O infarto do miocárdio tem sintomas visíveis, por isso, as pessoas precisam estar atentas quando o corpo “falar”. A primeira pista de que a pessoa pode estar sofrendo um infarto é o grande desconforto causado por uma dor intensa sentida no centro do peito. Outros indícios são:
- Dor para a mandíbula, pescoço, ombros e braços, principalmente o esquerdo;
- Sensação de desmaio;
- Suor excessivo;
- Náusea e vômitos;
- Falta de ar.
Este quadro significa que a situação é grave e a melhor coisa a fazer é buscar ajuda. Ao surgirem os primeiros sintomas, a pessoa deve procurar socorro imediatamente. Os cardiologistas usam a máxima “dor acima do umbigo é sinal de perigo”.
Como ajudar alguém que esteja apresentando os sintomas do infarto
Caso você esteja com alguém que apresente esses sintomas por mais de dez minutos, não perca tempo: procure socorro urgente. Enquanto a ajuda médica não vem, é preciso agir e o mais indicado é:
- Tranquilizar e aquecer a vítima;
- Salvo orientações médicas, não lhe dê nada de comer ou beber. Desde que a pessoa não apresente dificuldades para engolir e não seja alérgica, dê-lhe um comprimido de aspirina, que ajuda a prevenir coágulos sanguíneos;
- Se a vítima desmaiar verifique sua respiração e seu pulso. Na ausência desses sinais vitais, comece imediatamente os procedimentos de recuperação cardiopulmonar e chame o serviço de emergências.
Caso a vítima seja você
- Tossir com força, profunda e prolongadamente, várias vezes. Não se esqueça de inspirar antes tossir;
- Procure ajuda para rápido transporte a um hospital.
Blog de Deusa / Coração alerta
Nenhum comentário:
Postar um comentário