sexta-feira, 24 de abril de 2015

Plano de Aula --sobre as Classes Gramaticais


Tema=Revisão das classes gramaticais.

Público-alvo=8°ano.

Habilidades:
*Identificar as diferentes classes gramaticais existentes na letra da música.
*Esclarecer dúvidas sobre o assunto.
*Avaliar o desempenho dos alunos durante a execução das tarefas.

Metodologia:
Exposição do CD com a música Aquarela de Toquinho.
Recursos: aparelho de som, CD, texto impresso, lousa, caneta pilot.

Cronograma:
1°momento:
*Passar para os alunos a cópia da letra da música Aquarela.
*Colocar o CD para que os alunos conheçam a letra e o ritmo da música.
*Colocar novamente o CD para que os alunos possam acompanhar e cantar.
2°momento:
*Solicitar que os alunos identifiquem quais as classes gramaticais mencionadas na letra da música.
*Após a execução da atividade, revisar as classes vistas na lousa.
3°momento:
*Pedir que os alunos destaquem as classes gramaticais presentes na música com cores diferentes.
*Observar os alunos durante as atividades, orientá-los e esclarecer as dúvidas.

Avaliação:
Participação e desempenho dos alunos individualmente e em grupo


PLANO DE AULA
TEMA: Classes gramaticais (substantivo, adjetivo, verbo) – Revisão.

PÚBLICO-ALVO: Alunos do 6º ano (5ª série) do Ensino Fundamental

TEMPO DE AULA: 2 de 50 minutos

OBJETIVOS: 

• Revisar as classes gramaticais;
• Esclarecer dúvidas sobre o assunto;
• Avaliar o desempenho dos alunos durante a execução das tarefas.

METODOLOGIA:

Exposição de CD que possui a música cujo título é “Gramática”, do grupo Palavra Cantada, e resolução de tarefas. 

RECURSOS: Aparelho de som, texto impresso, cd, lousa, caneta pilot.

CRONOGRAMA DO TRABALHO:

1º momento:

1- Passar para os alunos a cópia da letra da música “Gramática”;
2- Pôr o CD para que os alunos conheçam a letra e o ritmo da música;
3- Colocar novamente o CD para que os alunos possam acompanhar e cantar.

TEMPO ESTIMADO: 15 minutos

2º momento:

1- Solicitar que os alunos identifiquem quais são as classes gramaticais mencionadas na letra da música;
2- Após a execução da atividade, revisar as três classes gramaticais por eles identificadas. Utilizar a lousa para expor exemplos previamente definidos. 

 Substantivo: palavra variável que designa ou dá nome a todos os seres existentes - pessoas, objetos, animais, lugares, sentimentos, etc.

Ex.: Ana, casa, bola, cachorro, amor, felicidade.

 Adjetivo: palavra variável que atribui características aos substantivos.

Ex.: bonito, feio, feliz, triste, amoroso, gostoso.

 Verbo: palavra variável que informa ação, estado, fato ou fenômeno.

Ex.: amar, beber, partir.

TEMPO ESTIMADO: 40 minutos

 3º momento: 

1- Solicitar que os alunos façam uma paródia da música “Gramática” utilizando orações que contenham as três classes gramaticais revisadas.
2- Pedir que os alunos destaquem as classes gramaticais presentes na paródia com cores diferentes, sendo:

 Verde – substantivo
 Amarelo – verbo
 Azul- adjetivo

3- Verificar se os alunos perceberão as cores da bandeira do Brasil presentes nesta atividade, aproveitando, assim, para avaliar a percepção da turma diante do exposto.
4- Observar os alunos durante as atividades, orientá-los e esclarecer dúvidas.

TEMPO ESTIMADO: 45 minutos

AVALIAÇÃO: Levar em conta o desempenho dos alunos individualmente e da turma de forma geral, a fim de acompanhar o seu desenvolvimento e, ainda, julgar se o objetivo foi alcançado.

Elaborado por: Denise Ribeiro



REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA :

PASCHOALIN, Maria Aparecida. Gramática:Teoria e Exercícios/Paschoalin & Spadoto – São Paulo: FTD, 1989.









                        Blog de Deusa






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindos amigos(a)