quinta-feira, 2 de julho de 2015
COMO FAZER BIFE ACEBOLADO
Acho que dos pratos básicos na cozinha, fazer bife foi uma das últimas coisas que aprendi quando comecei a cozinhar. Eu tinha um certo medinho. Acho que porque das primeiras vezes que fiz ficou tão duro que parecia um solado de sapato, seco e duro.
Parece que as coisas mais simples são as que a gente pena mais para aprender a fazer com maestria né?
Muitos bifes depois, agora acho que o meu bifinho fica bom, modéstia a parte. Aprendi muito na tentativa e erro e ouvindo pessoas mais experientes. Por conta disso, resolvi dividir com vocês aqui no blog o que aprendi para fazer um bife bem gostoso.
Mas, não sou a dona da verdade então quem tiver dica aproveita a seção de comentários abaixo e deixa suas dicas também, daí a gente se ajuda. E para quem é iniciante qualquer ajuda é bem vinda né? Vamos lá:
Como Fazer Bife Acebolado
Ingredientes
(Não vou dar quantidades porque você faz a quantidade que quiser, até só um bife)
Carne cortada em bifes (filé mignon, coxão mole, alcatra, etc…)
Óleo
Sal
Pimenta do reino
Cebola
Modo de Preparo
Como “passar” o bife na frigideira
Primeira coisa é escolher uma panela com o fundo mais grosso e deixar aquecer bastante (deixe muito quente mesmo), coloque um fio de óleo e o bife.
Coloque um ou dois bifes por vez, para não baixar a temperatura da panela e começar a juntar água, se juntar água a carne fique seca e dura.
Deixe o bife quietinho não fique mexendo nele, muito menos furando ou esfregando. Nada disso, deixe quieto.
Depois de um minutinho levante a beirada, se já tiver ficado douradinho, vire e deixe dourar do outro lado. Só depois é que você acrescenta o sal e a pimenta do reino moída na hora (se gostar acrescente umas gotinhas de molho inglês).
Vá fritando os bifes aos poucos e reservando.
Como fazer a cebola frita
Depois acrescente um tiquinho mais de óleo e as cebolas cortadas em rodelas na frigideira onde você fritou os bifes, deixe dourar mexendo de vez em quando. Coloque sal nas cebolas e volte os bifes para a frigideira para pegar um gosto e esquentar antes de servir.
Sirva os bifes quentes com as cebolas douradas por cima.
Dicas
Dicas:
Não tem necessidade de bater o bife, se a carne for boa.
Não vamos fritar os bifes em imersão como fazemos com o bife à milanesa, então vamos usar pouco óleo.
Tem quem goste de pingar umas gotinhas de vinagre na cebola quando está fritando.
Tem gente que gosta de temperar o bife com alho, sal e pimenta antes de passar o bife na frigideira, eu não gosto muito porque a gente corre o risco do tempero queimar antes da carne fazer aquela crosta douradinha, que é o mais gostoso do bife.
Eu só coloco o sal depois quando o bife já está “selado”, isto é, quando criou a casquinha dourada. O sal desidrata a carne, deixando ela seca, por isso só coloco no final.
Blog de Deusa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindos amigos(a)