quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Mitos da dieta vegetariana

prato-vegetariano-a.jpgUma dieta à base de plantas pode sim ser saudável, gostosa, nutritiva e completa. Mas a pessoa não fica fraca se não comer carne? Dá para praticar esportes e ser vegetariano? Vamos responder estas e outras dúvidas neste mini guia sobre os principais mitos da dieta vegetariana.
Antes de mais nada, vamos esclarecer: afinal, o que é dieta vegetariana? É uma alimentação que exclui qualquer tipo de carne, seja de vaca, porco, galinha, peixe etc. 
Existem os ovo-lacto-vegetarianos, que consomem ovos, leite e seus derivados, como queijo e manteiga, e os vegetarianos, que não consomem nenhum produto de origem animal.

De onde vem a proteína?

Esta é a maior dúvida e ao mesmo tempo o maior mito ligado à dieta vegetariana. Muita gente afirma que é impossível conseguir a proteína de que precisamos das plantas, que a proteína vegetal é mais fraca e que é incompleta. Pois é um mito!
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E primeiro lugar, vale lembrar que encontramos proteína em todos os vegetais, incluindo as frutas, mesmo que nestas últimas em pequenas quantidades. Brócolis,couve manteiga ou espinafre, por exemplo, têm cerca de 40% de suas calorias advindas de proteínas, enquanto que nas frutas esta porcentagem cai para 7% a 9%.
Combinando-se várias proteínas vegetais, ou seja, comendo grãos, leguminosas, hortaliças e frutas variadas é fácil consumir todos os aminoácidos essenciais (os mesmos que estão em um bife) sem comer carne alguma. O segredo está na variedade.
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Proteína vegetal não é tão "boa" quanto a animal

Mito! A proteína vegetal pode ser igual ou até melhor do que a animal --isso porque a proteína da carne, apesar de vir com todos os aminoácidos em um alimento só, vem também com bastante gordura, além de ser de digestão mais lenta e difícil.
Vale lembrar que todos os aminoácidos essencias presentes na carne podem ser encontrados (e em abundância) no reino vegetal. Ou seja, não acredite em quem diz que existem aminoácidos que só exitem em produtos de origem animal.

Atletas precisam de carne

Este é um mito que permeia até mesmo o meio esportivo. Seja uma pessoa que gosta de se exercitar bastante ou um atleta de elite, é possível ter performance, saúde e força comendo de acordo com uma dieta vegetariana. Para quem faz esportes mais pesados ou é atleta de alto rendimento, a preocupação com a dieta sempre será bem maior e, no caso dos vegetarianos e vegetarianos, este ajuste precisa ser feito com ajuda de um profissional (mesmo que seja carnívoro) e de acordo com a modalidade esportiva e rotina de treinos de cada um.
Existem triatletas, maratonistas, velocistas e atletas de todas as modalidades que não comem carne e não apresentam menor performance ou saúde mais frágil que os equivalentes carnívoros.

Vegetarianos só comem salada e massa

massa-saladaa.jpgNão é incomum os vegetarianos escutarem a pergunta "Se você não come carne, come o que? Só salada e massa?" Nada disso. A grande diferença é que, na dieta vegetariana, não existe um elemento principal (a carne) cercada de acompanhamentos. Não existe um substituto para a carne, você não troca a carne pelo ovo, pela soja ou pelo queijo.
Os vegetais são pensados como pratos principais e não como porções que acompanham algo. Então uma refeição vegetariana pode incluir, por exemplo, um hambúrguer de feijão com grão de bico, arroz integral com amêndoas ao limão, aspargos grelhados e cebola refogada. Uma comida completa, deliciosa, sem salada nem massa.
Não que as saladas e massas não sejam bem-vindas, mas a boa cozinha vegetariana é apreciada por qualquer pessoa, goste ela de carne ou não!
O importante é derrubar os preconceitos, aprender a conhecer os alimentos, pesquisar e sair testando receitas.
Mesmo que você não abra mão de um churrasco eventual ou de um bife, diminuir o consumo de carne, especialmente vermelha, só faz bem a saúde. Que tal então decretar um dia sem carne na semana e usá-lo para experimentar novos sabores? Sua digestão e a saúde do seu coração agradecem.




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