terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Entenda o ciclo menstrual para descobrir seus dias férteis




Compreender o funcionamento do ciclo menstrual nos ajuda a entender as diversas alterações (físicas e até psicológicas) que nosso corpo passa no período que vai de uma menstruação a outra. De quebra, conseguimos prever quando a TPM vai chegar e quais são os dias mais propícios para a gravidez (período fértil). 

Em média, o ciclo menstrual dura de 28 a 29 dia. Ele começa no primeiro dia da menstruação e vai até a véspera da menstruação seguinte. Para algumas mulheres, no entanto, pode ser mais curto (22 dias, por exemplo) ou mais longo (35 dias). Quando o ciclo for muito curto ou muito longo, é preciso procurar um ginecologista para avaliar se há algo errado com o organismo. 

O ciclo menstrual é dividido em três fases, regidas pelos hormônios responsáveis por “amadurecer”, “entregar” e “descartar” os óvulos (quando não fecundados). 

Fase folicular: começa no primeiro dia da menstruação e vai até próximo da ovulação (12º dia). Nessa fase, há um aumento da produção do hormônio folículo estimulante (FSH), que faz com que os folículos que carregam os óvulos se desenvolvam. 

Fase ovulatória: dura cerca de 8 dias. É quando ocorre a ovulação, ou seja, o folículo se rompe e o óvulo se dirige até as trompas. Acontece, normalmente, na metade do ciclo. Se o ciclo for de 28 dias, por exemplo, a ovulação acontece no 14º dia. Também é conhecido como “período fértil” e inclui o dia da ovulação e os três dias anteriores e posteriores a ele. Em um ciclo de 28 dias, por exemplo, a ovulação acontece no 14º dia.

Fase lútea: dura em média 10 dias e acontece após a ovulação. Quando não acontece a fecundação, é nessa fase que as paredes do útero descamam e a mulher menstrua. 

Você tem um ciclo regular? Consegue perceber quando a TPM está chegando?




Blog de Deusa / escolha de mãe



Nenhum comentário: