O chefe do serviço de dermatologia do Inca, Instituto Nacional de Câncer, Dorival Lobão, explica como identificar um possível caso de câncer de pele. "Qualquer tipo de ferimento que apareça na sua pele, principalmente em áreas expostas ao sol naturalmente, que são: cabeça e pescoço, dorso das mãos. Qualquer ferimento que permaneça sem cicatrizar no período de 15 dias, pode achar que é uma lesão suspeita, portanto, deve ser procurado um médico. Isso é em relação ao câncer de pele não melanoma. Em relação ao câncer de pele melanoma, que são aquelas pintas bonitinhas pretas brilhante irregular, que começa a mudar de formato e começa a ter alguns sintomas, como: coceira, sangramento e as bordas se tornam mais irregulares e mudando de cor. Tudo isso, você deve ficar alerta e procurar um especialista."
De acordo com o chefe do serviço de dermatologia do Instituto Nacional de Câncer, Dorival Lobão, o fundamental para se prevenir do câncer de pele é se proteger do sol."Todos esses cânceres de pele, a principal causa é o sol. É fundamental que as pessoas se protejam do sol e fujam do sol sempre que possível. Na impossibilidade disso, utilize filtro solar. O SUS oferece todo tipo de tratamento e todo serviço de dermatologia do SUS, a gente acompanha e trata todos os tipos de câncer de pele."
A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), é que a cada 500 mil casos de câncer, ou seja, meio milhão, pouco mais de 125 mil serão de câncer de pele.
Blog de Deusa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindos amigos(a)