No frio, a vontade de comer alimentos calóricos é maior. Isso ocorre devido a alterações no humor típicas da estação, chamadas de distúrbio afetivo sazonal, que estimulam o mecanismo de recompensa no cérebro, aumentando a vontade de ingerir este tipo de comida. Além disso, a baixa temperatura nos obriga a buscar alimentos mais quentes, que costumam ser mais “engordativos”.
Por conta disso, é comum ganhar cerca de 1 kg no inverno. Segundo a endocrinologista Andressa Heimbecher, nesta época do ano, a tendência é buscar comidas com alto teor de carboidratos. Porém, apesar de parecer reconfortante, a medida deve ser evitada.
“Carboidratos simples, como o açúcar e a farinha branca presente em pães e bolachas, são contraindicados, pois contêm muitas calorias e saciam muito pouco. Assim como acontece com os doces, pouco tempo depois de serem consumidos, eles estimulam a ingestão de mais alimentos”, explica a especialista.
Como sentir menos fome no inverno
Dra. Andressa afirma que tomar sol é uma das atitudes que ajudam a diminuir os efeitos do distúrbio afetivo sazonal, porém não acabar com eles. O ideal é apostar em alimentos que promovem a saciedade sem adicionar calorias em excesso.
Emagreça comend alimentos com calorias negativas
O teor calórico deles é menor do que a quantidade de calorias que o corpo gasta para digeri-los
Emagrecer comendo é seu sonho? Pois saiba que ele é possível! Enquanto alguns alimentos fazem bem à saúde, mas, se consumidos em excesso,podem sabotar a dieta , existe uma classe de comidas que podem ser ingeridas à vontade e não causam o ganho de peso.
Esses alimentos possuem um teor calórico tão baixo que só o esforço que o organismo faz para digeri-los já é suficiente para queimar todas as suas calorias e um pouco mais, levando, assim, ao emagrecimento fácil. Conheça 13 dessas comidas e incorpore-as imediatamente na sua dieta.
Mingau de aveia emagrece: saiba consumir e anote receita poderosa
Nutricionista ensina a turbinar o prato para perder medidas
Mingau de aveia é a mais nova tendência nos cardápios para emagrecer. A receita tradicionalmente feita pelas avós se tornou queridinha das dietas, graças ao seu poder para secar medidas. Mas esse efeito só acontece se o prato for consumido da maneira certa. E mais: é possível turbinar o emagrecimento apostando em ingredientes potentes para o corpo.
Benefícios
Esse poder emagrecedor do mingau vem do seu principal ingrediente. A aveia ajuda a perder peso porque é rica em fibras e garante saciedade, evitando a fome e controlando a compulsão. Além disso, possui minerais importantes como cálcio e ferro, vitaminas do complexo B e E e proteínas.
Todos esses nutrientes também transformam a aveia na melhor amiga da saúde, já que melhora o funcionamento do intestino, facilita a digestão, controla a pressão arterial, diminui colesterol ruim e controla quantidade de açúcar no sangue.
Como consumir
Segundo a nutricionista Dra. Andrezza Botelho, o ideal é consumir um prato de mingau pela manhã ou à noite. Ele deve ser usado como café da manhã ou jantar – e não como ceia, aquela última refeição, depois do jantar, que é geralmente indicada em cardápios para emagrecer.
Para quem faz exercícios, a especialista garante que o mingau pode ser consumido antes ou depois do treino, sempre dependendo do horário que a pessoa faz as atividades.
“É preciso muito cuidado para não acabar ganhando peso com o mingau. Como ele é muito saboroso e, estando quentinho, acaba apetecendo ao paladar, é muito fácil perder a noção a quantidade. Recomendo um prato raso por dia, três vezes na semana”, explica, ao lembrar que é essencial beber muita água ao longo do dia para que a fibra da aveia não acabe promovendo prisão de ventre.
Receita para emagrecer
Os ingredientes tradicionalmente usados no preparo do mingau são aveia, leite e açúcar. Porém, se a ideia é emagrecer com o preparo, é possível fazer algumas trocas e usar outros alimentos que possam turbinar esse efeito.
O leite integral pode ser substituído pelo desnatado ou por leite de cereais, de amêndoas, de arroz, água de coco ou mesmo água. Já entre os tipos do grão, o farelo de aveia é o mais indicado para emagrecer, já que possui mais fibras do que as versões em flocos, flocos finos ou farinha. E o açúcar deve ser trocado por adoçante de forno ou ágave.
Junte tudo e misture em fogo baixo até formar o mingau. Para aumentar a queima de calorias, a nutricionista indica salpicar canela em pó, que é um termogênico natural capaz de acelerar a perda de peso, ou colocar pedaços de goji berry, uma frutinha pouco calórica que tem ação antioxidante e promove detox no organismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário