segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Alho é bom para a gripe? Descubra se é mito ou verdade


Não há dúvidas de que o uso de ervas e especiarias, especialmente aqueles de alta qualidade, considerados ricos em nutrientes essenciais à saúde, têm sido cada vez mais utilizados na nossa cozinha para prevenir e tratar diversos tipos de doenças.
Esses condimentos são tidos como “armas secretas” na hora de proteger o corpo e, o melhor de tudo é que, além de saudáveis, são super baratinhos, o que significa que podem ter os seus benefícios aproveitados por qualquer pessoa, independente do seu orçamento.
O alho, em particular, é um dos mais conhecidos neste sentido por ser extremamente benéfico à saúde, podendo oferecer ao nosso organismo poderes curativos, principalmete quando o assunto é combater gripes e resfriados. Mas, será que alho é bom para a gripede verdade?
Esse é uma dúvida muito comum entre muitas de nós e um assunto bastante controverso dentro da própria ciência. Alguns especialistas dizem que é mito e outros defendem que é verdade. Independente disso, o fato é que o condimento tem o seu uso frequente durante todo o ano, mas é quando chega a temporada de gripes e resfriados que ele passa a ser consumido mais que o normal.
Você também está curiosa para saber a verdade? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo e descubra tudo sobre o assunto!

Por que o alho é bom para a gripe?

O alho é um vegetal rico em vitamina B6, vitamina C e magnésio, além de conter excelentes propriedades antioxidantes, antibacterianas, antifúngicas e antivirais. Por isso, desde muitos anos, ele é amplamente utilizado como remédio natural para fortalecer o nosso sistema imunológico e, portanto, diminuir de forma eficiente a frequência, gravidade e tempo de recuperação dos sintomas de resfriados ou gripes.
Além disso, acredita-se que os seus efeitos terapêuticos venham dos compostos presentes em sua composição que contêm enxofre, como é o caso da alicina, uma enzima sulfúrica que também é considerada a responsável por lhe proporcionar seu odor característico. Outros compostos que promovem a saúde incluindo oligossacarídeos, proteínas ricas em arginina, selênio e flavonoides.



Portanto, ao adicionar o alho na sua rotina alimentar, você pode não só prevenir como tratar gripes e resfriados, como também aliviar a congestão nos seios paranasais através da redução da inflamação nas passagens nasais.
Para você ter uma ideia, até mesmo uma organização de pesquisas respeitada chamada Cochrane Database, que não aceita a vacinação contra a gripe como a primeira linha de defesa contra a doença, já afirmou que o alho pode ser um dos melhores alimentos a serem utilizados na primeira linha de defesa contra gripes e resfriados.
A mesma entidade divulgou uma pesquisa na qual foi mostrado que pessoas que consumiram alho diariamente durante três meses tiveram menos resfriados que as que consumiram placebo. Também verificou-se que, quando essas mesmas pessoas foram infectadas por um resfriado, a duração da doença foi mais curta uma média de 4,5 dias contra 5,5 dias para o grupo do placebo.
Além disso, vários médicos defendem que, apesar de não ser divulgado, que o alho pode apresentar melhores resultados na prevenção da doença do que o próprio Tamiflu, o medicamento mais conhecido para tratar a gripe.
Enquanto o fármaco pode diminuir a duração dos sintomas em cerca de um dia a um dia e meio, isso se for consumido 48 horas antes do aparecimento da gripe, o uso regular do alho pode fazer a mesma coisa, só de forma natural, ou seja, sem causar consequências à saúde, como faz o Tamiflu.

Para quem não sabe, quem toma o medicamento pode sofrer com o aumento do risco de infecção secundária bacteriana, mortes em crianças, sérias alterações de pele, além de alterações neuropsiquiátricas, podendo levar até ao suicídio. Fica a dica!

Outros benefícios do alho para a saúde

Estudos recentes demonstraram mais de 150 efeitos positivos do alho para a saúde, especialmente se for consumido cru. Isso porque, ao ser esmagado, ativa-se o alicin, seu principal agente terapêutico, cujo efeito perdura por, no máximo, 1 hora. Portanto, isso quer dizer que, para ativar suas propriedades medicinais, você precisa espremer um novo dente com uma colher antes de engolir ou colocar no seu suco verde.
É claro que o odor é bem desconfortável e, por isso, o mais recomendado é usar apenas uma pequena quantidade. No mais, é só aproveitar todos os benefícios do alho para a saúde, que são:
  • Combate à bactérias resistentes a medicamentos;
  • Redução do risco de doenças do coração, como ataques cardíacos e embolia;
  • Normalização do colesterol e pressão arterial;
  • Prevenção contra o câncer, incluindo dos pulmões, cérebro e próstata;
  • Diminuição do risco de osteoartrite.

Receitas caseiras com alho para tratar a gripe

Agora que você já descobriu que é verdade mesmo que o alho é bom para a gripe, chegou a hora de aprender algumas receitinhas caseiras para driblar os sintomas da doença, até mesmo antes de eles aparecerem. Confira!

1 – Chá de alho

Ingredientes:
2 ou 3 dentes de alho cortados em pedaços bem pequenos;4 copos de água

4 copos de água.
Como fazer:
Coloque os 4 copos de água em panela e acrescente os dentes de alho, levando-os ferver em fogo baixo por cerca de 10 minutos. Desligue o fogo e deixe a bebida esfriar um pouquinho. Você também pode coá-la, mas deve tomar o chá quente, tomando uma xícara por dia no inverno é o suficiente para prevenir a gripe.
Caso já esteja gripada, uma ou duas xícaras ao dia da bebida ajudará a acalmar a tosse, reduzindo a sua frequência e intensidade, além de limpar os brônquios, diminuir a febre e descongestiona.

2 – Xarope de alho com mel




Para desfrutar de todos os benefícios do mel e do alho certifique-se que eles sejam orgânicos.
Ingredientes:
  • 10 dentes de alho;
  • 1 copo de mel de abelhas (335g);
  • 1 frasco de vidro com tampa.
Como fazer:
Pique ou triture os dentes de alho de modo que eles fiquem bem pequenos. Em seguida, acrescente o mel no frasco de vidro e adicione os alhos picados. Coloque a tampa e o coloque em um lugar escuro durante uma semana. Passado esse tempo, você terá um xarope rico em propriedades para sua saúde e ótimo para tratar ou prevenir a gripe.
O ideal é consumir uma colher de sopa em jejum, diluída em água morna ou sozinha. Tente fazer o tratamento com o xarope por, pelo menos, 7 dias seguidos, dando um intervalo de duas semanas até voltar a tomá-lo. Cuide também para armazená-lo em temperatura ambiente para evitar que ele cristalize.
Gostou do artigo? Já usou alguma vez o alho para curar a gripe? Então, deixe um comentário aqui embaixo contando para a gente a sua experiência…
Até a próxima!



                     Blog de Deusa / Tudo ela


Nenhum comentário: