quarta-feira, 12 de abril de 2017

Gramática -Sala de Aula Saiba tudo o que rolou no grupo de estudos Violência Institucional na Escola.

violenciainst.

Os grupos de estudos com especialistas fazem parte do pacote de serviços exclusivos que o NOVA ESCOLA CLUBE oferece aos educadores. Entre 21 de setembro e 15 de outubro, por exemplo, muitos professores e gestores participaram do grupo Violência Institucional na Escola, que contou com a mediação de Adriana Ramos, coordenadora do curso de pós-graduação “A convivência ética na escola”, do Instituto Vera Cruz.
O objetivo era ampliar a reportagem de capa da edição 283 (junho/julho) de NOVA ESCOLA, que abordou a violência praticada entre os alunos e pela escola, sendo esta última uma questão bastante delicada. Quando os educadores são solicitados a fazer uma autoavaliação sobre o tema, eles costumam ficar chateados e na defensiva, como se estivessem sendo culpabilizados pelos problemas. Por isso, o grupo foi importante ao dar espaço para professores e gestores refletirem sobre essa questão.
Não conseguiu acompanhar dia a dia? Não tem problema! A seguir, destacamos os melhores momentos.
Atividade 1Na primeira atividade, os participantes foram convidados a se apresentar e contar um pouco sobre a formação acadêmica que possuem, as experiências profissionais que já tiveram e a atuação na área de Educação hoje.
A estudante Regia Grazielle viu no grupo uma oportunidade a mais de complementar seus estudos e buscar material para seu TCC.
atividade1
Para ver todas as respostas e conhecer educadores interessados no mesmo tema, clique aqui. E, neste link, você encontra a repercussão da primeira atividade.
Atividade 2Dando continuidade aos estudos, a mediadora propôs que os participantes lessem e comentassem uma notícia bastante polêmica:
Aluna quebra porta de escola estadual com chutes e é presa em Campinas. Leia na íntegra aqui.
Alguns se posicionaram a favor da atitude tomada pela escola, outros contra.
atividade2-afavor atividade2-contra
E você, o que acha disso?
Leia aqui, a análise de Adriana Ramos sobre a atividade.
Atividade 3Nessa etapa, a mediadora propôs que os educadores assistissem ao documentário Pro dia nascer feliz (de João Jardim, 88 min, Brasil, 2005, disponível aqui) e o relacionassem com um trecho do texto “A violência escolar e a crise da autoridade docente”, de Júlio Groppa Aquino, doutor em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da USP. Leia os comentários dos participantes.
Em sua sua avaliação posterior, a especialista fez questão de enfatizar a importância de os educadores demostrarem confiança nos alunos.
atividade3
Atividade 4Na penúltima atividade, Adriana trouxe uma tabela sobre os diferentes problemas de convivência na escola e pediu para que os educadores comentassem onde os casos trabalhados nas Atividades 2 e 3 se encaixariam. Nos comentários, foi possível notar que alguns educadores repensaram suas opiniões.
Veja o que a mediadora pensa sobre o assunto aqui.
Atividade 5Para encerrar o grupo com exemplos positivos, os participantes foram convidados a compartilhar boas experiências que já tiveram ou estejam vivendo atualmente sobre o combate à violência na escola. Leia abaixo dos comentários e todos aqui:
atividade5
Leia aqui o texto de encerramento do trabalho de mediação.
Vale dizer que, a partir de 16/10/15, o grupo segue livre para qualquer assinante do NOVA ESCOLA CLUBE publicar novos posts e sugerir reflexões.
Em breve, teremos outros grupos de estudos com especialistas. Fique de olho no NOVA ESCOLA CLUBE para não perder as oportunidades de formação. E se você quiser sugerir algum tema para os próximos grupos, deixe sua opinião aqui nos comentários do blog.
Até a próxima,
Nairim Bernardo, da Equipe NOVA ESCOLA CLUBE




             Blog de Deusa / Nova Escola

Postar um comentário