sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Catuaba pode melhorar o desempenho sexual Ainda existem poucos estudos sobre os benefícios da planta e suas ações no organismo



Saiba tudo sobre a catuaba na alimentação

Na realidade existem diversas plantas denominadas popularmente de catuaba. As mais comuns são as raízes de Anemopaegma arvense (Bignoniaceae) típica dos estados com cerrado como Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo, e as cascas do caule de Trichilia catigua (Meliaceae), que é uma árvore pequena comum na mata atlântica, mas comercialmente originada do estado da Bahia. A catuaba se destaca pela ação afrodisíaca.  

Nutrientes da catuaba

As raízes de Anemopaegma arvense contam com substâncias como chinchonaina Ia, IIa e kandelina A1, dentre outras. Essas substâncias mostraram atividade antioxidante. Já as cascas de Trichilia catigua apresentam cumarinas, taninos, flavanolignanas, esteróides e saponinas. Esta última trata-se da espécie com maior número de estudos farmacológicos atualmente, superando muito a outra espécie, por isso, ela é a mais orientada. 

Benefícios em estudo da catuaba

Melhora o desempenho sexual: As cascas da Trichilia catigua apresentam dois efeitos relacionados à atividade sexual masculina. Estudos realizados em animais observaram que elas provocam vasodilatação no corpo cavernoso peniano de modo similar ao sildenafil, ativo do viagra. Além disso, elas atuam nos neurônios promovendo diminuição na receptação de neurotransmissores, particularmente serotonina e dopamina, atuando como um antidepressivo e estimulante físico. Em conjunto, tais efeitos devem mostrar-se extremamente benéficos aos pacientes idosos com disfunção erétil decorrente de problemas vasculares genitais e estados depressivos leves, condições muito comuns no homem da meia idade em diante. 
Publicidade

Quantidade recomendada

A quantidade diária recomendada das cascas em pó ou secas da Trichilia catigua é de 4000 mg. Já a tintura hidroalcoólica da Trichilia catiguá orientada é 10 ml por dia.  

Como consumir a catuaba


O chá de catuaba é bom para a saúde - Foto: Getty Images
O chá de catuaba é bom para a saúde

Ao consumir a casca seca ou em pó da Trichilia catigua separe cerca de 2000 mg e coloque em fervura por 5 a 10 minutos e depois beba, faça isso duas vezes ao dia. Para quem pretende ingerir a tintura hidroalcoólica, a orientação é consumir 5 ml em meio copo de água ao menos 2 vezes ao dia. A catuaba é orientada para idosos com dificuldades de ereção e com quadros leves de depressão, que não estejam em uso de outros medicamentos. 

Cuidados ao consumir

Evite o consumo das bebidas alcoólicas que levam a catuaba na composição, isto porque elas apresentam uma quantidade mínima da planta e tem outras substâncias que podem ser prejudiciais para a saúde. Os flaconetes estimulantes também devem ser evitados pelo mesmo motivo. Pessoas que já fazem o uso de vasodilatadores, pacientes com problemas cardíacos, hipertensos e quem tem hemofilia deve conversar com o médico antes de ingerir a catuaba. Ela também não é orientada para quem utiliza antidepressivos sintéticos à base de fluoxetina e derivados. 

Riscos ao consumir em excesso

Ainda não existem estudos sobre os riscos do consumo em excesso da catuaba. 

Fonte consultada:

Farmacêutico Luis Marques, presidente da Associação Paulista de Fitoterapia.




              Blog de Deusa / minha vida




Nenhum comentário: