terça-feira, 8 de agosto de 2017

Tontura pode ser sinal de anemia ou pressão baixa

Resultado de imagem para Tontura pode ser sinal de anemia ou pressão baixa
A tontura pode estar presente em doenças como labirintite, diabetes ou anemia, por exemplo, sendo que na maioria dos casos está associada a outros sintomas como falta de equilíbrio, vertigem e sensação de que a cabeça está sempre girando mesmo quando está parado.
A tontura pode surgir quando uma doença crônica não está equilibrada, como quando ocorre falta de açúcar no sangue na diabetes ou ser sinal de alerta para ir no médico como no caso de infarto ou anemia, por exemplo. Além destas causas, a tontura pode ser sintoma de crises de ansiedade, problemas de visão, enxaqueca, ou surgir em dias de muito calor, durante o banho com água muito quente, quando se levanta de repente ou quando se consome bebida alcoólica de forma excessiva.
Segue-se uma lista de 5 doenças em que a tontura pode ser um dos sintomas.

1. Labirintite

Tontura pode ser sinal de anemia ou pressão baixa
A tontura, a sensação de vertigem e a falta de equilíbrio pode ser causada pela labirintite, que é uma inflamação de uma parte do ouvido, conhecido por labirinto, que é responsável pela audição e pelo equilíbrio.
Este problema é mais comum em idosos e o tratamento inclui o uso de remédios indicados pelo médico, como anti-vertiginosos para e tontura e a vertigem e anti-eméticos para os vômitos, enjoo e mal-estar.

2. Diabetes

Tontura pode ser sinal de anemia ou pressão baixa

O açúcar baixo no sangue, conhecido por hipoglicemia é uma situação que pode surgir com mais frequencia em pacientes com diabetes e provoca tontura, sensação de queda e falta de força.
Além destes sintomas, quando o açúcar no sangue é inferior a 60 mg/dl, pode-se ter tremores, suores frios, visão embaçada e confusão e, caso a hipoglicemia não for tratada rapidamente, ingerindo açúcar, o problema pode-se agravar podendo ocorrer um desmaio.

3. Pressão alta ou baixa

Tontura pode ser sinal de anemia ou pressão baixa
Tanto a pressão alta como a baixa podem causar tontura e sensação de desmaio, porém este sintoma é mais comum quando a pressão está baixa, com valores de 90 x 60 mmHg.
Além da tontura, quando a pressão é baixa, podem surgir outros sintomas como fraqueza, visão turva, dor de cabeça e sono. Porém, nem sempre é fácil distinguir pressão alta de baixa porque os sintomas são semelhantes, sendo que a melhor forma de confirmar é medindo a pressão com um aparelho.

4. Anemia

Tontura pode ser sinal de anemia ou pressão baixa
A tontura pode ser um sintoma da anemia, que é quando há falta de oxigênio e nutrientes no corpo, como ferro, sendo acompanhada de palidez, fraqueza e cansaço frequente.
Geralmente, a anemia surge quando os valores de hemoglobina são inferiores a 12 g/dl em mulheres e 13 g/dl em homens e para tratar a doença é necessário o aumento de alimentos aumentar o consumo de alimentos ricos em ferro, como feijão preto ou morango e, em alguns casos, tomar suplementos ou remédios recomendados pelo hematologista.

5. Problemas no coração

Tontura pode ser sinal de anemia ou pressão baixa
Quando se tem problemas no coração, como arritmias, aneurisma da aorta ou ataque cardíaco pode surgir tontura, pois o mau funcionamento do coração leva à diminuição da capacidade de bombear sangue para o resto do corpo, causando outros sintomas como dor no peito, inchaço nas pernas e falta de ar, por exemplo.
O tratamento para estas causas pode ser feito na maioria dos casos com uso de remédios indicados pelo cardiologista e por vezes, necessitam de cirurgia ao coração.

Quando é preciso ir no médico?

É recomendado ir no clínico geral sempre que a tontura surge mais de 2 vezes ao dia, quando surge mais de 3 vezes por mês sem razão aparente ou quando se toma remédios para baixar a pressão ou para tratar a depressão por exemplo e, a tontura permanece por mais de 15 dias após o inicio do uso, pois existem remédios que causam tontura.
O médico ajudará a identificar a causa da tontura e no caso de ser necessário fazer tratamento o médico pode recomendar remédios, suplementos, cirurgia ou fisioterapia, segundo a doença que causa esse sintoma.

Blog de Deusa / Minha Vida 

Nenhum comentário: