domingo, 31 de agosto de 2014

Como Falar com Adolescentes?


Embora muitos não admitam ou achem a questão controvérsia, todos sabemos que a maior dificuldade da civilização humana, desde seus primórdios, é a comunicação. Um fazer-se entender e ainda entender o outro claramente sempre foi a chave para as grandes evoluções ou discórdias dos primeiros hominídeos até o homem cibernético que navega na Internet no século XXI.

Dentro do quadro “ser humano” encontramos a figura peculiar do adolescente sendo cada vez mais o centro das atenções na mídia, alvo de discussões de pedagogos e intelectuais que se indagam justamente como resolver a problemática introdutória do primeiro parágrafo: como, sobremaneira, comunicar-se com adolescentes? Algumas correntes são da opinião que a melhor técnica é ser direto, claro, objetivo e honesto ao dirigir-lhe as palavras; enquanto outros defendem a tese de que seria melhor tratá-los como crianças.

O presente trabalho realizado na disciplina de Psicologia da Educação I, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, semestre 2007/01, tratou de formular hipóteses que visassem corroborar não em formular uma receita precisa, mas indicar caminhos e alternativas para uma aproximação mais segura e genuína dos jovens. Para tanto, foi entrevistado 32 adolescentes que responderam as seguintes questões: 1)Você se sente criança? Por quê?; 2)Você se sente um adulto? Por quê?; 3)O que é a adolescência em sua opinião? Seja franco; 4)Como geralmente os adultos tratam você?; 5)Como você gostaria de ser tratado? E 6) O que representam os pais e os professores em sua vida?

Das inúmeras respostas surgidas, que vão do desconforto e revolta de “ninguém me entende” até a crença de que “meus pais são meu exemplo”, focamos nossas conclusões sobre pontos de extrema valia.

Primeiro, o fundamental é saber que o adolescente, assim como todo ser humano, deve ser respeitado, compreendido e amado por seus semelhantes. Estes são os princípios nos quais devemos balizar nossas ações dirigidas aos adolescentes. A compreensão de que as concepções dele estão vinculadas a uma fase peculiar e de extrema importância para a sua constituição física, mental, emocional e espiritual são primordiais para o cumprimento da obrigação maior que cabe a adultos e professores: educá-los. Somente assim podemos mostrar-lhes que o “ninguém me entende” faz parte da sua natureza e mecanismo de processo de maturação.

Nos colocando com respeito perante o jovem e deixando que ele se torne protagonista da relação acabamos por construir um novo modelo de relação com o adolescente que o obrigará a enxergar seu modo de agir e ser. Na sala de aula, por exemplo, quando o aluno é respeitado como este “ator principal” , sua postura será tão importante no processo de aprendizado quanto o professor, afinal ele sentirá seus órgãos sensoriais (sentidos) e a cognição, percepção, memória, interpretação, pensamento, crítica e criação aptos para uso no processo de aprendizagem. Ele não somente será um espectador que vai a aula ouvir o professor e sujeitar-se às suas representações de sabedoria, ele será desafiado a interagir com o meio pois o meio é solícito com ele. É preciso, pois, conforme cita o estudioso do tema, Antônio Carlos Gomes da Costa, “...conceber os adolescentes como fontes e não simplesmente como receptores ou porta-vozes daquilo que os adultos dizem ou fazem com relação aos adolescentes.” Outro fato significativo é de que, nas entrevistas e na vida presenciamos isso, é sabido que a adolescência é uma fase passageira. Um período de moratória que deve ser aceito e identificado pela família e também pela escola, sendo esta última convidada a gerar meios e capacitar recursos que ofereçam um espaço de atuação destacada ao estudante, otimizando sua enorme capacidade criativa, e garantindo sua permanência na comunidade escolar. Em relação à escola, esta não deve ter sua classe docente agindo como tiranos ou déspostas medievais. Nesse antigo modelo clichê de educar, bastava o professor olhar para o aluno para que este se calasse diante da reprimenda. Mas esse modelo retrógrado de adestramento há muito já sabemos errado. Tal modelo subtrai o que há de mais importante no ser humano: a subjetividade. Sem dúvida seria um meio cômodo e prático para o adulto “educar” o adolescente. Mas o interesse desse método é unilateral: defende a visão do adulto. Castra a liberdade. Subestimar a capacidade de compreensão do adolescente faz com que eles assumam uma postura de confrontação e afronta, utilizando-se principalmente do cinismo, distanciamento e posturas radicais para demonstrarem capacidade de entendimento ou para mostrarem veto contra a aproximação.

Como agir então? Vestimos uma “roupagem” de adolescente, para com eles nos parecermos esteticamente. E desse modo vamos falar com eles de peito aberto, como se fôssemos seus pares? Não! Não podemos ir para o outro extremo.

Devemos munirmo-nos previamente da verdade quase absoluta de que quase todo adolescente gosta de aparecer. É próprio da fase. Na sociedade pós-moderna os adultos também são estimulados a agir como adolescentes, pelo emprego, bens materiais ou realizações pessoais. Com isso os adolescentes perdem referenciais para guiarem seus comportamentos. A inserção social é conquistada pelo adolescente através desta “veste” estética que tenta a todo custo imitar os adultos para ser tal e qual “gente grande”. Um símbolo eleito pelo adolescente não como uma forma de ser “dono do seu nariz”, mas de protagonizar seu destino e de assumir uma real e rápida transformação em adulto. Como sabemos que se trata de algo forjado, devemos desestimular essa ilusão pelo descrédito. Em lugar de valorizar a aparência, mostramos a eles nossa vontade de ajudá-los.

E será, finalmente essa nossa condescendência para sermos ajudados por eles que nos mostrará como de fato lhes falar, uma vez que seres humanos estão em desenvolvimento constante e a moratória deve ser encerrada e
vista apenas como um rito de passagem e não como uma mortalha de sofrimento.
Fonte :UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Faculdade De Educação - FACED
Disciplina: Psicologia da Educação I./
Blog de Deusa

Porque devo usar aparelho ortodontico?

Ir ao dentista para algumas pessoas se torna um tormento constante, ainda mais quando essa rotina dura semanal ou mensal. Sempre procuramos o dentista quando o problema já está conflituoso em nossa boca, causando prejuízos na estética diária na qual nos apresentamos. Hoje, é muito comum o uso de “Aparelhos ortodonticos”, em diversas idades, repercutindo aos adolescentes até os grandinhos (adultos). Mas para que usarei aparelho? Quais os processos que sempre me atrapalham?. Vamos a explicação:



Ir ao dentista para algumas pessoas se torna um tormento constante, ainda mais quando essa rotina dura semanal ou mensal. Sempre procuramos o dentista quando o problema já está conflituoso em nossa boca, causando prejuízos na estética diária na qual nos apresentamos. Hoje, é muito comum o uso de “Aparelhos ortodonticos”, em diversas idades, repercutindo aos adolescentes até os grandinhos (adultos). Mas para que usarei aparelho? Quais os processos que sempre me atrapalham?. Vamos a explicação:
1º -Se você terá de usar aparelho é porque seu dentista apresentou o diagnóstico. Podendo ser por dentes tortos, problemas de mordidas, maxilares que não se fecham, entre outros…O responsável que irá cuidar de você chama “Ortodontista”. Para descobrir o seu problema mais afinco, já constatando o uso de aparelho (uma vez que o profissional é formado para isso), o ortodontista irá te passar para a 2ª fase, hora dos exames.
2º- Nessa parte, o seu ortodontista irá te encaminhar a uma clínica de radiologia para fazer a “Documentação Ortodontica” ou como muitos chamam de “Pasta”. No mesmo, eles irão fazer diversos exames, tirar uma moldura do seus dentes, fotos para o antes, fotos dos seus dentes e os raio- x para constatar o problema que deverá ser tratado. Essa documentação vai dentre 5 a 11 dias direto para clínica do seu dentista.
3º- Após ter chegado na clínica seus exames, o ortodontista avalia, calcula o que será feito e te liga marcando sua primeira consulta, na qual ali, irá te apresentar o problema, como será tratado, se terá de arrancar algum dente, assinatura do famoso contrato, partindo para o inicio. Caso ali, ele constate que você terá de usar o aparelho fixo mesmo, começara colocando os chamados Separadores uma vez que os molares deverão ser separados para colocar o anel, que vai prender o aparelho. Você deverá ficar com esses separadores por tempo de 2 a 3 dias. Contudo, pode existir outros problemas como o uso de expansores no seu da boca, caso os dentes não estejam separados normalmente.
4º- Hora de voltar ao consultório. Lembrando que no primeiro mês você volta quase sempre até colocar todo o aparelho. Nessa fase, o ortodontista, irá retirar os separadores, colocar os anéis. Dependendo do caso, começa colocando as borrachinhas ou braquetes nos seus dentes, dependendo do estado de necessidade colocam no primeiro mês ou nos superiores ou nos inferiores, em caso crítico fecha tudo. O problema de muita reclamação são as dores. Isso ocorre porque aperta o aparelho até se acostumar o desconforto que é um pouco maior. Mas, passa.
5º- Aparelho colocado, tudo certo. É a parte de higienização meu amigo. Sem o aparelho você tenho certeza que esquecia do fio dental, acertei? Agora torna-se obrigado, para piorar você ganhará uma espécie de agulha chamada “Passa fio” para colocar junto ao fio dental para limpar os dentes. Mas cuidado, o aparelho é peça de metal, o acumulo de placas bacterianas é muito maior, com isso aumenta os riscos de caries. um exemplo é eu comer chocolate o dia todo, esquecer de limpar e se pega uma carie e compromete os anéis, uma vez que, não tem possibilidade de higienização onde eles se encontram, por esse descuido você poderá tirar o aparelho a toa, comprometendo seu tratamento e o fazendo gastar a mais, pela falta de cuidado.
6º- No meio do tratamento, pode ocorrer de arrancar, cisos, alguns dentes que atrapalham os dentes tortos voltar ao normal, nisso o ortodontista te passa para um clínico que o fará a extração do dente. Mas não assustem, não são todos os casos que isso ocorre. Já o uso de aparelho no mínimo é de 2 anos, nesseperíodo você fazendo as manutenções mensais corretas, higienização, limpezas e escovação, você irá nem perceber que usa aparelho, e durante o tratamento você poderá brincar de escolher as cores para sua borrachinha e desfilar nas ruas.
Esses são o passo a passo para quem deseja seguir a risca o tratamento, lógico que o diagnóstico mesmo só o ortodontista pode lhe conceder, e como ele irá agir nos seus dentes. Mas uma coisa é certa, as mudanças são brilhantes, sem contar que acaba o fixo começa o aparelho móvel, já que seus dentes não estão mais acostumados viver sem o bendito. Porém é usar mesmo, para mais tarde não escutar que voltaram todos os dentes tortos e você gastar um dinheirão a toa.
Para terminar, leitores, aparelho não é brincadeira como vejo por ai, achar que é moda, porque não é. É um tratamento que você necessita fazer para não sofrer consequências mais a tarde. Eu mesmo falo, os problemas só aparecem depois de velho. Para quem começou boa sorte!
Como eu em breve também começo sofrer.
Se você quer perguntar algo, por favor só deixar ai abaixo o seu comentário que sanarei as dúvidas. Ou sejá, para ficar com os dentes certos, bonitos e brancos, melhor usar o aparelho agora, do que complicações mais a tarde.
Valeu mesmo a todos pelo carinho e presença sempre aqui no Entrando Numa Fria. E só para constar: Sabem a participação do blog a Blogagem coletiva e- leitor? Então ela graças ao Tiago do Grama Azul rendeu frutos e esse blog foi citado no Portal MTV pelo colunista Marcelo Soares, quem tiver o interesse é só clicar aqui nesse link: Citação na MTV
Agradeço demais a todos vocês que contribuem para o andamento desse blog. E, atenção faltam 8 dias para as Eleições. Espero que os seus candidatos já estejam escolhidos, porque está chegando a hora de você demonstrar a sua democracia. 
Fonte : Entrando numa fria / Blog de Deusa

Tendências Inverno 2014 (Parte 1): Veja os destaques da temporada com modelos mais ousados

inverno 2014 está aparentemente distante, mas no mundo fashion, suas tendências em shapes, cores, estilos e materiais já foram reveladas, prometendo um clima sportwear chic incrementado com couro, neoprene, grafismos e brilho metalizado em contraste com à pele a mostra em locais estratégicos.
Tais trends foram confirmadas ao aparecer nas principais semanas de moda nacionais, o SPFW e oFashion Rio, por isso, a partir deste post começa uma série que te deixará por dentro dessas e de outras das principais tendências da próxima temporada de inverno.
Confira os principais destaques do Inverno 2014, em resumo:

Estilo esportivo sofisticado:

O mood predominante para o inverno 2014 tem sua inspiração na década de 1990 e seu forte apelo ao estilo esportivo, o qual promete voltar repaginado ao se mesclar com pegadas sofisticadas, ora em materiais, ora em modelos que fogem da linha sportwear.


Seguindo essa tendência, calças jogging, moletom, neoprene, blusões e bomber jackets são algumas das peças e materiais que derivam dessa influência, contrastando com o luxo dos grafismos estilo art déco, bordados com pedrarias e texturas com brilho metalizado.

Como usar?

A grande dica para aderir à onda esportiva que invade a moda é incrementar o seu visual com toques de elegância. Assim, uma peça que nos remeta ao universo esportivo, como as bomber jackets, podem ser combinadas com peças elegantes, como as calças flare.
O material também pode diferenciar o seu look, dessa forma, uma calça jogging em tecido sofisticado perde a cara de academia e se torna extremamente chic!

Total Couro:

O couro, material nobre do inverno, já está comumente associado às temperaturas mais amenas e frias, entretanto, na temporada inverno 2014 foi destaque em grande parte das coleções apresentadas, onde as peças únicas e os looks couro total o evidenciaram como uma das grandes trends da estação.

Como usar?

Combine o couro com outros materiais na medida certa. O couro é vedete da estação, e embora as passarelas evidenciem isso em looks couro total, esse visual para o dia a dia pode ser muito pesado, ou até mesmo quente de mais para muitas regiões do Brasil, mesmo no inverno. Assim, se faz necessária a combinação do couro com outros tecidos.
Para não errar, uma boa dica é combinar opostos, ou seja, o peso do couro pode ser aliviado ao se aliar às rendas sensuais ou tecidos mais leves e fluídos.

Pele à mostra no frio:

Transparência em rendas, tules e telas chamam a atenção para a pele em evidência ainda que no frio, tratando de conferir maior leveza e suavidade ao inverno.

Como usar?

A tendência da pele à mostra no frio pode parecer uma complicação tendo em vista as temperaturas mais severas, porém, o uso de sobreposições aliadas aos looks com transparência já é uma boa solução.
Além disso, a transparência estratégica nas peças, ou seja, em pouca quantidade e localizada, já irá conferir ares de sofisticação e ousadia à sua produção de inverno.
___
Agora que já conhecemos alguns dos highlights da próxima temporada invernal, é só aguardar o frio chegar para poder usar as novidades.
Mas enquanto isso, a gente prepara a nossa série de posts pra te deixar super antenada para quando o inverno 2014 chegar

Fonte : Moda conceito / Blog de Deusa

sábado, 30 de agosto de 2014

Conselhos “caseiros” para combater a sinusite

Para além dos fármacos aconselhados pelo especialista (que deve seguir segundo as recomendações) pode fazer uso de alguns conselhos “caseiros” para aliviar os sintomas e sentir-se melhor.

Tem o nariz congestionado, dói-lhe a cabeça, sente uma pressão debaixo dos olhos e o seu sentido de paladar e olfacto estão afectados? Provavelmente, tem sinusite.

A sinusite é um problema decorrente da inflamação das cavidades ósseas que existem no interior da face, em torno do nariz. Numa situação normal, estas cavidades estão vazias, ou melhor, cheias de ar! É preciso distinguir a sinusite aguda que dura até algumas semanas da sinusite crónica. Mas no seguimento de uma constipação ou gripe, estas cavidades podem inflamar, promovendo o desenvolvimento de uma infecção bacteriana. Outras causas da sinusite, principalmente a sinusite crónica são as alergias (o que torna este problema tão recorrente nos alérgicos e asmáticos), e certos problemas estruturais, tais como o desvio do septo ou a existência de pólipos nasais. Qualquer uma destas situações pode estar na base da sinusite. Mas, em muitos casos, vários factores concorrem para o aparecimento deste problema de saúde, pelo que ultrapassar uma das causas pode não ser suficiente para resolver o problema.

O ideal, sobretudo se sofre sintomas de sinusite severos ou com uma frequência ou duração elevadas, é falar com um médico. É que se esta doença, não for devidamente tratada, pode persistir com diferentes graus de gravidade durante meses ou mesmo anos!

Se o médico confirmar o diagnóstico, vai receitar-lhe o(s) tratamento(s) adequado(s) ao seu tipo de sinusite e respectiva gravidade.

Mas para além dos fármacos aconselhados pelo especialista (que deve seguir segundo as recomendações) pode fazer uso de alguns conselhos “caseiros” para aliviar os sintomas e sentir-se melhor.

Em primeiro lugar, deve saber que, quando está com sintomas de sinusite, as cavidades por detrás do nariz estão inflamadas e, frequentemente infectadas por bactérias. Tem de ajudar o seu nariz, que provavelmente está muito congestionado, a drenar as cavidades, limpando-as. Depois, verá que as fossas nasais vão regressar à normalidade e a restante sintomatologia vai desaparecer. Esta relação entre a inflamação do nariz e dos seios perinasais é tão próxima que, actualmente, os especialistas falam sempre em rinossinusite pois não há sinusite sem rinite.

Para facilitar a drenagem, pode:
Aspirar água salgada (atenção às concentrações elevadas!) ou usar soluções salinas para desobstruir o nariz;
Beber muitos líquidos para diluir as secreções;
Respirar ar quente e húmido: encha o lavatório de água quente e, cobrindo a cabeça com uma tolha, respire o vapor durante alguns minutos (não utilize aromas de eucalipto pois, apesar do alívio inicial, são irritantes);
Evitar expor-se ao ar frio e seco dos dias de Inverno quando estiver pior;
Colocar compressas aquecidas por baixo dos olhos e em torno do nariz;
Evitar as bebidas alcoólicas (o álcool piora a inflamação);
Evitar ambientes poluídos com fumo de tabaco, que irritam as vias respiratórias.
Curtir
Fonte : Blog de Deusa  / google

Qual a roupa ideal para uma entrevista de emprego? A resposta certa é: depende!

Você não usará um terno para participar de um processo seletivo em uma loja de artigos esportivos se você pesquisou sobre ela antes. Portanto, antes de definir que roupa usará para uma entrevista de emprego, pesquise sobre a empresa. Use a internet, familiares e amigos que a conheçam, descubra sua área de atuação, produtos, etc.

Com as informações adquiridas, além de ter vantagem em relação aos candidatos que não sabem nada sobre o lugar que pretendem trabalhar, você saberá exatamente como se vestir para aquela entrevista.

Procure vestir-se adequadamente para o cargo em questão, ou simplesmente, como os funcionários daquela empresa.

Para os homens, camisa social, calça jeans básica e sapato, ficam no limite entre o formal e o informal, portanto, para você que está na dúvida, esta é uma ótima sugestão.

As mulheres possuem uma variedade muito maior de roupas a serem usadas em uma entrevista, porém, deve-se apenas evitar decotes, saia muito curta ou calça muito justa. Muito cuidado também com os excessos, como muita maquiagem, muito perfume, acessórios exagerados, cores das roupas ou unhas muito chamativas, entre outros.

Piercings, tatuagens, bonés, chapéus, toucas, camisas de futebol, não devem ser usados ou ficarem a mostra, como no caso da tatuagem, em uma entrevista.

Por fim, durante uma entrevista você deve focar em suas competências e qualidades, somente usar a roupa certa não fará com que você seja contratado, mas uma roupa não adequada pode passar a impressão errada e eliminá-lo do processo seletivo.

Leandro Freitas é Psicólogo, Pós-graduando em gestão de recursos humanos e um dos orientadores do Programa Orienta do CST, que oferece oficinas gratuitas para aprimoramento profissional
 (5 fotos)
Curtir
Fonte : Blog de Deusa Google

GRIPE, ALERGIA OU RESFRIADO?

Com a queda na temperatura, o ar seco (apesar das chuvas esporádicas) aumenta os casos de crianças com gripes, resfriados e crises alérgicas. Saiba como diferenciar os sintomas dessas doenças
Atchiiiim! Seu filho espirra e você já se pergunta: será que é gripe? Mas o sintoma também é comum em alergias e resfriados. Como saber a diferença? A gripe é causada pelo vírus influenza A e B, que sofre mutações sazonais. Já o resfriado é causado pelo rinovírus em 70% dos casos. E são mais de 100 tipos, daí a dificuldade de se desenvolver uma vacina. Ambos são bastante contagiosos, sendo transmitidos até por gotículas de saliva. Estudos mostram, porém, que a principal via de transmissão dos vírus do resfriado e da gripe é manual. A criança espirra sobre um brinquedo e, minutos depois, outra toca no lugar e leva a mão ao nariz ou à boca. Contágio feito!
Na grande maioria dos casos, o resfriado afeta nariz, ouvido ou garganta, provocando coriza, irritação das mucosas, tosse, espirros e, às vezes, a criança pode ter febre baixa. Se for gripe, os sintomas costumam ser mais intensos e incluem febre alta, dores musculares, cansaço e dificuldade para respirar, situação em que a criança deve ser levada ao médico assim que possível para verificar se existem outras doenças associadas.
Já as alergias - respostas do organismo a substâncias consideradas alérgenas - muitas vezes se confundem por apresentarem quatro dos principais sintomas de gripes e resfriados: coriza, espirros, prurido (mais ralo e incolor, ao contrário do produzido em casos de gripes e resfriados, mais amarelados ou esverdeados) e obstrução nasal. Ao contrário de gripes e resfriados, são causadas pelo contato direto com a substância que causa a irritação e não causam febre e mal-estar generalizado.
Olavo Mion, otorrinolaringologista da Academia Brasileira de Rinologia (ABR), aponta uma maneira que pode sugerir a hipótese de uma alergia: "A alergia se manifesta toda vez em que a criança entra em contato com o alérgeno que, em casos de rinite alérgica, pode ser ácaro e poeira, pelos de animais, pólen ou fungos. As gripes e resfriados são mais esporádicas e, depois que se manifestam, não costumam acontecer em seguida. Se os sintomas se repetirem diversas vezes em um curto período de tempo, pode ser sinal de reação alérgica”.

Como tratar
O tratamento no caso de gripes e resfriados tem como objetivo aliviar os sintomas, pois em geral a cura é espontânea. Durante o período em que seu filho estiver doente, ele pode perder o apetite. Isso é normal! O importante é mantê-lo hidratado. Ofereça sucos, água, chás. Estimule também a criança a assoar o nariz várias vezes ao dia, e faça lavagem com soro fisiológico. No caso de febre, controle com banhos ou antitérmicos. E lembre-se: nunca use nenhuma medicação no seu filho sem que antes tenha conversado com o médico dele.
No caso de alergias, é necessário procurar um especialista para identificar o causador da irritação e poder, então, eliminá-lo. Além disso, antialérgicos aliviam os sintomas e diminuem o incômodo. “Lavar olhos e nariz com soro fisiológico é uma maneira simples de ajudar no tratamento e na prevenção de alergias”, complementa Mion.

Como prevenir
A proliferação de gripes, resfriados e, principalmente, alergias, estão diretamente relacionadas a qualidade do ar atmosférico. O ar que é mais saudável para o ser humano é limpo, mais quente, mais úmido. Nos dias mais frios, o clima está mais seco e, por isso, mais poluído. Como as vias respiratórias ficam sobrecarregadas – porque o ar que chega ao nariz e aos pulmões estão com uma qualidade pior – o corpo fica mais suscetível a infecções. Abaixo, você confere dicas para prevenir contaminações:
- Evite levar seu filho a locais fechados e com aglomerações, como shoppings e buffets;
- Estimule as crianças a lavar as mãos várias vezes ao dia;
- Aplique soro fisiológico no nariz de seu filho pelo menos 4 vezes ao dia para evitar o ressecamento da mucosa ou o “entupimento” nasal;
- Ofereça bastante líquido às crianças para que elas fiquem hidratadas e possam enfrentar o tempo seco com mais facilidade;
- Mantenha a casa sempre limpa e arejada;
- Se for usar um umidificador, fique atenta e monitore-o para ter certeza de que o local não está ficando, ao contrário do que se quer, úmido demais, favorecendo a proliferação de fungos.

Fugindo da alergia
No período em que a criança estiver gripada, algumas atitudes podem melhorar os sintomas. Essas ações também são aconselháveis para os alérgicos.
- Limpe a casa com pano úmido e aspirador de pó diariamente. As vassouras levantam poeira;
- Troque as roupas de cama da criança duas vezes por semana;
- Retire tapetes, carpetes e bichos de pelúcia do quarto de seu filho;
- Não entulhe coisas em estantes, para evitar o acúmulo de poeira;
- Os pelos dos animais são agentes agressores ao sistema respiratório, principalmente de quem tem asma, rinite ou está gripado. Por isso, antes de adotar um animal de estimação, melhor conversar com o pediatra e, se for o caso, escolher uma raça ou bicho que cause menos alergia.

Fonte: Revista Crescer
CurtirFonte :Blog de Deusa

40 dicas para voltar ao peso ideal



Quase metade dos brasileiros está acima do peso, mas é possível reduzir esse número com hábitos saudáveis


POR MINHA VIDA 
Dados da pesquisa divulgados nesta terça-feira (10) pelo Ministério da Saúde mostram que quase metade dos brasileiros está acima do peso. A proporção de pessoas acima do peso no Brasil avançou de 42,7%, em 2006, para 48,5%, em 2011. No mesmo período, o percentual de pessoas com obesidade subiu de 11,4% para 15,8%. Para fugir dessa armadilha perigosa à sua saúde, a nutricionista Roberta Stella reuniu todos os truques para fazer o ponteiro da balança voltar ao normal sem que você passe fome:

1) Nada de se desesperar: esqueça as dietas muito restritivas ou que prometem um grande emagrecimento em um período pequeno de tempo. Em longo prazo, o resultado é desastroso.

2) Comece fazendo um diário com os alimentos que você ingere todos os dias. Você perceberá os erros e se corrigirá sozinho. Essa mesma pesquisa do Ministério da Saúde divulgou que a presença de feijão e hortaliças na mesa das famílias brasileiras diminuiu, ao passo que o consumo de gordura aumentou.
3) Estabeleça uma rotina alimentar.
O que fazer para não desistir da dieta?
4) Estipule cinco refeições por dia, com horários para que elas aconteçam. E cumpra.

5) Analise os rótulos dos alimentos. Muitas vezes, os alimentos light contêm uma pequena diferença na quantidade calórica, que nem compensa a troca.

6) Prefira os alimentos integrais. Eles contêm mais nutrientes e fibras, que fazem um bem danado para o seu organismo.

7) Opte por leites e derivados desnatados. A menor quantidade de gordura significa menos colesterol e calorias na sua alimentação.

8) Cuidado com os embutidos (mortadela, salame, presunto). Eles carregam uma quantidade considerável de gordura, colesterol e sódio.

9) Escolha embutidos com menor quantidade de gordura como, por exemplo, o peito de peru.

10) Não fique mais do que 4 horas sem se alimentar.

11) Faça lanchinhos entre as refeições, hábito essencial para uma alimentação saudável.

12) Para esses lanches, opte por alimentos fáceis de serem obtidos e carregados na bolsa, como iogurte, barrinha de cereais, frutas e bolacha salgada.

13) Coma pelo menos 2 frutas por dia.

14) Consuma as frutas (maçã, pêra, uva) com casca.  
Coma frutas todos os dias - Foto: Getty ImagesFrutas
15) Saladas e legumes devem fazer parte da sua alimentação diária.

16) Evite preparações altamente calóricas como gratinadas, fritas, à parmegiana, à milanesa e quatro queijos.

17) Tempere as saladas com suco de limão e vinagre.

18) azeite tem gorduras boas para o coração. Mas isso não quer dizer que ele não seja calórico. Se a intenção é emagrecer, use com muita moderação.

19) Doces devem ser evitados, principalmente bolos recheados, tortas, bomba de chocolate.

20) Prefira os sanduíches naturais aos oferecidos pelos fast-foods.

21) Atum e sardinha em conserva são ótimos para uma salada ou um sanduíche. Mas lembre-se: utilize a versão light, conservada em água, não em óleo.

22) Prefira as carnes menos calóricas, como peixe, frango e cortes magros de carne bovina.

23) Retire a pele do frango.

24) Cuidado com os molhos à base de maionese para temperar saladas.  

(
Saiba mais25) Prefiras os picolés ao sorvete de massa. 

26) Sucos naturais são uma ótima pedida para se refrescar. 

27) Você pode contar com a água de coco para se hidratar, mas atente à quantidade. Por ser calórica, a bebida não pode ser consumida livremente. Um copo pequeno (200 mL) apresenta 40 calorias. Consuma somente um coco por dia e beba muita água mineral. 

28) Evite bebidas gaseificadas, mesmo as que não contêm calorias, como água e refrigerantes light. 

29) Durante a refeição, beba somente um copo pequeno (200 mL) de líquidos. Assim a digestão não ficará prejudicada. 

30) Um grama de álcool tem 9 calorias. Já um grama de carboidratos ou proteínas contém apenas 4 calorias: ou seja, aquele copinho de cerveja engorda bem mais do que um pedaço de pão. Portanto, evite as bebidas alcoólicas se o objetivo é emagrecer. 

31) Se for a um barzinho, evite os petiscos fritos, amendoins e castanhas de caju. 

32) Não vá ao supermercado com fome. Isso somente fará com que não resista quando passar pela gôndola de doces e salgadinhos. 

33) Beba muita água, pelo menos, 2 litros por dia. 

34) Cuidado com o café. Beba, no máximo, 4 xícaras por dia.  


35) Inicie a refeição com um prato grande de saladas (folhas e legumes cozidos).

36) Se exagerar em algum dia, não desista. Recomece novamente no dia seguinte.

37) Dê preferência a alimentos ricos em água e de baixo valor calórico, como frutas, legumes e verduras. Você poderá consumir um volume maior desses alimentos, comparando com aqueles ricos em calorias.

38) Evite fazer a última refeição do dia perto da hora de se deitar. Para não prejudicar a digestão dos alimentos e o sono, faça o jantar, pelo menos, uma hora e meia antes de ir para a cama.

39) Boa notícia para quem é fã de lanchonetes: as grandes redes de sanduíches já possuem opções saudáveis. Entre elas, destacam-se salada, água de coco e frutas.

40) Não encare a dieta como punição. Afinal, a reestruturação alimentar garante um corpo mais bonito e saudável. A dieta nada mais é que um presente que você dá a si mesmo. Mantenha as atitudes positivas ao longo do emagrecimento.
Fonte : minha vida / Blog de Deusa

Nove sucos que deixam o corpo mais saudável

Eles protegem contra o câncer, cansaço e falta de memória

POR FERNANDO MENEZES -
Gostosos, refrescantes e vitaminados, os sucos de fruta não podem faltar quando o clima fica mais quente. Eles são a opção mais saudável para manter o corpo hidratado e em forma. Mas é importante ressaltar que não adianta nada tomar sucos de caixinha o aqueles que vêm em pó. Os verdadeiros amigos da saúde são os naturais ou de polpa.

"Sozinhos, os sucos não previnem doenças, mas quem tem uma alimentação balanceada, pratica atividades físicas e também consome a bebida das frutas pode favorecer a saúde", explica a nutricionista Carla Fiorillo, da Unifesp. A seguir, você confere as nove bebidas campeãs em blindar o organismo e deixar o corpo mais saudável para o clima quente.  
  • suco de romã - Foto Getty Images
  • suco de maçã - Foto Getty Images
  • suco de açaí - Foto Getty Images
  • suco de laranja - Foto Getty Images
  • Suco de uva roxa - Foto Getty Images
  • suco de abacaxi - Foto Getty Images
  • Suco de cereja - Foto Getty Images
  • Suco de tomate - Foto Getty Images
  • Água de coco - Foto Getty Images
 
 
DE 9
suco de romã - Foto Getty Images
Suco de romã 
A romã possui uma série de propriedades que ajudam a baixar os níveis de colesterol ruim, o LDL, em nosso sangue. "Os antioxidantes presentes nessa fruta também dissolvem as placas de gordura que se formam nas paredes da artéria, diminuindo assim as chances de derrames e infartos", diz Carla Fiorillo.

Como ela ainda não é muito fácil de encontrar, e o preço não é dos mais baixos, existem algumas frutas, com as mesmas propriedades, que são ótimas substitutas pois tem efeito parecido no organismo. Uma delas é a melancia, que também é enriquecida com fibras, vitaminas A e C, além do complexo B.

A romã pode ainda trazer benefícios à saúde masculina. De acordo com um estudo feito pela Universidade da Califórnia, ela possui um coquetel de substâncias químicas que parecem barrar a evolução do câncer de próstata e, potencialmente, matar as células cancerígenas.  
suco de maçã - Foto Getty Images
Suco de maçã 
Por ser rico em acetilcolina, esse suco tão popular pode ajudar a manter a saúde do cérebro em dia. Essa substância é responsável para a manutenção da memória e de funções cognitivas. "Vários estudos recentes mostram que a maçã é uma fruta que previne o Mal de Alzheimer, já que os níveis baixos de acetilcolina estão ligados ao desenvolvimento dessa doença", diz Carla Fiorillo.

Outra propriedade importante da maçã é a quantidade de fibras que ela possui. Em sua casca podemos encontrar fibras insolúveis, que ajudam no processo de digestão. Já em sua polpa são encontradas fibras solúveis, que é mais rapidamente absorvida pelo organismo e facilita o transporte de nutrientes para as células.  
suco de açaí - Foto Getty Images
Suco de açaí 
Um dos mais famosos alimentos do verão, o açaí normalmente é consumido em forma de creme, e não de suco. "O açaí é, em geral, incrementado com acompanhantas, como frutas e granola, tornando essa mistura muito calórica", diz Carla Fiorillo. Mas em forma de suco, a fruta torna-se mais saudável, sem perder os nutrientes, como antioxidantes, vitaminas que fazem da fruta um aliado contra vários tipos de câncer.

Um estudo feito pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, mostrou que beber suco de açaí diariamente pode ajudar a prevenir o desenvolvimento e a disseminação de células cancerígenas, já que ele possui antioxidantes que impedem a ação de radicais livres em nosso organismo.  
suco de laranja - Foto Getty Images
Suco de laranja 
Ele está entre os mais consumidos pelos brasileiros. "O suco da laranja contém um antioxidante chamado hesperidina, que melhora a função dos vasos sanguíneos, ajudando a reduzir o risco de doença cardíaca", explica a nutricionista. De acordo com pesquisa realizada nos Estados Unidos, homens que beberam 500 mililitros de suco de laranja por dia, apresentaram pressão arterial mais baixa do que aqueles que tomaram um suplemento antioxidante.

O suco é bem vindo para prevenir a formação de cálculos renais. Isso porque, os suplementos de citrato, substância encontrada em sucos cítricos, como o de laranja, limão e tangerina, podem ajudar a retardar a formação de pedras nos rins.

vitamina C, nutriente que ajuda o sistema imunológico, também é encontrada em grande quantidade na laranja, tornando-a uma das frutas mais importantes na prevenção de gripes, resfriados, fraquezas e infecções.

Para tirar melhor proveito de todos esses benefícios, o mais interessante é consumir o suco fresco, logo após ele ter sido preparado. "Os antioxidantes da laranja são os fotossensíveis, e perdem sua ação depois que ficam expostos à luz. Por isso, quanto antes você tomar o suco, mais efeito ele terá em seu organismo", explica Carla Fiorillo. 
Suco de uva roxa - Foto Getty Images
Suco de uva roxa 
O famoso efeito benéfico que consumir um copo de vinho tinto traz para a saúde também pode ser aplicado ao suco de uva. "Assim como o vinho, o suco de uva roxa contém polifenois e atoxinas, poderosos antioxidantes que controlam o colesterol e protegem o coração e todo o sistema circulatório", diz Carla Fiorillo.

Um estudo realizado por psiquiatras da Universidade de Cincinnati descobriu que consumir um copo diário de suco de uva melhorou a memória dos pacientes significativamente em comparação com os que não tomaram nenhum tipo de substância graças aos polifenois contidos nas uvas. 
suco de abacaxi - Foto Getty Images
Suco de abacaxi 
Este suco está entre os mais refrescantes da lista, principalmente se for adicionado a ele algumas folhas de hortelã. O fruto contém enzima bromelina, que ajuda o organismo a digerir proteínas e regula o funcionamento do intestino. Outra característica importante da bromelina encontrada no abacaxi é sua ação anti-inflamatória e anticoagulante.

Mas os benefícios que a fruta traz não param por aí. Estudos feitos pela Universidade do Texas dizem que comer abacaxi ou tomar o suco protege os ossos da osteoporose, pois a fruta é rica em manganês, um mineral que fortalece os ossos.  
Suco de cereja - Foto Getty Images
Suco de cereja 
Estudos recentes da Universidade de Northumbria, no Reino Unido, têm mostrado que os corredores que beberam suco das cerejas duas vezes por dia durante cinco dias antes de correr na Maratona de Londres, obtiveram uma recuperação muito mais rápida e não sofreram tanto com dores musculares. "A cereja tem grandes quantidades de potássio, fibras e vitamina C, nutrientes importantes para o corpo, e que podem acelerar o processo de recuperação muscular", diz a nutricionista Carla Fiorillo.

Além disso, a pesquisa ainda sugere que o suco de cereja pode ajudar a aliviar as dores de quem sofre de gota, por ajudar o organismo a excretar o ácido úrico, grande causador dos incômodos característicos da doença.  
Suco de tomate - Foto Getty Images
Suco de tomate 
O consumo de suco de tomate não é tão comum, mas os benefícios que ele pode trazer são muitos. Assim como o tomate na salada, o suco dessa fruta traz grandes quantidades de licopeno - antioxidante que previne contra câncer de próstata e de mama-, vitaminas A e complexo B, fósforo, potássio, cálcio e magnésio, que assumem papel importante na formação dos ossos e combatem a osteoporose, além de ácido fólico e frutose. 
Água de coco - Foto Getty Images
Água de coco 
Não é exatamente um suco, mas essa bebida não pode ficar de fora, principalmente com a chegada do calor. A água de coco é rica em potássio, fósforo e outros sais minerais essenciais para que o corpo continue hidratado como um todo. Essa hidratação serve tanto para evitar problemas como cãibras, dores de cabeça, desmaios e para deixar a pele mais hidratada e protegida do sol. A flora intestinal também agradece o consumo da água de coco. Os sais minerais que ela possui ajudam na digestão, agindo contra o intestino preso.

A água de coco não é tão calórica quanto se imagina. De acordo com a nutricionista Lucinete Regina de Souza, o verdadeiro perigo está no próprio fruto. "O que tem mais calorias é a polpa da fruta, sendo que um pedaço pequeno ( 15 gramas ) dela tem 99 kcal, e 200ml da bebida tem 40 kcal", afirma Lucinete.

 No entanto, algumas pessoas precisam tomar cuidado com seu consumo. "as pessoas com diabetes ou outro tipo de restrição devem consumir sob orientação de um profissional", ressalta. 
Fonte : minha vida / Blog de Deusa