quarta-feira, 20 de setembro de 2017

7 dicas infalíveis para cuidar da saúde através da alimentação

Breakfast with coffee, orange juice, croissant, egg, vegetables and fruits
Certamente você já ouviu alguém dizer aquela famosa frase “você é o que você come”. Acredite: ela é mais real do que imaginamos. A verdade é que nossa alimentação influencia praticamente em todo o nosso corpo, ou seja, afirmar que ela rege a nossa saúde, não é nenhum exagero!
Por isso, fizemos uma lista com algumas dicas valiosas para todos aqueles que querem cuidar da saúde, através da alimentação. Confira:

1. Aposte nas frutas vermelhas

Não é difícil encontrar uma grande variedade de frutas vermelhas nos hortifrutis perto de você. Sabia que além de bonitas e saborosas, todas as frutas que possuem essa cor são grandes fontes de substâncias anti-inflamatórias? Por isso, elas são muito recomendadas, especialmente por reduzirem os riscos de doenças cardíacas.

2. Coma mais alimentos crus

Quanto mais natural, melhor! Justamente por isso, aposte em experimentar e adotar para sua dieta os alimentos sem nenhum tipo de cozimento ou fritura.
Diversos vegetais, sementes e frutas perdem uma parte muito significativa de enzimas quando passam por esse processo. Essas enzimas, por sua vez, são importantes auxiliadoras do processo digestivo. Sendo assim, ao cozinhar esses alimentos, você não só perde seus nutrientes, mas também gasta mais energia para digeri-los de forma mais desconfortável e lenta.

3. Coloque mais soja na mesa

O colesterol é uma das grandes preocupações quando se trata de alimentação. Para controlá-lo a receita é simples:  inclua mais soja no seu cardápio.
Esse pequeno grão pode ser consumido de diversas formas e, por ser muito rico em fitosteróis, torna-se um grande protagonista no auxílio ao controle dos níveis de colesterol e também da diabete.

4 – Nem toda gordura é ruim e o nosso corpo precisa de gordura boa

Parece estranho, mas o nosso corpo é formado por diversos tipos de gorduras e em toda parte. Inclusive, você sabia que o cérebro tem cerca de 70% de sua massa composta por gordura?
Por isso, para mantermos nossa saúde corporal e mental, é extremamente importante mantermos uma alimentação com fontes de gorduras boas, são elas: saturadas (presente no óleo de coco), monoinsaturadas, (encontradas no azeite de oliva extravirgem e no abacate) e poli-insaturadas (existentes em alimentos ricos em ômega 3 como, por exemplo, o salmão).

5. Couve no prato e também no suco

Você sabia que a clorofila possui uma estrutura molecular idêntica às células vermelhas do nosso sangue? Com apenas a diferença entre suas moléculas centrais (de magnésio na clorofila e de ferro no sangue).
A couve é incrivelmente rica em clorofila, muitos outros minerais como manganês, cálcio, ferro e cobre, e vitaminas como as K, A, C e E. Ao ingerirmos clorofila, ela também começa a atuar no nosso organismo como a hemoglobina, aumentando os nutrientes e oxigenação para nossas células.
Hoje se tornou cada vez mais fácil consumir a couve, pois diversos sucos levam o vegetal. A dica então é escolher o suco que você mais gosta, inserir couve e adotar esse alimento na sua dieta também!

6. Vamos aderir ao tofu?

Se você tem intolerância à lactose ou simplesmente gosta desse tipo de queijo, está na hora de apostar ainda mais no tofu! Este queijo feito de soja é uma rica fonte de cálcio e é pouco calórico. Dessa forma, ele ajuda a prevenir doenças como o câncer de mama, a osteoporose e os problemas cardiovasculares.

7. Previna a anemia com figo

Quem já teve ou tem anemia sabe como é complicado se livrar dessa doença. Por isso, tanto para tratar como também para prevenir, o figo é um grande aliado.
Esta fruta tem um incrível e alto teor de ferro, um mineral muito útil em casos de anemia.  Os figos também e contém uma boa quantidade de cálcio e mais potássio do que as bananas. O potássio, por sua vez, ajuda no controle da pressão arterial.


                   Blog de Deusa / nexus



Nenhum comentário: