Novas metodologias estimulam as crianças
Para que o ensino-aprendizagem da Matemática se torne dinâmico e interessante ao aluno, despertando um interesse pelo estudo, proporcionando uma interação com o professor e seus colegas na busca do melhor entendimento e compreensão dos princípios matemáticos, o professor deve adotar novas metodologias.
O estudante precisa de estímulo, situações que envolvam aplicações matemáticas no cotidiano devem ser introduzidas no planejamento do professor, pois irão mostrar ao aluno que os conteúdos estudados em sala possuem importância para as várias classes da sociedade.
Por exemplo, ao ensinar Matemática Financeira aos alunos do 7º ano, não se restrinja aos cálculos sobre regra de sociedade, porcentagem, juros simples e juros compostos. Forneça ao aluno uma visão sobre a importância do sistema financeiro, como o dinheiro circula entre as pessoas, comente o principal objetivo das bolsas de valores, sua importância nacional e mundial, fale sobre as instituições bancárias, explique o significado de siglas como: FMI*, CDB*, Leasing*, Letras de Câmbio*, DOC*, TED* entre outras ligadas ao sistema financeiro, comente sobre o que é a Inflação, aprofunde um pouco mais nos assuntos, com certeza o estudante desenvolverá uma atitude madura perante a tais situações.
O jovem se destaca pela sua curiosidade, pela vontade em aprender, de ser importante, busque sempre incentivá-lo com palavras de caráter educativo, como: “muito bem”, “está ótimo”, “espero muito de você”, não o repreenda na frente da turma, ninguém gosta de ser exposto a situações constrangedoras.
Utilizando novas metodologias e novas formas de buscar o ensino-aprendizagem, os resultados serão alcançados, tendo como principal alvo a formação de cidadãos competentes e capazes de integrar e contribuir para um novo modelo de sociedade.
Metodologias que podem ser usadas na busca de um melhor modelo de ensino-aprendizagem da Matemática:
Aulas expositivas e demonstrativas, buscando sempre relacionar a Matemática ao cotidiano.
Prepare aulas no data-show, utilize os recursos da informática.
Utilize materiais que auxiliem no ensino da Matemática: réguas, jogo de esquadros, transferidor, compasso, metro, trena, termômetro, relógio, ampulheta, teodolito, espelho, bússola, calculadora.
Trabalhe com vídeos matemáticos: filmes, desenhos (como Donald no país da matemágica, Walt Disney Productions), documentários, entrevistas.
Utilize o computador: programas de construção de gráficos, construção de figuras Geométricas.
A Internet é um canal muito importante, pois através de pesquisas acompanhadas pelo professor o aluno pode saber mais sobre a história da Matemática e dos números, curiosidades, jogos, desafios e etc.
Trabalhar com jogos que despertem o raciocínio lógico, tais como sudoku e quebra-cabeças.
Realizar olimpíadas internas de matemática.
Introduzir os temas transversais: ética, orientação sexual, saúde, meio ambiente, pluralidade cultural, excesso de consumo.
FMI: Fundo Monetário Internacional
CDB: Certificado de Depósito Bancário
Leasing: modalidade de crédito
Letras de câmbio: ordem de pagamento à vista ou a prazo
DOC: documento utilizado para transações financeiras até R$ 4.999,99
TED: Documento utilizado para transações financeiras on-line para valores iguais ou superiores à R$ 5.000,00
O estudante precisa de estímulo, situações que envolvam aplicações matemáticas no cotidiano devem ser introduzidas no planejamento do professor, pois irão mostrar ao aluno que os conteúdos estudados em sala possuem importância para as várias classes da sociedade.
Por exemplo, ao ensinar Matemática Financeira aos alunos do 7º ano, não se restrinja aos cálculos sobre regra de sociedade, porcentagem, juros simples e juros compostos. Forneça ao aluno uma visão sobre a importância do sistema financeiro, como o dinheiro circula entre as pessoas, comente o principal objetivo das bolsas de valores, sua importância nacional e mundial, fale sobre as instituições bancárias, explique o significado de siglas como: FMI*, CDB*, Leasing*, Letras de Câmbio*, DOC*, TED* entre outras ligadas ao sistema financeiro, comente sobre o que é a Inflação, aprofunde um pouco mais nos assuntos, com certeza o estudante desenvolverá uma atitude madura perante a tais situações.
O jovem se destaca pela sua curiosidade, pela vontade em aprender, de ser importante, busque sempre incentivá-lo com palavras de caráter educativo, como: “muito bem”, “está ótimo”, “espero muito de você”, não o repreenda na frente da turma, ninguém gosta de ser exposto a situações constrangedoras.
Utilizando novas metodologias e novas formas de buscar o ensino-aprendizagem, os resultados serão alcançados, tendo como principal alvo a formação de cidadãos competentes e capazes de integrar e contribuir para um novo modelo de sociedade.
Metodologias que podem ser usadas na busca de um melhor modelo de ensino-aprendizagem da Matemática:
Aulas expositivas e demonstrativas, buscando sempre relacionar a Matemática ao cotidiano.
Prepare aulas no data-show, utilize os recursos da informática.
Utilize materiais que auxiliem no ensino da Matemática: réguas, jogo de esquadros, transferidor, compasso, metro, trena, termômetro, relógio, ampulheta, teodolito, espelho, bússola, calculadora.
Trabalhe com vídeos matemáticos: filmes, desenhos (como Donald no país da matemágica, Walt Disney Productions), documentários, entrevistas.
Utilize o computador: programas de construção de gráficos, construção de figuras Geométricas.
A Internet é um canal muito importante, pois através de pesquisas acompanhadas pelo professor o aluno pode saber mais sobre a história da Matemática e dos números, curiosidades, jogos, desafios e etc.
Trabalhar com jogos que despertem o raciocínio lógico, tais como sudoku e quebra-cabeças.
Realizar olimpíadas internas de matemática.
Introduzir os temas transversais: ética, orientação sexual, saúde, meio ambiente, pluralidade cultural, excesso de consumo.
FMI: Fundo Monetário Internacional
CDB: Certificado de Depósito Bancário
Leasing: modalidade de crédito
Letras de câmbio: ordem de pagamento à vista ou a prazo
DOC: documento utilizado para transações financeiras até R$ 4.999,99
TED: Documento utilizado para transações financeiras on-line para valores iguais ou superiores à R$ 5.000,00
Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola
Blog de Deusa / Canal do educador
Nenhum comentário:
Postar um comentário