quarta-feira, 1 de abril de 2015

Glúten detox: enxugue até 1 kg por semana

Aprenda a substituir a proteína do seu cardápio diário, sem se privar de massas, bolos e pãezinhos. Além de emagrecer e secar a barriga, você combate enxaqueca, depressão, insônia, diabetes e Alzheimer.
               Glúten detox: enxugue até 1 kg por semana

span> Uma dica pobre em glúten pode fazer você secar até 1kg por semana.
Foto: Thinkstock/Getty Images


Agradeça a textura macia daquele pão fofinho ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, no centeio, na aveia e na cevada, que dá elasticidade à massa. Quando consumida em excesso, ela provoca uma hipersensibilidade no organismo, estimulando processos inflamatórios, que culminam em alterações digestivas (gases, diarreia e dor). Não tem nada a ver com a doença celíaca, uma patologia autoimune. No livro A Dieta da Mente – A Surpreendente Verdade Sobre o Glúten e os Carboidratos (Ed. Paralela), o médico americano David Perlmutter afirma que todos nós criamos uma substância no intestino (zonulin) em resposta ao glúten, o que torna o órgão mais permeável. “Resultado: as proteínas entram na corrente sanguínea e promovem uma inflamação”, explica a nutricionista Natália Dourado, de São José dos Campos (SP). De acordo com David, essa inflamação também é responsável por danos cerebrais (demência, epilepsia, dor de cabeça, depressão e Alzheimer) e diabetes. 


Alívio imediato 

Mesmo nas pessoas saudáveis, o glúten provoca estufamento abdominal, o que é comum. “Dar um descanso para o organismo, interrompendo o consumo da proteína, evita o acúmulo de toxinas, desconfortos digestivos e até o ganho de peso”, garante Giosué Ribeiro, tecnólogo em alimentos, especialista em intolerâncias alimentares (SP). A maioria dos alimentos com glúten carregam muitas calorias e deixar de comê-los significa emagrecer. 


Vida sem glúten 

Além de aumentar a ingestão de verduras, legumes e frutas, aposte no amido de milho, no polvilho, nas farinhas de arroz, de mandioca, de amaranto, de quinoa, de banana ou de castanhas, na fécula de batata, na linhaça e na chia. É possível fazer refeições gostosas e ricas em nutrientes no dia a dia eliminando o glúten e sem se privar de comer guloseimas que todo mundo ama — pães, salgadinhos, bolos... Siga o cardápio elaborado por Natália Dourado, especialista em nutrição clínica e metabolismo, e enxugue até 1 kg em uma semana.

Cardápio inserido

CARDÁPIO SEM GLÚTEN
CAFÉ DA MANHÃ

1 copo (200 ml) de leite desnatado batido com 6 morangos + 1 tapioca média com 2 fatias de queijo de minas 

Opção 1: 3 colheres (sopa) de cereal de milho sem açúcar 1 copo (200 ml) de leite desnatado ½ mamão papaia 

Opção 2: 1 ovo mexido 1 pires (chá) de queijo de minas cortado em cubinhos 1 copo (200 ml) de suco de laranja natural
LANCHE DA MANHÃ

3 castanhas-do-pará 

Opção 1: 1 damasco seco 

Opção 2: 1 fatia média de melão
ALMOÇO

1 prato (sobremesa) de brócolis cozido + 1 pires (chá) de palmito picado + 2 colheres (sopa) de arroz integral (ou quinoa em grão cozida) + 1 filé médio de salmão grelhado ou de carne vermelha magra (alcatra, patinho, filé-mignon) grelhada 

Opção 1: 1 pegador de macarrão de arroz (alho e óleo) + 1 filé de frango cozido desfiado (120 g) + 1 tomate-cereja + 1 prato (sobremesa) de rúcula 

Opção 2: 2 colheres (sopa) de arroz integral + 1 colher (sopa) de feijão carioca + 1 filé de pernil suíno grelhado + 1 prato (sobremesa) de repolho roxo + 1 prato (sobremesa) de pepino
LANCHE DA TARDE

1 fatia fina de bolo de fubá ou de cenoura sem glúten 

Opção 1: 1 colher (sopa) de gojiberry + 1 colher (sopa) de semente de abóbora torrada + 3 amêndoas 

Opção 2: vitamina feita com ½ mamão papaia, 1 colher (sopa) de semente de chia e 1 copo de leite desnatado
JANTAR

1 colher (sopa) de purê de mandioquinha + 1 filé médio de peito de frango grelhado + 1 colher (sopa) de grão-de-bico cozido + 1 prato (sobremesa) de cenoura ralada + 1 prato (sobremesa) de agrião 

Opção 1: Sopa feita com 1 pires (chá) de batata doce em cubos + 1 pires (chá) de chuchu em cubos + 1 pires (chá) de beterraba em cubos + 1 pires (chá) de couve picada + 2 colheres (sopa) de proteína texturizada de soja. 

Opção 2: Salada feita com 1 pires (chá) de batata cozida + 1 prato (sobremesa) de acelga picada + 1 colher (chá) de semente de gergelim + 1 colher (sopa) de atum ralado.




              Blog de Deusa / M de Mulher



Nenhum comentário: