Nada pior do que aqueles dias estressantes que tomam conta de toda atmosfera, seja no trabalho, em casa ou em qualquer lugar que você esteja. Concorda comigo? Por muitas vezes acordamos cedo certos de que o dia será tranquilo, mas quando menos esperamos acontece uma série de coisas e situações que nos fazem perder a calma por alguns instantes ou por muito tempo.
Principalmente quem estuda, trabalha e ainda tem que cuidar dos filhos ao final do dia quando voltam para a casa. Os dias da semana parecem intermináveis e só pensamos nos finais de semana para que possamos esfriar a nossa cabeça e recarregar as baterias.
No entanto, você pode acabar definitivamente com este estresse em qualquer hora e momento, independentemente de ser sábado, domingo ou feriado. Se você não conhece, então está prestes a conhecer o chá que elimina o estresse de qualquer pessoa, até mesmo aquela mais esquentadinha.
Aqui no Terapia do Chá, temos o prazer de lhe apresentar o Chá de Pinhão, seu amigo de todas as horas. E se você tiver mais curiosidades sobre os chás, conheça aqui a História do Chá. Boa leitura.
Afinal de contas, para que serve o Chá de Pinhão?
O Pinus sylvestris ou popularmente conhecido como pinhão é uma planta originária de países europeus e asiáticos. Ela pertence a família dos pinheiros, aquelas árvores grandes que são comumente usadas no natal.
Não sei se você sabe, mas um pinheiro, em sua fase adulta, pode alcançar até 30 metros de altura. Sua madeira é vastamente usada para confecção de móveis, artigos de artes, entre outros.
E a sua castanha ou frutos, conhecido como o pinhão é muito usado na medicina natural, pois foi descoberto que ela tem uma propriedade muito interessante que ajuda a curar o estresse das pessoas. Porém, não é somente a sobrecarga mental que o pinhão pode ser utilizado.
Como o pinhão é rico em vitaminas A, B, C, E e K, além dos minerais, tais como o cobre, ferro, manganês, magnésio e cálcio), este fruto possui óleos essenciais ao corpo humano, bem como flavonoides e alcaloides que são ótimos no tratamento de diversas doenças, como você pode ler descrita abaixo:
- Câncer
- Doenças virais e bacterianas
- Doenças cardíacas
- Obesidade
- Febre
- Alergias em geral
- Inflamações
- Todas as doenças respiratórias
- Entre outros
Além de tudo isso, o chá de pinhão também tem propriedades calmantes que ajudam e muito as pessoas que se encontram em fases de estresse e ansiedade.
Pinhão Para Manter a Beleza:
Sem contar que recentes estudos descobriram que o pinhão é uma ótima alternativa para hidratação dos cabelos e fortalecimento da unha, bem como nutrição da pele, combatendo a acne, devido a sua alta concentração de vitaminas e sais minerais.
Para Quem o Chá de Pinhão É Indicado?
O Chá de Pinhão pode ser usado por qualquer pessoa que deseja prevenir as doenças relacionadas acima, bem como as mulheres que querem ter na medicina alternativa, boas opções para o tratamento de beleza, assim como as pessoas que se encontram em quadros de estresse e que querem acabar com isso agora mesmo sem precisar ficar tomando remédios controlados.
O Chá de Pinhão Tem Efeitos Colaterais?
A superdosagem do chá de pinhão pode levar a enjoos e diarreias, vale lembrar também que as gestantes devem sempre perguntar primeiramente aos seus médicos se podem tomar chás, pois é sabido que alguns deles possuem propriedades abortivas.
Idosos também devem usar o chá de pinhão com parcimônia, pois estudos comprovaram que ele pode causar aumento da pressão arterial. Se você já tem históricos na família, mesmo não sendo idoso é melhor maneirar as doses do chá de perpétua roxa e perguntar para o seu médico primeiro.
Como Fazer o Chá de Pinhão:
Você vai precisar de:
Ingredientes:
- 7 a 9 colheres de sopa das folhas picadas do pinhão.
- 1 litro de água mineral
- Açúcar a gosto ou adoçante
Modo de preparo:
Basta colocar a água para ferver e quando ela abrir fervura apague o fogo e insira as folhas de pinhão. Abafe a infusão e deixe agir por cerca de 20 minutos. Depois beba ainda morno.
Você pode usar o chá de pinhão antes de dormir para ter uma boa noite de sono tranquila e revigorante.
Muito Importante Saber:
Há tipos de pinheiros que tem a folha e frutos tóxicos, ou seja, são venenosas para o uso humano. Por isso que é preciso ter muito cuidado na hora da escolha do pinhão ou quando você pode comprar em algum mercado, pois lá é somente vendido os pinhões comestíveis.
Você conhece o chá de Pimpinela Escarlate? Esta infusão também pode ser tóxica ao corpo humano, veja aqui mais detalhes.
Blog de Deusa / Terapia do chá
Nenhum comentário:
Postar um comentário