sábado, 30 de agosto de 2014

Conselhos “caseiros” para combater a sinusite

Para além dos fármacos aconselhados pelo especialista (que deve seguir segundo as recomendações) pode fazer uso de alguns conselhos “caseiros” para aliviar os sintomas e sentir-se melhor.

Tem o nariz congestionado, dói-lhe a cabeça, sente uma pressão debaixo dos olhos e o seu sentido de paladar e olfacto estão afectados? Provavelmente, tem sinusite.

A sinusite é um problema decorrente da inflamação das cavidades ósseas que existem no interior da face, em torno do nariz. Numa situação normal, estas cavidades estão vazias, ou melhor, cheias de ar! É preciso distinguir a sinusite aguda que dura até algumas semanas da sinusite crónica. Mas no seguimento de uma constipação ou gripe, estas cavidades podem inflamar, promovendo o desenvolvimento de uma infecção bacteriana. Outras causas da sinusite, principalmente a sinusite crónica são as alergias (o que torna este problema tão recorrente nos alérgicos e asmáticos), e certos problemas estruturais, tais como o desvio do septo ou a existência de pólipos nasais. Qualquer uma destas situações pode estar na base da sinusite. Mas, em muitos casos, vários factores concorrem para o aparecimento deste problema de saúde, pelo que ultrapassar uma das causas pode não ser suficiente para resolver o problema.

O ideal, sobretudo se sofre sintomas de sinusite severos ou com uma frequência ou duração elevadas, é falar com um médico. É que se esta doença, não for devidamente tratada, pode persistir com diferentes graus de gravidade durante meses ou mesmo anos!

Se o médico confirmar o diagnóstico, vai receitar-lhe o(s) tratamento(s) adequado(s) ao seu tipo de sinusite e respectiva gravidade.

Mas para além dos fármacos aconselhados pelo especialista (que deve seguir segundo as recomendações) pode fazer uso de alguns conselhos “caseiros” para aliviar os sintomas e sentir-se melhor.

Em primeiro lugar, deve saber que, quando está com sintomas de sinusite, as cavidades por detrás do nariz estão inflamadas e, frequentemente infectadas por bactérias. Tem de ajudar o seu nariz, que provavelmente está muito congestionado, a drenar as cavidades, limpando-as. Depois, verá que as fossas nasais vão regressar à normalidade e a restante sintomatologia vai desaparecer. Esta relação entre a inflamação do nariz e dos seios perinasais é tão próxima que, actualmente, os especialistas falam sempre em rinossinusite pois não há sinusite sem rinite.

Para facilitar a drenagem, pode:
Aspirar água salgada (atenção às concentrações elevadas!) ou usar soluções salinas para desobstruir o nariz;
Beber muitos líquidos para diluir as secreções;
Respirar ar quente e húmido: encha o lavatório de água quente e, cobrindo a cabeça com uma tolha, respire o vapor durante alguns minutos (não utilize aromas de eucalipto pois, apesar do alívio inicial, são irritantes);
Evitar expor-se ao ar frio e seco dos dias de Inverno quando estiver pior;
Colocar compressas aquecidas por baixo dos olhos e em torno do nariz;
Evitar as bebidas alcoólicas (o álcool piora a inflamação);
Evitar ambientes poluídos com fumo de tabaco, que irritam as vias respiratórias.
Curtir
Fonte : Blog de Deusa  / google

Nenhum comentário: