Você provavelmente já ouviu da sua avó, de uma tia mais velha ou por aí que consumir manga com leite faz mal. Mas afinal, pode ou não comer manga com leite sem colocar a saúde em risco?
Segundo historiadores, a má fama dessa combinação surgiu ainda na época do Brasil Colônia. Isso porque, na época o leite era um alimento raro e então os senhores do engenho e suas famílias não queriam que os escravos passassem a consumí-lo.
Mas a nutricionista funcional Daniela Jobst afirma que, ao contrário do que muitos pensam, a combinação é bastante saudável. Portanto, manga com leite não faz mal; é mito. Tanto o leite, quanto a manga são ricos em nutrientes como vitaminas, cálcio e fósforo. Dessa forma, misturá-los pode garantir mais saúde ao corpo.
Benefícios da manga
O consumo da manga é excelente para a saudabilidade do organismo. Abaixo conheça os benefícios do consumo da fruta:
Combate diabetes
Alivia a prisão de ventre
Previne o câncer
Protege o coração
Reduz o colesterol ruim
Aumenta a imunidade
Previne o envelhecimento precoce
Protege a pele
Hidrata os cabelos
Benefícios do leite
Já os benefícios do leite vão muito além do consumo de cálcio, sendo também aliado para a redução de peso. Conheça outros benefícios do leite:
Purê de pêssego 3 xícaras (chá) de água 2 xícaras (chá) de açúcar 6 pêssegos, cortados ao meio, sem caroço 1 vagem de baunilha sem sementes Chá 4 xícaras (chá) de água 1 colher (sopa) de folhas (chá) verde ou preto ou 4 saquinhos
Modo de preparo
Purê de pêssego: Ferva a água com açúcar. Adicione os pêssegos cortados ao meio e a vagem de baunilha. Deixe ferver em temperatura média por cerca de 30 minutos. Jogue fora a vagem de baunilha. Despeje os pêssegos e a calda em um liquidificador e bata até formar um purê. Coe. Chá: Ferva a água em uma panela pequena. Retire do fogo e cubra as folhas (chá), normalmente. Após preparar o chá, coe para retirar as folhas e misture a infusão com o purê de pêssego. Coloque o chá de pêssego em um jarro grande e deixe esfriar. A polpa da fruta deverá se separar do chá. Mexa antes de servir. Acrescente cubos de gelo em um copo longo e guarneça com vagens de baunilha.
Milk Shake de Pêssego
Ingredientes
1 caixinha de creme de leite 3 copos de leite desnatado ½ xícara (chá) de sorvete de creme 2 colheres (sopa) de açúcar 2 pêssegos
Modo de preparo
No liquidificador, bata o leite e os pêssegos. Acrescente o creme de leite e continue a bater. Adicione os ingredientes restantes e bata mais um pouquinho. Sirva bem gelado.
Pêssego em calda
Ingredientes
1 kg de pêssego 1 litro de água 1/2 kg de açúcar
Modo de Preparo
Lave os pêssegos, corte-os ao meio e tire o caroço com uma colher. Descasque com uma faca pequena afiada. Numa panela, coloque o açúcar e a água. Ferva por cerca de 5 minutos e coloque os pêssegos para cozinhar na calda de 20 a 30 minutos aproximadamente. Eles devem ficar cozidos, porém firmes. Teste com o garfo. Coloque os os pêssegos em um pode fechado e esterilizado.
Cheesecake de pêssego
Ingredientes
Massa 200 gramas de biscoito tipo maisena 80 gramas de manteiga Recheio 250 gramas de cream cheese 5 pêssegos em calda ½ xícara de chá de açúcar mascavo 300ml de creme de leite batido 4 colheres de chá de gelatina em pó sem sabor e incolor ½ xícara de chá de polpa de maracujá
Modo de Preparo
Em uma tigela, amasse a manteiga com o biscoito. Forre uma forma de fundo removível. Leve para gelar. No liquidificador, coloque o queijo, o pêssego, o açúcar e bata até obter um creme homogêneo. Coloque a mistura em uma tigela e acrescente o creme de leite batido à gelatina e a polpa de maracujá. Retire a massa da geladeira. Coloque a mistura sobre a massa e leve à geladeira por 6 horas. Decore com pêssegos fatiados.
Pavê de Pêssego
Ingredientes 1 vidro de geleia de pêssego (230g) 1 xícara (chá) de licor de pêssego (200ml) 3 xícaras (chá) de pêssegos em calda escorridos e picados (480g) Chantilly batido Creme 500 ml de leite integral 2 colheres de amido de milho 1 lata de leite condensado 1 colher (chá) de baunilha
Modo de preparo Pão de ló: Corte o pão de ló em duas camadas e recheie com a geleia de pêssego. Corte em cubos com cerca de 3 cm e reserve. Creme: Em uma panela, misture todos os ingredientes e leve ao fogo até engrossar. Deixe esfriar e utilize. Montagem: Em um recipiente escolhido, intercale cubos de bolo, licor, pêssegos e creme. Repita a operação e decore com fatias de pêssego e chantilly, se preferir. Sirva bem gelado.
Risoto de Pêssego
Ingrediente
1 (chá) de arroz arbóreo 100 gramas de nozes trituradas 6 pêssegos frescos médios 1 e ½ (chá) de suco concentrado de pêssego 2 (chá) de leite 4 (sopa) de leite condensado 3 (sopa) de manteiga 5 (sopa) de açúcar
Modo de preparo
Lavar os pêssegos e, com uma faca, fazer um corte na forma de x na pele da fruta. Colocar numa panela com 1 litro de água fervente e deixar por 1 minuto. Retirar do fogo, escorra a água e eliminar a pele dos pêssegos. Partir ao meio, retirar os caroços, picar a polpa em pedaços médios e colocar numa panela. Polvilhar o açúcar, tampar a panela e levar ao fogo baixo. Deixar cozinhar, sem mexer, por 15 minutos, ou até o pêssego ficar macio. Retirar do fogo e reservar. Colocar em outra panela o leite, o suco de pêssego e o leite condensado e levar ao fogo baixo até ferver. Levar ao fogo outra panela com a manteiga até derreter. Juntar o arroz e refogar, sem parar de mexer, por 3 minutos, ou até ficar brilhante. Adicionar a mistura de leite com suco de pêssego, aos poucos (2 conchas de cada vez) e sem parar de mexer. Cozinhar até o arroz ficar ‘al dente’ e ter um pouco de caldo. Raspar bem o fundo e as laterais da panela. Faltando 5 minutos para o término do cozimento, acrescentar a calda da compota de pêssego, misturando delicadamente. Retirar o risoto do fogo, adicionar as nozes, misturar e tampar a panela. Deixar descansar por 2 a 3 minutos. Servir em seguida, quente, acompanhado dos pêssegos e decore com hortelã e nozes. Se preferir, polvilhar nozes trituradas.
Geleia de pêssego
Ingredientes 1,3 kg de pêssegos maduros 700 g de açúcar Suco ou raspas da casca de 1 limão Cravo e canela (opcional)
Modo de preparo Descasque a fruta e retire o caroço, no fim deve restar 1 kg da fruta limpa e sem caroço para a receita. Depois, corte-a em pequenos pedaços. Em uma panela, coloque o pêssego, açúcar e limão e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, por aproximadamente 35 à 40 minutos, até que a geleia adquira a consistência desejada (é importante que a consistência não permita ver o fundo da panela). Preste atenção na consistência, para que não fique muito grossa, porque quando a geleia esfriar, ficará naturalmente mais consistente, por isso, a consistência inicial durante o cozimento deve ser mais mole. Armazene, ainda quente, em vidros devidamente esterilizados, vede os frascos e guarde-os de ponta cabeça até que esfriem.
Coquetel de vinho e pêssego
Ingredientes
1 garrafa de vinho tinto A mesma quantidade de suco de pêssego ½ lata de leite condensado Gelo
Modo de Preparo
Coloque todos os ingredientes no liquidificador ou no mixer e bata na função pulsar. Sirva em taças para vinho. Decore com uma fatia de pêssego.
Ponche
Ingredientes
1 garrafa de vinho tinto suave 2 litros de soda limonada 1/2 lata de pêssego em calda 2 maçãs 1 laranja Raspas de 1 limão 4 gotas de essência de baunilha Canela e cravo Gelo
Modo de preparo
Corte em pedaços pequenos o pêssego, a laranja sem casca e a maçã. Coloque as frutas na calda do pêssego. Em uma poncheira coloque o vinho e depois misture as frutas. Acrescente a soda limonada, as raspas de limão, a baunilha, a canela e o cravo. Coloque o gelo e sirva.
Sorvet de Pêssego
Ingredientes
8 pêssegos bem maduros 1 colher de sopa de açúcar
Modo de Preparo
Lave e descasque os pêssegos, retirando o carroço. Corte os pêssegos em pedaços e disponha em um processador junto com o açucar. Bata até obter um creme liso. Coloque em um recipiente e leve ao congelador por uns 30 minutos. Retire, retorne para o processador e bata novamente até obter um creme mais espesso. Retorne o creme para a vasilha e leve ao congelador. Esta pronto o seu sorbet!
Seja para aquele momento que você está com pressa e quer um prato que fique pronto em pouco tempo ou para aquela refeição especial, o macarrão cremoso pode cair muito bem. Há diversas maneiras de obter um resultado gostoso usando macarrão e um molho cremoso, isso é válido tanto para o modo de preparo quanto para os ingredientes. Com tanta versatilidade, dá vontade de correr para a cozinha fazer um macarrão bem cremosinho, né? Mas, antes disso, dá só uma olhadinha nessa seleção maravilhosa abaixo:
Essa receita de macarrão na panela de pressão é sinônimo de praticidade. Isso porque macarrão, molho de tomate, água, milho, ervilha e temperos cozinham todos juntos na panela. Depois, presunto, mussarela e creme de leite também entram em cena. O tempo na cozinha é curto, mas o resultado é surpreendente. Vale a pena experimentar.
Não quer sujar muita louça, mas também quer saborear uma refeição bem gostosa? Então, confira todas as dicas dessa receita! Aqui, a cremosidade fica por conta de uma combinação de molho de tomate, mostarda, ketchup e requeijão. Mas não é só isso: presunto, mussarela, ervilha, pimentão e temperos também fazem parte do prato.
Nessa receita, macarrão cozido vai ao forno em um refratário com uma combinação deliciosa. Molho de tomate é misturado com creme de leite, mussarela, presunto, milho, ervilha e temperos. Para obter uma casquinha crocante e dourada, mais mussarela ainda é usada como cobertura.
Essa é uma opção de prato para ser saboreado gelado. Ideal para os dias de calor, a cremosidade fica por conta da maionese. Bem colorido, o prato leva presunto, mussarela, azeitonas, cenoura, milho e ervilha. Com tantos ingredientes gostosos reunidos em um só lugar, fica difícil de resistir a essa receita.
Nessa opção, o macarrão já cozido vai ao forno com um molho feito com creme de leite, molho de tomate, sal, pimenta-do-reino e orégano. Além disso, presunto e mussarela também vão para o refratário. O passo a passo é simples, mas o resultado fica simplesmente sensacional.
Um molho branco caseiro já fica bem gostoso como incremento para o macarrão. Mas o prato não para por aí: presunto e mussarela ainda ajudam a completar o sabor do prato. Essa é uma receita que não demora quase nada para ficar pronta e não requer muitas habilidades. Mesmo assim, você pode amar o sabor.
Com muito presunto e queijo, essa receita ainda leva requeijão para aquela cremosidade que pode deixar qualquer um babando. A vantagem aqui é que o macarrão não precisa ser cozido em uma panela antes de ir ao forno. Mas, por causa disso, é preciso usar bastante molho para que a massa não fique seca.
Se você quer preparar um prato tão gostoso que é digno de uma refeição especial, essa pode ser a receita certa. Aqui, macarrão parafuso vai ao forno com frango desfiado com molho de tomate, molho branco e queijo. São tantos sabores em uma única garfada, que você nem vai acreditar.
Nessa receita, um refratário é preenchido da seguinte maneira: carne moída ao molho de tomate e requeijão, macarrão ninho, mais carne moída ao molho e queijo para finalizar. Com uma combinação dessas, fica difícil não correr para a cozinha testar a receita, não é mesmo?
Está sem muito tempo para cozinhar? Então, chega mais conhecer essa receita. Aqui, todos os ingredientes são colocados na panela de pressão. E, assim que a panela pegar pressão, só é preciso esperar três minutinhos e seu prato estará pronto para ser degustado. Vale a pena conferir.
Essa é uma receita econômica que pode agradar adultos e crianças. Com gostinho de cachorro-quente, o macarrão é combinado com molho de tomate e salsicha. E tem mais: o preparo é feito na panela de pressão, o que te poupa tempo e trabalho na cozinha.
Um clássico da culinária italiana, o macarrão à carbonara tem uma pegada toda especial, mas é simples de ser feito. Isso porque a cremosidade fica por conta principalmente de ovos. Além disso, bacon e queijo ralado são indispensáveis. Porém, essa receita vai além e conta com ingredientes que não estão na versão tradicional: creme de leite e requeijão, o que deixa o prato ainda mais cremoso.
Viu só quantas opções sensacionais de macarrão cremoso para fazer aí na sua cozinha? Agora, fica a difícil tarefa de escolher qual testar primeiro. E se você já estiver pensando no que vai comer de sobremesa, que tal conferir algumas receitas de brownie fit?