quinta-feira, 17 de novembro de 2016

O que é Paniculite

O que é Paniculite


Paniculite é um termo amplo referindo-se a inflamação da camada gordurosa debaixo da pele. Geralmente é visto em mulheres, na parte inferior das pernas e coxas.

Existem muitos tipos de paniculite, todos com diferentes causas, mas a condição geralmente faz com que a pele se sentir duro e desenvolver dolorosas protuberâncias vermelhas (nódulos) ou manchas (placas), fazendo com que pareça mais escura em lugares.

Paniculite geralmente afeta as canelas e panturrilhas, mas pode se espalhar para as coxas, braços e peito. Tende a esclarecer dentro de seis semanas, sumindo como uma ferida, geralmente sem cicatriz.

Quando a inflamação se estabeleceu, pode ser deixada uma depressão na pele, que pode ser temporária ou permanente.


Muitas pessoas ficam com crises recorrentes de paniculite.

Outros sintomas



Bem como sintomas de pele, paniculite também pode ser associada com:

  • febre
  • fadiga
  • perda de peso
  • náuseas e vômitos
  • dores nas articulações


Quais são as causas?



Há uma ampla gama de possíveis causas de paniculite, embora muitas vezes a causa não é conhecida. As causas comuns incluem:

  • uma infecção – geralmente uma infecção viral ou bacteriana, mas às vezes a tuberculose
  • doença inflamatória, tais como a doença de Crohn ou colite ulcerativa
  • alguns medicamentos, incluindo a pílula contraceptiva oral ou sulfonamidas (um grupo de antibióticos)
  • sarcoidose – uma doença rara que faz com que as células do corpo formar em grupos, chamados granulomas, nos pulmões e pele
  • leucemia (câncer das células brancas do sangue) ou linfoma (câncer do sistema linfático, parte do seu sistema imunológico)


Alguns casos de paniculite podem ser causados pelo sistema imunológico do corpo, por engano, atacando as células de gordura.

Tipos de paniculite



A camada de gordura debaixo da pele é feita de lóbulos (grupos de células de gordura), mantidos juntos por tecido conjuntivo. Médicos, às vezes, classificar a doença como também 'na maior parte do septo' (a inflamação afeta principalmente o tecido conjuntivo), ou 'principalmente lobular' (que afeta principalmente os lóbulos de gordura).

Algumas pessoas também terá vasculite, onde o sistema imunológico ataca os vasos sanguíneos do corpo. Se um vaso sanguíneo está inflamado, pode reduzir ou fechar, isto pode limitar, ou mesmo impedir, fluxo através do vaso sanguíneo e potencialmente danificar órgãos.

O tipo mais comum de paniculite é Eritema nodoso, que afeta as canelas. Em cerca de metade de todos os casos de Eritema nodoso, a causa é desconhecida.

Um formulário similar da doença é doença de Weber-Christian, também conhecido como idiopática paniculite lobular (idiopática significa ' causa desconhecida'). Isso mais comumente afeta as coxas e pernas de mulheres com idade entre 30-60 e também pode causar os sintomas de pele não mencionados acima, tais como febre e fadiga.

Outros tipos incluem:

  • Eritema indurado (vasculite nodular), que geralmente afeta os bezerros de mulheres jovens e é frequentemente causado pela tuberculose
  • paniculite frio, que afeta áreas da pele expostas ao frio – por exemplo, pode afetar as bochechas e na testa dos lactentes e crianças
  • sarcoidose subcutânea, quando a causa é a sarcoidose doença rara


Uma lista completa de todos os tipos diferentes de paniculite pode ser encontrada na DermNet NZ, que fornece fotos e informações detalhadas sobre os tipos específicos.

Como é tratada a paniculite?



Médicos vão visam tratar a causa subjacente da paniculite, se este for conhecido e aliviar alguns dos sintomas. Enquanto o tratamento está em andamento, você será solicitado para garantir que você obtenha suficiente descanso e para elevar a área afetada, quando possível.

Tratamentos variam; por exemplo, se paniculite é desencadeada por medicamentos, este medicamento deve ser interrompido (mas não pare de tomar qualquer medicamento sem primeiro falar com seu médico).

Se a causa é uma infecção bacteriana, você será prescrito antibióticos, anti-inflamatórios, como tetraciclina, para limpar a infecção.

Os tratamentos a seguintes podem ajudar a aliviar os sintomas:

Se a condição for grave e os tratamentos acima não ajudar, você pode querer considerar a remoção cirúrgica do particularmente ruins manchas da pele. Seu médico irá encaminhá-lo a um dermatologista (especialista da pele), com quem você pode discutir os prós e contras da cirurgia.



    Blog de Deusa / Accelerated ideias



Nenhum comentário: