Cada vez mais evidências estão provando que hábito de consumir açúcar é prejudicial à sua saúde. Pode causar inchaço, maltratar os seus dentes, pode desencadear acne e está ligado ao ganho de peso e doenças crônicas. Não é de admirar que as pessoas procurem alternativas mais saudáveis ao açúcar branco refinado. Mas o açúcar de coco é uma boa alternativa? É o que vamos analisar a seguir.
Vamos primeiro explicar como os dois são feitos. Para criar o açúcar branco refinado, a polpa de cana-de-açúcar é separada do caldo e, em seguida, o caldo é processado e aquecido até cristalizar. Para obter essa cor branca pura, muitas vezes é filtrado e branqueado com carvão de osso, por isso, se você é vegano, vale prestar atenção, pois seu açúcar pode não ser.
Já o açúcar de coco é feito cortando a flor do coqueiro. Quando a seiva líquida é coletada, ela é aquecida até a água ter evaporado, deixando o pó granulado cor de caramelo.
Embora seja um bônus o açúcar de coco ser menos processado, ele e o açúcar de cana são ambos adoçantes que consistem em frutose, glicose e sacarose. Ambos contêm quantidades semelhantes de frutose.
Muita frutose na dieta pode perturbar as funções metabólicas no fígado e está ligado à síndrome metabólica – uma condição de açúcar elevado no sangue, pressão alta, triglicerídeos elevados no sangue e obesidade.
Quanto ao índice glicêmico, uma medida da rapidez com que os alimentos aumentam os níveis de açúcar no sangue (glicose), o açúcar branco tem um índice glicêmico de cerca de 63 e o açúcar de coco tem um índice glicêmico de 54.
O índice glicêmico de açúcar de coco retarda o pico de açúcar no sangue após o consumo em comparação com o açúcar de cana. Isso porque, ao contrário do açúcar branco, o açúcar de coco contém inulina, uma fibra solúvel e um prebiótico, o que pode diminuir a taxa de absorção na corrente sanguínea.
O açúcar branco oferece nutrição zero, e é por isso que é chamado de alimento de “calorias vazias”. Um benefício que o açúcar de coco tem sobre o açúcar branco é que ele oferece pequenas quantidades de vitamina C, potássio, magnésio, cálcio, zinco, ferro, cobre e fitonutrientes. Você teria que comer uma tonelada, no entanto, para obter esses nutrientes, o que praticamente anula o suposto benefício.
Outro ponto interessante é que o açúcar de coco não tem um sabor tão doce quanto o açúcar comum, então você teria que usar mais para obter a mesma quantidade de doçura que o açúcar comum.
No final das contas, não há muita diferença entre os dois açúcares – açúcar é açúcar! Embora nenhum açúcar seja saudável, se a escolha for entre açúcar de coco e o açúcar branco, o açúcar de coco parece ser menos ofensivo.
Se você ainda quiser trazer uma doçura ao cozinhar, experimente o eritritol (glicose fermentada de raízes vegetais e frutas). É um substituto natural de açúcar com zero caloria que tem gosto e medidas exatamente como o açúcar. Ele tem um sabor ligeiramente fresco, mas é definitivamente doce, cetônico, fácil de digerir e vale a pena tentar se você quiser evitar o açúcar branco e o de coco.
Blog de Deusa / mundo boa forma
Nenhum comentário:
Postar um comentário