quinta-feira, 27 de setembro de 2018

COMO MANTER O CABELO LOIRO SAUDÁVEL E COMPRIDO - COMO DEIXAR O CABELO LOIRO

cabelo loiro saudável e comprido

Eu comecei a minha saga para deixar o cabelo loiro e, desde então, posso falar que adquiri uma experiência e tanto, pois com 10 anos com química no cabelo eu aprendi muitas coisas (com tentativas bem sucedidas e outras nem tanto). Muita gente ao me conhecer pessoalmente, me pergunta como manter o cabelo loiro saudável e comprido e depois de tantos questionamentos sobre isso, eu resolvi montar uma postagem com um guia completo sobre o assunto.
Para deixar o cabelo loiro, há postagens sobre o assunto. Aqui você poderá ler sobre a cor do meu cabelo e aqui sobre como deixar o cabelo platinado e saudável (são duas postagens sobre cabelo loiro e são bem úteis).

COMO MANTER O CABELO LOIRO SAUDÁVEL E COMPRIDO

Manter o cabelo loiro saudável já é complicado. Se você sonha com o cabelo loiro saudável e comprido, terá um pouco mais de trabalho, mas saiba que sim, é algo possível e alcançável e eu sou a prova disso – ralei, mas consegui.
Entre 2009 e 2010 eu passei por duas situações complicadíssimas com o meu cabelo.
Primeiro eu tive que abolir as minhas idas à piscina, pois fiquei com o cabelo verde e eu não quis mais uma situação assim (aqui eu falo sobre o assunto e ensino a tirar o verde do cabelo). Depois eu perdi a noção do perigo e clareei demais os fios e foi o momento mais tenebroso que eu tive com o meu cabelo loiro nesses dez anos, foi quando eu tive o problema com a quebra – aqui eu explico a diferença entre quebra e queda dos fios (sim, eu já fiz muitas postagens sobre cabelos loiros 😛 ).
Então, a conclusão entre as peripécias que eu fiz e com os problemas que eu tive, é que para ter um cabelo loiro saudável e comprido, é preciso cuidado constante e o principal: é preciso ter noção. Cabelo é algo sensível e que precisa de cuidados especiais, se o cabelo é loiro então os cuidados devem ser redobrados. Nada de achar que os seus cabelos nunca vão quebrar e que pintá-lo o tempo todo e o cabelo todo é algo básico. É preciso parcimônia, pois saiba que é sim possível ter um cabelo loiro, brilhante e do comprimento que você desejar.

O RETOQUE DO CABELO LOIRO

retocando o cabelo loiro
A chave para manter o cabelo loiro saudável e comprido é prestar atenção no retoque. Pintar o cabelo todo sempre? Negativo! Retoque apenas a raiz e para o restante do cabelo, apele para os produtos que removem o amarelado dos fios.
Eu pinto o meu cabelo sozinha (como já deixei bem claro em todas as postagens sobre o meu cabelo), mas a dica sobre o retoque, quem me deu foi a minha cabeleireira. Retoque apenas a raiz dos fios, ou no máximo a raiz e mais 2-3 dedos além dela. Antes de iniciar o retoque, aplique silicone em todo o comprimento do fio, sem dó e sem economia. A aplicação do silicone fará algo incrível: não deixará a tinta atingir as pontas dos seus cabelos e não a deixará afinar os fios, ou seja, o seu cabelo não perderá o volume e ficará mais forte – coisa que acontece na hora do enxágue da tintura, caso você não aplique um protetor, como, por exemplo, o silicone.

CABELOS LOIROS E COMPRIDOS. COMO CONSEGUIR?

Encontrar cabelos loiros, compridos e saudáveis é algo raro – e gente, aplique não conta né, digo cabelo da raiz à ponta mesmo. O motivo dos cabelos loiros se manterem normalmente em tamanho médio é que o cabelo começa a quebrar no comprimento, então entre a quebra e o corte normal, o fio nunca consegue ficar enorme. Eu mesma sofri com isso por anos e era uma frustração.
A quebra acontece pela falta de cuidado com o cabelo e com a falta de cuidado na hora de fazer o retoque. Então preste atenção na hora de fazer o retoque e principalmente com a rotina de cuidados geral com o cabelo (falarei sobre ela já já).
cabelo loiro saudável e comprido o meu antes e depois
O meu cabelo era médio, porém quando comecei a cuidar ainda mais do meu cabelo – e principalmente, quando eu comecei a tomar cuidado com o retoque -, eu consigo deixar o meu cabelo no comprimento que eu quiser e sem dramas. Corto as pontas do cabelo e refaço o corte umas 2/3 vezes por ano e o meu cabelo começou a crescer feito capim (mesmo). O meu cabelo atualmente está uns quatro dedos maior do que na foto à direita, para vocês terem ideia de como tem crescido.

A ROTINA BÁSICA DE CUIDADOS

Cuidar dos cabelos é essencial e se o cabelo é loiro, o cuidado é maior, como todos devem saber. A tintura loira deixa o cabelo mais seco e é necessário contrabalancear com bons produtos – e bom produto não é sinônimo de produto caro, o que é importante frisar.

NÃO LAVE O CABELO TODO DIA!

A não ser que o seu cabelo seja extremamente oleoso, não lavar os cabelos todos os dias é uma dica para qualquer cabelo. Lave com um espaçamento de dias, pois assim você não removerá a oleosidade natural dos cabelos o tempo todo, assim como não irá agredir excessivamente.

ESFOLIAÇÃO DE COURO CABELUDO SIM!

A esfoliação de couro cabeludo é algo fantástico, pois além de dar uma sensação ótima de limpeza, também ajuda a estimular o crescimento dos fios. Há diversos produtos específicos para esta finalidade e há uma postagem só sobre isso. A esfoliação é algo tão legal, que eu já até colaborei para uma matéria de revista há algum tempo (aqui dá para ler algumas partes).

HIDRATAÇÃO DO COURO CABELUDO? SIM TAMBÉM!

Uma coisa que não é rotina das pessoas é a hidratação do couro cabeludo e este cuidado é importante e faz uma diferença absurda na saúde do cabelo.
Veja bem, não é qualquer produto que deve ser utilizado no couro cabeludo, mas sim produtos específicos. Eu já usei duas máscaras excelentes, uma da Head & Shoulders (que tem resenha aqui no Passaneura) e também uma da Alfaparf (que também tem resenha). Eu continuo a usar as duas máscaras e fazem maravilhas ao meu cabelo.

DEIXE A PREGUIÇA DE LADO! USE CONDICIONADOR E MÁSCARA!

use shampoo, condicionador e máscara
Ah, a preguiça. Quem nunca sentiu uma preguiça básica e pulou as etapas da lavagem dos cabelos? Eu mesma usei por anos só a máscara de hidratação após a lavagem e achava que estava arrasando. Há algum tempo eu mudei isso por sugestão da minha dermatologista e é outra coisa que tem feito uma diferença enorme na saúde do meu cabelo: uso shampoo, condicionador E máscara de hidratação!
Funciona assim: lavo os cabelos duas vezes com o shampoo escolhido, depois aplico o condicionador e deixo a pausa indicada pelo fabricante. Enxaguo. Aplico a máscara de hidratação de couro cabeludo apenas na raiz dos cabelos e depois aplico outra máscara de hidratação no comprimento dos fios. Deixo a pausa indicada pelo fabricante e enxaguo os cabelos outra vez e enxaguo muito bem, sem deixar resíduos.
Em 80% das lavagens eu faço isso. Quando eu estou com muita pressa (pois gente, vamos combinar, leva tempo para fazer todas essas etapas), eu pulo o condicionador e uso a máscara no couro cabeludo com uma outra máscara de hidratação no comprimento dos fios. O cabelo não fica tão macio e tão brilhante quanto quando eu faço todas as etapas, mas já é infinitamente melhor do que usar só um condicionador 😉
O uso de shampoo, condicionador, máscara no couro cabeludo e máscara no comprimento dos fios, deixa o cabelo macio, cheiroso e com um brilho maravilhoso. Eu não digo que você sentirá uma diferença absurda na primeira lavagem, mas com o passar do tempo você irá notar o quanto o seu cabelo está mais bonito e saudável – e isso vale para todos os cabelos e não só para o cabelo loiro.

USE PRODUTOS PARA REMOVER O AMARELADO DOS FIOS

Bem, quando não aplicamos tintura no cabelo todo o tempo todo, o cabelo pode ficar com uma aparência amarelada. Para driblar o problema é simples, basta usar produtos específicos para remover o amarelado do cabelo, os famosos produtos roxos. Aqui tem uma postagem só sobre eles.

NÃO ABUSE DA CHAPINHA, DO SECADOR E DO BABYLISS

não abuse da chapinha
Não adianta cuidar do cabelo e abusar de chapinha, secador e babyliss. Parcimônia e mão leve, pois esses três aparelhos acabam com os fios com o uso contínuo. Deixe o seu cabelo secar naturalmente, assim como tente deixar a chapinha e o babyliss alguns dias e não para todos os dias.
Não é que você precisa abolir o uso desses três, mas não precisa usar todos os dias como se não houvesse amanhã.

USE PRODUTOS BONS E NÃO NECESSARIAMENTE PRODUTOS CAROS

Há produtos incríveis e que são amigos do bolso. Então não é necessário gastar uma fortuna para usar os produtos mais caros, pois eles não são necessariamente os melhores. Atualmente eu tenho usado produtos incríveis e que eu consigo comprar em supermercado, uma prova de que sim, é possível usar produtos ótimos sem ter que vender um rim.
Eu vou fazer uma postagem só sobre os produtos que eu tenho usado, mas já adianto que é uma linha nova da Dove (linha que eu estou apaixonada) e a linha “profissional” da Pantene. Ambas não são super baratas, mas estão longe de custarem o preço de produtos que são limitados a vendas em salões de beleza, por exemplo.
A linha da Dove e da Pantene eu uso no dia a dia e para usos ocasionais eu uso a linha BB Cream da Inoar e a linha RMC da Amend.
Quis adiantar o que eu uso para vocês terem uma noção, mas farei uma postagem com foto de tudo e explicação sobre cada tratamento.
Então é isso gente. A postagem ficou enorme, mas virou um guia “oficial” de como eu mantenho o meu cabelo loiro saudável e comprido. Sem mistérios, sem dramas e sem desespero. Quem fala que cabelo loiro é sinônimo de comprimento médio e de ressecamento, ou não entende nada, ou está exagerando, pois é sim possível e não é tão difícil assim 😉.

         Blog de Deusa / passa neura

Nenhum comentário: