode voltar para casa no mesmo dia.
A cirurgia dura cerca de 90 minutos e durante esse tempo o médico faz cortes nas pálpebras de forma a retirar o excesso de gordura. Depois é extraída a pele em excesso e a cicatriz é escondida nas dobras da pele ou sob os cílios.
Otoplastia
Otoplastia, é uma cirurgia plástica feita para corrigir malformações nas orelhas, o tipo de alteração mais comum são as chamadas “orelhas de abano”, que causa um desconforto estético aos indivíduos.
A otoplastia pode ser realizada a partir dos 6 anos de idade , e consiste em diminuir a distância entre as orelhas e o couro cabeludo. A cirurgia dura em média uma hora e meia, e o paciente recebe alta no mesmo dia da cirurgia ou no dia seguinte.
Tipos de anestesias utilizadas na Otoplastia
Para a realização da cirurgia podem ser aplicadas anestesia local, anestesia local com sedação ou anestesia geral.
O que fazer após Otoplastia
- Durante o pós- operatório devem-se usar bandagens que envolvam as orelhas por aproximadamente um mês, essas bandagens são utilizadas para manter a cartilagem no local em que foram colocadas.
- Dormir sobre as orelhas não é recomendado para evitar possíveis lesões e traumas.
- O indivíduo deve voltar ao médico para a retirada dos pontos entre o quinto e o décimo dia.
- Anti-inflamatórios e analgésicos devem ser utilizados nos primeiros 5 dias após a cirurgia.
Complicações na Otoplastia
São raras as complicações, porém problemas como hematomas, infecções, abertura de sutura podem se desenvolver.
Resultado da Otoplastia
As orelhas após a otoplastia apresentam inchaço e irritação, mas esses sintomas regridem em aproximadamente 21 dias, deixando as orelhas com aspecto normal, demonstrando a eficácia da cirurgia.
Mamoplastia
A mamoplastia é uma cirurgia plástica realizada para melhorar o aspecto dos seios com fins estéticos ou para tratamento de algum problema causado à coluna. A cirurgia plástica é considerada simples, mas é preciso anestesia geral e ficar internada no hospital por alguns dias.
Na mamoplastia de aumento ou cirurgia plástica com prótese de silicone será feito um pequeno corte no seio e será introduzido o silicone, que pode ser de gel ou de soro fisiológico, com tamanho escolhido pela cliente e aconselhado pelo médico.
Na mamoplastia de redução ou cirurgia plástica de redução das mamas será feito um corte que permita a retirada do excesso de gordura do seio.
A cirurgia plástica pode ser feita a partir dos 15 anos com autorização dos pais.
Lipoaspiração
A lipoaspiração é uma cirurgia plástica indicada para retirar de pequenas à médias quantidades de gordura localizada de determinadas áreas do corpo como barriga, coxas, braços e rosto. O tipo de lipoaspiração mais seguro é a lipoaspiração tumescente, que é feita sob anestesia local e deve-se recorrer a esta técnica sempre que possível.
Preço da lipoaspiração
O preço da lipoaspiração varia de acordo com a área a ser tratada e a região do país, mas o seu preço médio é de:
- Pescoço com papada e queixo: aproximadamente 6 mil reais;
- Braços e axilas: aproximadamente 2 mil reais;
- Costas: aproximadamente 3 mil reais;
- Abdomen: aproximadamente 5 mil reais;
- Região pubiana: mil e quinhentos reais;
- Culotes: aproximadamente 3 mil reais;
- Coxas: aproximadamente 3 mil reais;
- Joelhos: aproximadamente 1.800 reais;
- Pernas e panturrilhas: 2.700 reais.
Riscos da lipoaspiração
Como em qualquer cirurgia a lipoaspiração também possui riscos. São eles:
- Flacidez da região lipoaspirada;
- Perfuração dos órgãos;
- Seroma;
- Trombose venosa profunda;
- Irregularidades na pele;
- Alteração da sensibilidade;
- Necrose da pele.
A flacidez da região lipoaspirada e as irregularidades na pele são as complicações mais comuns deste tipo de cirurgia e as outras podem ocorrer mas em menor escala, contudo todas elas podem ser evitadas com o devido cuidado médico.
Como é feita a lipoaspiração
Durante a lipoaspiração o médico insere uma cânula por baixo da pele, nos locais onde há maior concentração de gordura, e esta é removida através de sucção, sem a necessidade de grandes cortes.
O tempo de cirurgia varia de acordo com a área e o volume de gordura a se aspirado, mas o tempo médio de uma lipoaspiração é de aproximadamente 3 horas.
O médico cirurgião plástico e o dermatologista com treinamento cirúrgico são os dois profissionais realmente capacitados para realizar a lipoaspiração. E esta pode ser realizada numa clínica médica ou hospital.
Cuidados antes e depois da lipoaspiração
Antes e depois da lipoaspiração recomenda-se alguns cuidados como não tomar medicamentos e estar devidamente saudável no dia da cirurgia, devendo comunicar ao médico qualquer evento mesmo que seja uma simples gripe ou resfriado pois ele poderá atrapalhar a recuperação do indivíduo.
Logo após a cirurgia é normal que o paciente fique muito emotivo e inchado, devendo tomar medicamentos para diminuir a dor e o desconforto. Ele deve permanecer com a cinta de contenção durante todo o dia e toda a noite, devendo retirá-la somente para tomar banho, especialmente no primeiro mês.
Durante os primeiros dias é aconselhado que o paciente tenha o apoio de uma pessoa querida dentro de casa, para o ajudar a mover-se, banhar-se e alimentar-se.
Após aproximadamente 2 meses da lipoaspiração, os resultados podem ser melhor observados, pois já não haverá tanto inchaço, e não será necessário usar a cinta.
Blog de Deusa / Tua saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindos amigos(a)