domingo, 31 de agosto de 2014

Porque devo usar aparelho ortodontico?

Ir ao dentista para algumas pessoas se torna um tormento constante, ainda mais quando essa rotina dura semanal ou mensal. Sempre procuramos o dentista quando o problema já está conflituoso em nossa boca, causando prejuízos na estética diária na qual nos apresentamos. Hoje, é muito comum o uso de “Aparelhos ortodonticos”, em diversas idades, repercutindo aos adolescentes até os grandinhos (adultos). Mas para que usarei aparelho? Quais os processos que sempre me atrapalham?. Vamos a explicação:



Ir ao dentista para algumas pessoas se torna um tormento constante, ainda mais quando essa rotina dura semanal ou mensal. Sempre procuramos o dentista quando o problema já está conflituoso em nossa boca, causando prejuízos na estética diária na qual nos apresentamos. Hoje, é muito comum o uso de “Aparelhos ortodonticos”, em diversas idades, repercutindo aos adolescentes até os grandinhos (adultos). Mas para que usarei aparelho? Quais os processos que sempre me atrapalham?. Vamos a explicação:
1º -Se você terá de usar aparelho é porque seu dentista apresentou o diagnóstico. Podendo ser por dentes tortos, problemas de mordidas, maxilares que não se fecham, entre outros…O responsável que irá cuidar de você chama “Ortodontista”. Para descobrir o seu problema mais afinco, já constatando o uso de aparelho (uma vez que o profissional é formado para isso), o ortodontista irá te passar para a 2ª fase, hora dos exames.
2º- Nessa parte, o seu ortodontista irá te encaminhar a uma clínica de radiologia para fazer a “Documentação Ortodontica” ou como muitos chamam de “Pasta”. No mesmo, eles irão fazer diversos exames, tirar uma moldura do seus dentes, fotos para o antes, fotos dos seus dentes e os raio- x para constatar o problema que deverá ser tratado. Essa documentação vai dentre 5 a 11 dias direto para clínica do seu dentista.
3º- Após ter chegado na clínica seus exames, o ortodontista avalia, calcula o que será feito e te liga marcando sua primeira consulta, na qual ali, irá te apresentar o problema, como será tratado, se terá de arrancar algum dente, assinatura do famoso contrato, partindo para o inicio. Caso ali, ele constate que você terá de usar o aparelho fixo mesmo, começara colocando os chamados Separadores uma vez que os molares deverão ser separados para colocar o anel, que vai prender o aparelho. Você deverá ficar com esses separadores por tempo de 2 a 3 dias. Contudo, pode existir outros problemas como o uso de expansores no seu da boca, caso os dentes não estejam separados normalmente.
4º- Hora de voltar ao consultório. Lembrando que no primeiro mês você volta quase sempre até colocar todo o aparelho. Nessa fase, o ortodontista, irá retirar os separadores, colocar os anéis. Dependendo do caso, começa colocando as borrachinhas ou braquetes nos seus dentes, dependendo do estado de necessidade colocam no primeiro mês ou nos superiores ou nos inferiores, em caso crítico fecha tudo. O problema de muita reclamação são as dores. Isso ocorre porque aperta o aparelho até se acostumar o desconforto que é um pouco maior. Mas, passa.
5º- Aparelho colocado, tudo certo. É a parte de higienização meu amigo. Sem o aparelho você tenho certeza que esquecia do fio dental, acertei? Agora torna-se obrigado, para piorar você ganhará uma espécie de agulha chamada “Passa fio” para colocar junto ao fio dental para limpar os dentes. Mas cuidado, o aparelho é peça de metal, o acumulo de placas bacterianas é muito maior, com isso aumenta os riscos de caries. um exemplo é eu comer chocolate o dia todo, esquecer de limpar e se pega uma carie e compromete os anéis, uma vez que, não tem possibilidade de higienização onde eles se encontram, por esse descuido você poderá tirar o aparelho a toa, comprometendo seu tratamento e o fazendo gastar a mais, pela falta de cuidado.
6º- No meio do tratamento, pode ocorrer de arrancar, cisos, alguns dentes que atrapalham os dentes tortos voltar ao normal, nisso o ortodontista te passa para um clínico que o fará a extração do dente. Mas não assustem, não são todos os casos que isso ocorre. Já o uso de aparelho no mínimo é de 2 anos, nesseperíodo você fazendo as manutenções mensais corretas, higienização, limpezas e escovação, você irá nem perceber que usa aparelho, e durante o tratamento você poderá brincar de escolher as cores para sua borrachinha e desfilar nas ruas.
Esses são o passo a passo para quem deseja seguir a risca o tratamento, lógico que o diagnóstico mesmo só o ortodontista pode lhe conceder, e como ele irá agir nos seus dentes. Mas uma coisa é certa, as mudanças são brilhantes, sem contar que acaba o fixo começa o aparelho móvel, já que seus dentes não estão mais acostumados viver sem o bendito. Porém é usar mesmo, para mais tarde não escutar que voltaram todos os dentes tortos e você gastar um dinheirão a toa.
Para terminar, leitores, aparelho não é brincadeira como vejo por ai, achar que é moda, porque não é. É um tratamento que você necessita fazer para não sofrer consequências mais a tarde. Eu mesmo falo, os problemas só aparecem depois de velho. Para quem começou boa sorte!
Como eu em breve também começo sofrer.
Se você quer perguntar algo, por favor só deixar ai abaixo o seu comentário que sanarei as dúvidas. Ou sejá, para ficar com os dentes certos, bonitos e brancos, melhor usar o aparelho agora, do que complicações mais a tarde.
Valeu mesmo a todos pelo carinho e presença sempre aqui no Entrando Numa Fria. E só para constar: Sabem a participação do blog a Blogagem coletiva e- leitor? Então ela graças ao Tiago do Grama Azul rendeu frutos e esse blog foi citado no Portal MTV pelo colunista Marcelo Soares, quem tiver o interesse é só clicar aqui nesse link: Citação na MTV
Agradeço demais a todos vocês que contribuem para o andamento desse blog. E, atenção faltam 8 dias para as Eleições. Espero que os seus candidatos já estejam escolhidos, porque está chegando a hora de você demonstrar a sua democracia. 
Fonte : Entrando numa fria / Blog de Deusa

Nenhum comentário: