sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Adie a gravidez! Zika vírus também pode ser transmitido pela relação sexual

Casal na cama Adie a gravidez! Zika vírus também pode ser transmitido pela relação sexual
,.

Para alguns pode parecer até exagero, mas os médicos continuam aconselhando que as mulheres evitem engravidar neste momento. Já são quase 4 mil notificações de suspeita de casos de microcefalia relacionadas com o zika vírus, segundo o Ministério da Saúde. Pernambuco é o Estado com maior número de registros, seguido pela Paraíba, Bahia e Ceará. Não à toa, a outra orientação das autoridades é de não viajar pelo Nordeste do País. O que podemos fazer atualmente para combater essa temida doença?
Neste final de semana, meu cunhado Luiz Fernando de Oliveira Henrique (que é ginecologista e obstetra) me explicou que o zika funciona no mesmo esquema da catapora, ou seja, basta a gente ser picada uma única vez para ficar imune. Exatamente por isso, recentemente o ministro da Saúde, Marcelo Castro, disse que vai “torcer” para que as mulheres sejam picadas pelo mosquito Aedes aegypti e peguem o zika vírus antes da idade fértil. É claro que o ministro foi infeliz no discurso, já que no papel de autoridade ele deveria pensar em como combater o surto, mas o fato é que a picada descartaria a necessidade de vacinar no futuro, por exemplo, já que estaríamos "imunizadas".
Calma! Eu (Fabi) não estou dizendo que esta é a solução. Mas, confesso que fiquei um pouquinho aliviada com a notícia. Mesmo assim, prefiro ficar bem longe desse maldito mosquito. Como o vírus é novo e os médicos também estão aprendendo a lidar com ele, é melhor ser prevenida e evitar surpresas desagradáveis no futuro, certo? Tenho planos de ser mãe e, claro, não quero correr riscos.
Outro ponto da doença que me chamou muita atenção neste bate-papo do final de semana é que as mulheres, especialmente se estiverem gestantes, devem evitar relação sexual com homens que estejam com suspeita ou infectados pelo zika vírus. Embora não se tenha relato de muitos casos na literatura, sabe-se que há a possibilidade de transmissão da doença pelo sêmen.
Eu também fiquei muito atenta à recomendação da amamentação. Devido aos inúmeros benefícios do aleitamento materno, as entidades médicas orientam manter a amamentação em regiões onde há risco de zika, como o Nordeste. Já se a mãe tiver com suspeita da doença, vale procurar o pronto-atendimento imediatamente.
Como a grande preocupação neste momento é com as grávidas e as crianças pequenas, o blog Saúde Sem Neura destacou alguns pontos da prevenção para você colocar em prática agora. Veja!
  1. Gestantes devem utilizar roupas claras e longas que minimizam a exposição da pele durante o dia quando os mosquitos são mais ativos.
  2. Grávidas devem usar repelente à base de icaridina ou DEET. Lembrando que é no primeiro trimestre que o bebê está se formando, então todo cuidado é pouco.
  3. É importante ficar atento ao prazo de reaplicação do repelente que varia de acordo com a fórmula do produto.
  4. Coloque telas nas janelas e no berço do bebê.
  5. Use repelente de tomada no quarto da criança, de preferência longe do berço.
  6. Cubra os braços e pernas da criança pequena com roupas claras, soltas e de tecidos encorpados para manter o inseto à distância.
  7. Faça uma rigorosa vistoria em casa para eliminar qualquer foco de água parada. Você sabia que 80% dos criadouros do mosquito estão na nossa própria casa?




       Blog de Deusa / Saúde sem neura





Nenhum comentário: