quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Adoçante → Faz Mal? Saiba a Verdade!

Adoçante
Olá, aqui é Dr Rocha e nesse artigo eu quero conversar com você a respeito dos adoçantes. Eu recebo muito essa pergunta em consultório e nos treinamentos que dou pela internet e presenciais pelo Brasil afora: Dr Rocha, quais são os adoçantes que eu devo usar? Adoçantes fazem bem ou mal para a minha saúde?
É um assunto muito importante e daria para escrever até um livro a respeito disso, tamanha a importância e quantidade de informações que existe a respeito. Mas vou nesse artigo responder essas duas perguntas e ainda te dar no final 3 razões para você evitar o uso de adoçantes se você quer emagrecer de vez, com saúde e de forma saudável.
Antes, gostaria de esclarecer o que são adoçantes artificiais. Adoçantes artificiais nada mais são do que aditivos químicos utilizados em alimentos e bebidas com intuito de tornar o sabor mais doce. Outro nome utilizado para adoçante é edulcorante. Eles fornecem sabor doce como o açúcar de mesa, mas em sua maioria, milhares de vezes mais doce.
Os adoçantes mais usados no mercado brasileiro são:
  • Sacarina: 700 vezes mais doce que o açúcar de mesa;
  • Aspartame: 200 vezes mais doce que o açúcar;
  • Ciclamato: 50 vezes mais doce que o açúcar.
Esses são os mais encontrados em restaurantes, lanchonetes e supermercados.

Adoçante Faz Mal?Adoçante Faz Mal?

Eu quero que você entenda que o nosso corpo geneticamente não está adaptado com o sabor excessivamente doce dos adoçantes e isso tem gerado uma série de problemas para  a sua saúde.
Esses adoçantes diversos que citei alteram o centro da fome que se localiza no hipotálamo (no seu sistema nervoso central) e desregula a fome, resumindo aumenta a sua fome por alimentos ricos em açúcar como carboidratos ruins, doces, sorvetes, etc.
Então esses adoçantes fazem mal à sua saúde e favorecem o ganho de peso, o seu corpo passa a acumular mais gordura a longo prazo, que é tudo que você não quer não é mesmo? No caso do aspartame a situação é ainda pior pois piora a capacidade do corpo em armazenar a glicose nas células (aumenta a sensibilidade à insulina).
E pior ainda é saber que muitos endocrinologistas e nutricionistas passam isso para diabéticos, que já possuem resistência à insulina, piorando o quadro desses pacientes.
Esses 3 adoçantes portanto fazem mal à sua saúde e ponto final.

Stévia e Sucralose

Esses dois adoçantes são opções que considero viáveis para quem está começando a sua jornada para um emagrecimento saudável e definitivo.
Mas fique atenta a dois pontos: a stévia deve ser de preferência em folhas (é natural e o único realmente saudável) e a sucralose pode ser utilizada e por pouco tempo (no máximo uns 2 meses) para evitar problemas futuros (não há estudos de elevado nível de evidência científica que provem que ela cause algum mal, mas ela é relativamente recente no mercado).
Algumas pessoas reclamam do sabor amargo da stévia e isso parece ser uma questão genética. Já a sucralose tem o sabor mais próximo do açúcar e costuma ser melhor tolerada pela maioria das pessoas.

3 Razões Para Não Usar Adoçante3 Razões Para Não Usar Adoçante

Ao adotar uma alimentação saudável, você irá aos poucos se livrar dos adoçantes artificiais, pois eles fazem mal à sua saúde (com exceção da stévia em folhas) e para recapitular vou deixar aqui os 3 principais motivos de que eles fazem mal:
  1. Eles desregulam o centro regulador da fome no cérebro;
  2. Eles aumentam a compulsão por doces e outros carboidratos ruins;
  3. Eles aumentam a resistência à insulina (aumentando as chances de se tornar diabética)
Vá eliminando gradativamente os adoçantes e seu corpo vai aos poucos se adaptando ao sabor natural dos alimentos, a boa ciência nos mostra isso.
Eu vou ficando por aqui, te desejando muita saúde e felicidade!
Um forte abraço e até a próxima!
Dr.Rocha



             Blog de Deusa / Dr.Rocha


Nenhum comentário: