A mulherada “pira” em um salto alto. Adora desfilar nos pés, os mais inúmeros calçados que já foram criados para que possamos nos sentir mais sexies, mas é preciso ficar ligada porque, por vezes, depois de utilizar um salto alto, ficamos com dor nas pernas e pés. Aprenda alguns detalhes que fazem toda a diferença na hora de usar um saltão.
Comece diminuindo a quantidade de dias que você sobe no salto. O problema principal que pode ocorrer é que a parte frontal do pé fica com muito peso, comparado com a parte de traz. Isso pode trazer problemas, como tendinites e até desgaste das suas articulações. Por isso, se você tem a mania de usar salto todos os dias, pode optar por um dia sim, e outro não. Isso vai aliviar muito as dores que você anda sentindo.
Uma das reclamações da grande maioria das mulheres é relacionada com os dedos dos pés, que sempre ficam apertados e acaba formando bolhas e calos. Para evitar esse problema, você pode escolher sapatos que sejam mais largos na ponta, ou retangulares, deixando para traz aqueles de bico fino demais. Use os de bico fino somente para uma festa.
Se você é uma viciada assumida em salto alto, pode apostar em modelos de sapatos que não causem tanta dor e nem problemas para a sua saúde. Escolha aqueles que deixem o pé mais confortável, como é o caso dos calçados com até 3 cm de altura. É algo razoável para ser usado o dia todo. Além disso, modelos como meia pata, anabela e com solados grossos, são aliados para que você se sinta bem o dia todo.
Se for o caso,de você trabalhar precisando andar por aí, pode levar um tênis ou uma rasteirinha para o escritório, e quando for preciso sair para andar, opte por esses calçados que ajudarão você a caminhar mais rápido e sem dor nos pés. Se ficar muito tempo sentada, levante-se de vez em quando para se esticar.
Uma boa dica são os alongamentos. Isso mesmo! Antes de colocar o salto e antes de começar a sua rotina, alongue as pernas. Isso ajudará para que você consiga usar mais tempo o salto alto sem sentir dor. Ao voltar para casa, antes de dormir, alongue-se mais uma vez. Isso será fundamental para que você fique sem dor nas pernas depois de um dia inteiro em cima do salto.
Massagear os pés é algo que traz alívio das tensões, além de ajudar a circular o sangue de forma melhor. O movimento pode ser circular, de baixo para cima, no meio dos dedos. E da forma que mais preferir para deixar os pés descansados. Outro detalhe que você pode incluir na sua rotina para alívio da dor, é um escalda pés.
O que você vai precisar para o escalda pés:
- Uma bacia grande, que caiba os dois pés.
- Água quente.
- Sal grosso.
- Óleo de sua preferencia, com uma essência relaxante, como por exemplo, lavanda.
- Bolinhas de gude.
Coloque todos os elementos dentro da bacia. As bolinhas servem para massagear os pés enquanto você relaxa. O ideal para que funcione é deixar os pés lá pelo menos 20 minutos. Você ainda pode optar por um hidratante que seja daqueles de banho, pois além de relaxar os pés, você ainda irá hidratá-los.
Dor no pé: 10 medidas para usar salto sem sofrer
Pisar de maneira inadequada favorece dores e disfunções. Para as inexperientes, o ideal é treinar em casa
Apesar de ser lindo, elegante e nos deixar com uma postura visivelmente mais bonita, o salto alto pode causar muito sofrimento e problemas funcionais. Há mulheres que já estão tão calejadas pelo uso diário que se acostumaram com o incômodo e aguentam o saltão a noite toda. Outras, menos experientes no assunto, começam a sofrer logo nas primeiras horas. Afinal, existem meios de aliviar a dor do salto?
Leia também:
Salto alto e estresse são alguns dos maiores vilões da coluna
Nem todo salto é inimigo; veja mitos e verdades sobre dor nas costas
Pilates para dor nas costas alivia desconforto causado pelo salto
Salto alto e estresse são alguns dos maiores vilões da coluna
Nem todo salto é inimigo; veja mitos e verdades sobre dor nas costas
Pilates para dor nas costas alivia desconforto causado pelo salto
Problemas de saúde
Na verdade, antes de mais nada, é importante esclarecer que o incômodo causado pelos saltos altos vai muito além do inchaço, calos e dores nos pés, tornozelos, pernas, lombar e costas. O uso constante do acessório pode causar desde o encurtamento dos tendões e músculos da panturrilha até a alteração das curvas da coluna vertebral.
O estrago é tanto que algumas pessoas chegam a relatar que, após anos de uso, os calçados baixos passaram a causar dores, tamanho o encurtamento muscular.
Como amenizar a dor nos pés
As condições descritas acima são causadas, basicamente, pela falta de apoio e estabilidade causada pelo sapato alto. Por conta disso, os saltos plataforma (Anabela) e os grossos e quadrados são os menos prejudiciais e, consequentemente, mais confortáveis, já que permitem a distribuição de peso mais uniforme, bem como maior sensação de firmeza.
O mesmo vale para os modelos peep toe, que oferecem salto também na parte da frente, aliviando a carga dos tornozelos. Por outro lado, quanto mais fino e alto for o salto, mais desequilíbrio você terá ao andar.
Confira abaixo 10 medidas para fazer antes, durante e depois do uso do salto para minimizar as dores e problemas:
1. O jeito como você caminha faz diferença. O correto é apoiar no chão primeiro o calcanhar, depois a borda e, por último, os dedos, e não o contrário. Se você não souber andar de salto, pratique um pouco em casa para evitar lesões.
2. Antes de sair e depois de chegar, faça exercícios e alongamentos. Sentada e com uma das pernas esticadas, alongue o pé, empurrando a ponta para baixo. Despois, flexione-o, empurrando o calcanhar para fora e a ponta para cima. Em seguida, rotacione o pé no sentido horário e anti-horário. Por fim, apoie a perna sobre a outra e, com as mãos, dobre e estique as pontas do pé.
3. Repita o procedimento na outra perna e, ao final, apoie as pernas em uma superfície mais alta para que fiquem elevadas e facilitem o retorno venoso.
4. Quando a dor estiver muito aguda durante o uso, procure jogar um pouco de água gelada para aliviar a dor e o inchaço. Se for possível, mantenha as pernas elevadas por alguns minutos.
5. Adesivos de silicone também ajudam a reduzir a dor, pois absorvem o impacto do peso na planta do pé.
6. No dia seguinte de uma noitada, faça uma compressa com gelo ou escalda pés para desinchar os pés.
7. Ao experimentar um novo calçado, observe a pisada. Se o sapato não se adequar perfeitamente ao seu pé e você sentir que está pisando mais com a parte de dentro ou de fora, use palmilhas e adaptadores para ajustá-lo.
8. Como nossos pés tendem a inchar durante o dia, o ideal é experimentar e comprar sapatos no final da tarde, para garantir que eles ficarão confortáveis em qualquer momento.
9. Procure revezar seus sapatos durante a semana, alternando entre os saltos mais altos, mais baixos e os modelos sem salto.
10. Se a dor e o formigamento persistirem, é indicado procurar um médico.
Fonte Blog de Deusa / bolsa de mulher / patricinha esperta
Nenhum comentário:
Postar um comentário