Quem organiza as compras feitas no supermercado e a despensa de casa sabe como pode ser difícil evitar o desperdício de comida. Pensando nisso, o ConsultaClick separou algumas dicas para você aproveitar melhor os alimentos e, de quebra, melhorar a saúde.
Embora haja muito desperdício entre o processo de plantio e o alimento ser servido em sua casa, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês) afirma que ações individuais, aquelas mais simples do dia a dia, são determinantes para reduzir a perda de comida e, consequentemente, saúde.
Faça pequenas compra semanais
Ir ao supermercado, feira livre ou sacolão toda semana certamente é pouco prático, porém muito eficiente. Se a família for pequena ou se nem todos fizerem as principais refeições em casa, é provável que as compras mensais resultem em prejuízo. Além disso, idas mais frequentes ao mercado aumentam as chances de você encontrar uma boa promoção.
Cuidado com as ofertas tentadoras
Sabemos que é praticamente impossível resistir a uma boa oferta, mesmo quando elas estão nas gôndolas do mercado. Mas como dizem, o barato saí caro. Se você comprar mais alimentos do que tem necessidade de consumir, provavelmente irá perder dinheiro e pior jogar comida no lixo.
Invista no planejamento. Que tal montar um cardápio da semana?
Saber o que irá preparar no decorrer da semana irá ajudá-la na hora de fazer compras. Com um cardápio semanal você já saberá qual a quantidade de cada ingrediente irá precisar. Não se esqueça de levar uma lista de compras e segui-la a risca.
Não se esqueça de olhar a data de validade
Este é um dos passos mais importantes na hora de evitar o desperdício de alimento. De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), o alerta “consumir até” indica que pode ser perigoso comer ou beber o alimento após a validade. Por outro lado, “consumir de preferência antes de” aponta que até aquela data o produto está em excelentes condições, porém não oferecem risco mesmo depois do dia indicado.
Atenção na hora de guardar os produtos
Ter uma cozinha organizada é fundamental. Leia com atenção os rótulos e embalagens de cada produto e siga as recomendações. Guarde os alimentos sempre em locais limpos e secos, ou sob refrigeração se for necessário. Não se esqueça de regular a temperatura de geladeira de acordo com informações do fabricante.
Guardando as sobras
Não deixe as sobras das refeições em panelas sobre o fogão. Guarde os alimentos na geladeira o mais rápido possível, bactérias gostam de ambientes quentes para se reproduzirem. Só coloque as sobras na geladeira depois que elas estiverem frias. O ideal é que você force a queda de temperatura dos alimentos com banho-maria em água gelada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário