O termo Aromaterapia é aplicado em um ramo da Fitoterapia, onde “aroma” significa cheiro agradável e “terapia”, tratamento que visa à cura de uma indisposição mental ou física. Essa prática é realizada através de aromas extraídos de flores, raízes, folhas, sementes, ervas, entre outros, transformando em óleos essenciais, pelo qual são utilizados em aromatizadores de ambientes e outros produtos, a fim de trazer uma sensação de bem estar e harmonia.
A aromaterapia é indicada para os mais variados problemas, desde dores musculares, dores de cabeça e má digestão, como também para ansiedade, passando por indisposição, distúrbios do sono, falta de ânimo, entre outros.
Os óleos essenciais podem estar adicionados em cremes, óleos corporais e aromatizadores. Um dos produtos mais utilizados ultimamente são os aromatizadores de ambiente, pois além de deixar os cômodos da casa perfumados, trazem também benefícios à saúde, pois cria estímulos, promove o relaxamento e o equilíbrio entre a mente e o corpo. Com isso, pode auxiliar no tratamento de várias doenças como a ansiedade, estresse, depressão e insônia.
O aromatizador de ambiente com essência de lavanda ou camomila romana, por exemplo, quando colocados nos quartos, pode agir como calmantes e sedativos, auxiliando as pessoas a combater a insônia, ajuda no combate a ansiedade e transmite paz.
As massagens feitas com óleos essenciais são eficazes para a redução do estresse, relaxamento muscular, estimula a circulação e age como analgésicos eliminando as dores, além disso, irá hidratar, nutrir e proteger a pele. Os óleos essenciais mais utilizados em massagens são: alecrim e lavanda, pois trazem grande sensação de paz, tranqüilidade e relaxamento.
Blog de Deusa / Saúde garantida
Nenhum comentário:
Postar um comentário