sexta-feira, 24 de abril de 2015

Aula de Ciências -Corpo humano: conhecendo os sistemas do nosso


Descrição

Esta coleção tem como objetivo organizar aulas em que as crianças aprenderão sobre o corpo humano: seu funcionamento, seus órgãos e seus respectivos sistemas. Nas aulas 1 a 4 as crianças poderão aprender sobre o corpo humano como um todo, seus diversos órgão e sistemas. Em seguida, as aulas 5 e 6 trazem atividades que oportunizam às crianças conhecer o sistema esquelético, reconhecendo a sua importância para a sustentação do corpo humano e a constituição dos ossos no corpo humano. A aula 7 apresenta a possibilidade de aprender sobre os músculos como um sistema fundamental na estruturação do corpo humano, destacando suas funções em nosso corpo. Nas aulas 8 e 9 propõe-se atividades que buscam articular os sistemas muscular e esquelético como dois grupos de órgãos que se complementam no desenvolvimento de suas funções. Em seguida, as aulas de 10 a 14 apresentam atividades em que as crianças poderão conhecer o sistema digestório, destacando suas funções e a importância da alimentação para o bom funcionamento do intestino e do corpo como um todo. Nas aulas de 15 a 17 as crianças poderão ampliar seus conhecimentos a respeito dos órgãos que constituem o sistema respiratório, focalizando a função de cada um destes órgãos e como o corpo humano desenvolve a habilidade de respirar. A aula 18 aborda o conhecimento do sistema nervoso, compreendendo o seu funcionamento e suas características. De 19 a 21, a coleção apresenta aulas sobre o sistema reprodutor do corpo humano e destaca as semelhanças e diferenças na reprodução masculina e feminina e, ainda, traz as funções de cada parte destes sistemas. Na aula 22 as crianças poderão identificar os órgãos que compõem o sistema excretor e a função que cada um deles exerce neste sistema. A aula 23 desenvolve atividades em que as crianças poderão conhecer como o corpo se defende de agentes externos, destacando a função do sistema Imune e Linfático para a saúde do organismo. As aulas 24 e 26 favorecem o conhecimento do sistema circulatório e suas diversas partes com foco nas funções que desenvolvem no funcionamento do corpo. O aluno poderá aprender o que é o sangue, qual sua função e importância. Outro objetivo será aproveitar a temática e trabalhar a doação de sangue. A aula 27 oferta atividades em que as crianças poderão identificar e compreender a importância dos cinco sentidos: visão, paladar, olfato, audição e tato, destacando as funções de cada um no funcionamento do corpo humano. A coleção finaliza com aulas (28 a 30) em que as crianças aprenderão sobre hábitos cotidianos que produzem uma vida mais saudável, desenvolvendo atividades nas quais as crianças podem pensar e discutir acerca dos cuidados necessários com o corpo na perspectiva de uma saúde do corpo e da sociedade.

Autoria

EDNA MARIA DA SILVA - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN

Palavras-chave

corpo humano, saúde, sistemas, órgãos, funcionamento do corpo humano

Estrutura Curricular

MODALIDADE / NÍVEL DE ENSINO COMPONENTE CURRICULAR TEMA
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Lista de aulas da coleção (30 aulas)
# AULA AUTORIA
1 MEU CORPO, CONHECENDO UM POUCO MAIS
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

· Cuidar do próprio corpo; · Perceber as diferentes características;  · Apontar diferenças e semelhanças; · Conhecer o próprio corpo e suas possibilidades

12/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 4453 acesso(s)

Glória Maria de Oliveira

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

2 Descobrindo nosso corpo - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Conhecer e identificar as partes do corpo; Reconhecer o próprio corpo e dos colegas; Desenvolver hábitos de higiene corporal; Perceber diferenças e semelhanças no corpo; Organizar um álbum explorando as mudanças corporais já ocorridas com cada um; Discutir com os colegas sobre...

16/05/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 25909 acesso(s)

Laís de Castro Agranito

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

3 O Corpo Humano
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Com estas aulas os alunos poderão aprender um pouco sobre o corpo humano; sua formação e funcionamento.

17/02/2009 Quatro estrelas 63 comentário(s) 467122 acesso(s)

Lívia Raposo Bardy

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Outros

4 O CORPO HUMANO E SAÚDE: INTEGRAÇÃO ENTRE OS ÓRGÃOS E SISTEMAS
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

1) Identificar os diferentes órgãos do corpo humano e suas respectivas funções 2) Discutir o funcionamento do corpo humano como um todo 3) Estabelecer correlações entre os diferentes órgãos e sistemas para o funcionamento do corpo 4) Reconhecer a importância de cuidados ligado...

01/12/2010 Três estrelas 4 comentário(s) 20674 acesso(s)

Zaida Barros Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências Naturais

5 O nosso esqueleto
Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Reconhecer a importância do esqueleto para a sustentação do corpo humano. Conhecer a constituição dos ossos. Conhecer algumas doenças ósseas. Comparar o esqueleto humano com o de outros animais. Desenvolver a leitura de textos científicos relacionados com o assunto e sua inter...

22/11/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 32329 acesso(s)

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

6 Esqueleto humano
Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Observar o corpo e perceber que o mesmo é  formado por diversas  partes, com diferentes funções; compreender a função do esqueleto; identificar por meio da interpretação de imagens o esqueleto humano; construir um esqueleto.

16/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 15715 acesso(s)

EDNA MARIA DA SILVA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

7 Para que servem os músculos?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Conhecer as funções dos músculos em nosso corpo. Diferenciar contração voluntária de involuntária. Relacionar os diferentes tipos de músculos às suas funções. Conhecer células musculares. Desenvolver a leitura de textos científicos relacionados com o assunto e sua interpretação.

22/11/2010 Três estrelas 3 comentário(s) 19309 acesso(s)

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

8 O Corpo em Movimento: Ossos e Músculos em Ação...
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

1) Identificar as estruturas e funções dos órgãos do sistema locomotor  2) Analisar a importância deste sistema para processo de movimentação e locomoção 3) Diferenciar movimentação de locomoção 4) Discutir a importância da alimentação e da prática de exercícios físicos para u...

11/01/2011 Quatro estrelas 10 comentário(s) 65116 acesso(s)

Zaida Barros Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências Naturais

9 Articulações e movimento
Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Conhecer como as articulações de nosso corpo ajudam em nossos movimentos; Entender o que são articulações; Relacionar as articulações ao trabalho conjunto de ossos e músculos. Relacionar as articulações com a exploração de diferentes ambientes. Desenvolver a leitura de textos ...

22/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 16188 acesso(s)

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

10 Sistema digestório: a viagem dos alimentos no corpo humano começa pela boca!!!
Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Apresentar o sistema digestório às crianças. Identificar os órgãos que o compõem e a função que cada um deles exerce neste sistema.  Reconhecer a contribuição deste sistema para o corpo humano. 

12/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 28705 acesso(s)

Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Ciências Naturais

11 Aprendendo sobre a alimentação saudável e sistema digestório
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Desenvolver o senso de responsabilidade; Conhecer os hábitos de uma alimentação saudável; Conscientizar da importância de se alimentar corretamente; Compreender a importância da mastigação, na digestão dos alimentos; Reconhecer alguns órgãos do sistema digestório; Elaborar tex...

30/08/2010 Quatro estrelas 9 comentário(s) 46707 acesso(s)

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

12 SISTEMA DIGESTÓRIO
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

O ALUNO CONHECERÁ COMO SE DÁ O FUNCIONAMENTO DO SISTEM RESPONSÁVEL PELA ABSORÇÃO DOS ALIMENTOS E EXTRAÇÃO DE PROTEINAS, VITAMINAS E OUTROS BENEFICIOS PARA O CORPO HUMANO, ASSIM COMO O RESPONSÁVEL PELA ELIMINAÇÃO DO RESIDUOS QUE DEVEM SER ESPELIDOS DO NOSSO ORGANISMO.

02/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5209 acesso(s)

IVO RASSWEILER

EEM VITOR MEIRELLES

JARAGUA DO SUL SC

Apoio Escolar

13 Nosso intestino: absorção de nutrientes
Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Reconhecer a função das microvilosidades intestinais no processo de absorção de nutrientes; Diferenciar intestino delgado de intestino grosso; Relacionar a absorção dos nutrientes com a transformação de energia no organismo humano. Relacionar a alimentação com o bom funcioname...

17/11/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 15686 acesso(s)

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

14 O combustível que estou utilizando é suficiente para movimentar meu corpo?
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Identificar quais alimentos são compostos de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais; Identificar os tipos de nutrientes que ingerimos durante nossa rotina alimentar; Avaliar se está tendo uma alimentação equilibrada.

26/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2557 acesso(s)

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

15 Vamos descobrir como funciona o sistema respiratório?
Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Identificar a função do sistema respiratório para o corpo humano. Reconhecer os órgãos que o compõem e como estes funcionam.  Conhecer a contribuição do sistema respiratório para o corpo humano.

02/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9721 acesso(s)

Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Ciências Naturais

16 Introdução ao Sistema Respiratório
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Identificar as principais características do sistema respiratório.

18/07/2008 Quatro estrelas 10 comentário(s) 16400 acesso(s)

Alessandra Kemper

Universidade de Brasília

BRASILIA DF

Biologia

17 Conhecendo nossa respiração
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Reconhecer como acontece a respiração pulmonar. Comparar o sistema respiratório humano com o de outros seres vivos. Conhecer a anatomia do sistema respiratório. Realizar atividade prática para facilitar a compreensão do assunto. Conhecer as principais doenças respiratórias hum...

17/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9144 acesso(s)

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

18 Sistema nervoso
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Compreender como o sistema nervoso funciona; conhecer a função do sistema nervoso; identificar as características do sistema nervoso; identificar por meio da interpretação de imagens  a organização do sistema nervoso.

16/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9186 acesso(s)

EDNA MARIA DA SILVA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

19 O COMEÇO DA VIDA HUMANA
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual

Entender como funcionar o sistema reprodutor feminino. Compreender como acontece o nascimento de um bebê humano.

21/08/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 10196 acesso(s)

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

20 Sistema Reprodutor Masculino
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual

Identificar os órgãos do sistema reprodutor masculino e suas funções; Usar a terminologia científica relacionada aos órgãos de sistema reprodutor masculino; Conhecer alguns métodos contraceptivos e sua eficácia; Respeitar colegas que apresentam desenvolvimento físico e emocion...

25/08/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 42497 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

21 Sistema reprodutor feminino
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual

Identificar os órgãos do sistema reprodutor feminino e suas funções; Usar a terminologia científica relacionada aos órgãos do sistema reprodutor feminino; Relacionar ovulação, período fértil, menstruação e gravidez; Interpretar gráficos sobre os índices de gravidez na adolescê...

25/08/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 35269 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

22 Conhecendo nossa Excreção
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Identificar a urina como excreta e sua função na excreção humana. Diferenciar excreta de resíduos da digestão não absorvidos pelo corpo (fezes). Reconhecer órgãos importantes do Sistema Excretor. Identificar o tipo de excreta com o ambiente e anatomia do ser humano. Desenvolve...

17/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 8051 acesso(s)

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

23 Defesas de nosso organismo: Sistema Linfático e Imune
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Identificar como o nosso corpo se defende de agentes externos. Relacionar estas defesas ao Sistema Imune e Linfático. Identificar a localização anatômica dos órgãos do Sistema Linfático. Identificar onde são produzidas algumas células do sistema imune. Desenvolver a leitura de...

17/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 24670 acesso(s)

Marina Silva Rocha

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

24 Onde é fabricado nosso sangue?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Descrever as principais funções da medula óssea. Identificar medula óssea. Relacionar a medula óssea à fabricação de células sanguíneas. Localizar a medula óssea no corpo. Identificar as principais células produzidas na medula óssea. Desenvolver a leitura de textos científicos...

17/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9056 acesso(s)

Marina Silva Rocha

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

25 Sangue
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

O aluno poderá aprender o que é o sangue, qual sua função e importância. Outro objetivo será aproveitar a temática e trabalhar a doação de sangue.

05/03/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2133 acesso(s)

Equipe

UFSCar Biologia

26 CORAÇÃO: FUNÇÃO NO CORPO HUMANO, SAÚDE E DOENÇAS
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

1) Investigar como funciona o coração no corpo humano, 2) Investigar porque ele trabalha independente da nossa vontade, 3) Relacionar frequência cardíaca e prováveis doenças

01/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3913 acesso(s)

Zaida Barros Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências Naturais

27 O corpo e os órgãos dos sentidos
Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Reconhecer as partes do corpo humano. Compreender as funções das partes do corpo. Identificar e compreender a importância dos cinco sentidos: visão, paladar, olfato, audição e tato.

01/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 2626 acesso(s)

MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

28 A Importância das Atividades Físicas para o Nosso Corpo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Aprender a importância da atividade física no cotidiano e seus benefícios para a saúde do nosso corpo. Conhecer porque nosso corpo precisa da atividade física para o seu bom funcionamento e para a qualidade de vida. Conhecer alguns aspectos do funcionamento do corpo no momento...


ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

29 Corpo doente x corpo sadio.
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Identificar as regularidades em um corpo sadio para compreender sinais que indicam doenças; Entender que o equilíbrio do corpo depende de sua interação com o ambiente; Reconhecer o estado de saúde vinculado aos fatores físicos, psíquicos e sociais.  


Alfabetização

30 Qual o significado de vida saudável?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Identificar saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. Refletir sobre atitudes que podem favorecer uma vida saudável; Produzir textos informativos em forma de cartazes, para apresentação em sala de aula.












         Blog de Deusa  Portal do Professor





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindos amigos(a)