segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Entenda o papel do Mastologista na rotina de saúde da mulher

Entenda o papel do Mastologista na rotina de saúde da mulher
Desde bem novas, as mulheres aprendem que o ginecologista é o médico que cuidará de sua saúde por toda a vida. Mas você sabia que o mastologista também tem um papel fundamental na preservação da saúde feminina?
No post de hoje, vamos falar sobre essa especialidade médica, qual seu papel na rotina de exames e quais doenças esse profissional pode ajudar a prevenir. Venha conosco!

Quem é o mastologista?

Essa especialidade médica é responsável pelo cuidado com a saúde das mamas. É esse especialista quem examina, diagnostica e trata possíveis problemas dessa região do corpo feminino.
Em uma consulta, a primeira etapa realizada pelo médico é a anamnese — uma série de perguntas feitas à paciente para analisar o histórico. Depois, o mastologista prossegue para o exame clínico das mamas por meio do toque.
Ele pode solicitar exames complementares — como a mamografia, ultrassonografia ou ressonância das mamas. Quando necessário, o mastologista pode realizar uma punção (espécie de biópsia), e é ele o responsável por uma eventual cirurgia.

Quais doenças ele pode tratar e ajudar a prevenir?

Quando se ouve falar em mastologia, a maioria das pessoas logo relaciona a especialidade à prevenção e ao tratamento do câncer de mama. Sem dúvida, essa é uma parte muito importante do trabalho desses médicos — ainda mais considerando que esse é o tipo de câncer que mais acomete mulheres no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
No caso dos tumores, as pesquisas já comprovaram que a rapidez do diagnóstico é decisiva para o sucesso do tratamento. Quanto antes o câncer for identificado, maiores são as chances de cura.
Porém, o mastologista também é responsável pela identificação e pelo tratamento de outras doenças que atingem as mamas. Veja algumas delas:

Nódulos e assimetrias

Com as mudanças hormonais por que passa a mulher, principalmente no fim da adolescência, podem surgir nódulos (caroços de consistência mais dura) e assimetrias (tamanhos diferentes) nos seios.
O mastologista é o médico que faz os exames para descobrir as causas e prescrever o tratamento adequado.

Mastites

Durante a amamentação, é frequente o aparecimento de mastites, ou inflamações das glândulas mamárias. Elas são causadas por uma bactéria que faz parte da flora da boca do bebê e acaba infectando as mamas da mãe.
O mastologista é o especialista que cuida dessa inflamação, além de orientar a mãe sobre como continuar com a amamentação da criança.

Ginecomastias

Não só as mulheres precisam do mastologista. Em alguns casos, homens também recorrem a esse médico.
A ginecomastia, doença que leva a um crescimento acima do normal das mamas masculinas, é um dos motivos para essa procura.

Com qual frequência devo visitar esse médico?

Sempre que houver dúvidas no seu auto exame de mamas deve procurar um mastologista, independente da sua idade.
A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que o primeiro exame de mamografia seja realizado aos 40 anos e que a visita ao mastologista seja anual.
Já de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), as consultas de rotina com o mastologista — e o exame das mamas — deve ser feito a partir dos 50 anos e com um intervalo não superior a dois anos.
Na prática clínica adotamos a orientação da Sociedade Brasileira de Mastologia.
Em casos de mulheres pertencentes a algum grupo de risco (como casos de câncer de mama na família), esse intervalo de verificação deve ser definido pelo mastologista junto com a paciente. 
Ainda não fez uma visita ao seu mastologista? Marque sua consulta e previna-se!



             Blog de Deusa / dr.consulta



SAIBA MAIS

Nenhum comentário: