Infelizmente, alguns sintomas do Lúpus — doença autoimune que pode afetar vários órgãos do corpo — passam despercebidos por muita gente. O grande problema é que, se não tratado, o Lúpus pode ocasionar diversas complicações no organismo — desde insuficiência renal progressiva até lesões cerebrais.
Por isso, é muito importante ficar atento aos sinais. Aqui, vale destacar que as manifestações da doença variam de acordo com o organismo da pessoa e com a gravidade do problema.
Entretanto, existem alguns sintomas de alerta. Quer saber quais são? Então, continue lendo este post e previna-se!
1. Febre, cansaço, dor muscular e perda de peso
Febre, intolerância a exercícios, dores musculares, fraqueza e perda de apetite são alguns dos sintomas que costumam aparecer no estágio inicial da doença. Esse grupo é chamado de sintomas constitucionais — que são aqueles comuns a várias enfermidades.
A febre em pacientes com Lúpus pode estar associada a alguma infecção — já que pessoas portadoras do problema possuem predisposição a doenças infecciosas. Por isso, é preciso estar atento a outros sintomas, como dores lombares, problemas renais, tosse, expectoração, entre outros.
2. Dor nas articulações
A maioria dos pacientes com Lúpus apresenta dores nas articulações em algum estágio da doença. Os problemas mais comuns são a artralgia (dores sem sinais inflamatórios) e a artrite (dores com inflamações).
Esses sintomas costumam estar presentes ainda na fase inicial do Lúpus. Por isso, é muito importante procurar um médico imediatamente.
3. Vermelhidão na face
Sintoma comum do Lúpus Cutâneo (que atinge a pele), a vermelhidão na face costuma afetar a maioria dos pacientes. Geralmente, a lesão tem a forma de uma borboleta e se estende sobre as bochechas.
Além desse problema, outras lesões na pele também podem ser sintomas de Lúpus. Por isso, fique sempre atento ao surgimento de manchas vermelhas sem causa aparente — principalmente no rosto, pescoço, costas e couro cabeludo. Se perceber qualquer alteração na pele, procure um médico.
4. Alteração na coloração de mãos e pés
A alteração na coloração de mãos e pés é outro sintoma que passa despercebido por muita gente, já que os membros tendem a mudar de cor no frio. Entretanto, o sinal conhecido como Fenômeno de Raynaud, pode também atingir pacientes com Lúpus.
Por isso, fique em alerta caso as suas mãos e seus pés fiquem pálidos, roxos ou vermelhos. O fenômeno acontece porque o Lúpus afeta o funcionamento dos vasos sanguíneos, provocando espasmos da artéria (que gera súbita redução do fluxo sanguíneo na extremidade dos membros).
Outros sintomas:
- dor no peito ao inspirar;
- dificuldade para respirar;
- lesões de pele sensíveis à luz solar
- dor de cabeça;
- confusão mental, ansiedade e mal-estar;
- feridas na boca;
- queda de cabelo;
- rachaduras na pele; Tirar do texto
- rigidez nos músculos e articulações;
- anemia.
Em casos mais graves, os doentes podem apresentar:
- convulsões;
- problemas oculares;
- arritmia cardíaca (ritmo anormal do coração);
- tosse com sangue;
- tontura;
- alucinações;
- trombose
Vale lembrar que, apesar de não ter cura, o Lúpus tem tratamento — o que permite aos pacientes manter a qualidade de vida por décadas. Nesse contexto, é muito importante que a doença seja diagnosticada precocemente. Por isso, não ignore os sinais do seu corpo, faça check-ups periódicos e consulte um médico ao perceber algo de errado.
Se você identificou qualquer um dos sintomas do Lúpus, procure um médico próximo e marque uma consulta com um reumatologista!
Blog de Deusa / dr.consulta
Nenhum comentário:
Postar um comentário