quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Enxaqueca: Como Se Livrar de Vez das Dores

Sintomas da enxaqueca

Quero falar hoje sobre um assunto muito importante para você que é mulher.
Na minha experiência clínica eu tenho acompanhado o sofrimento das mulheres com o problema dos sintomas da enxaqueca. As causas das enxaquecas são diversas, mas nesse artigo eu quero conversar com você sobre a relação entre enxaqueca, emagrecimento, dietas da moda e alguns alimentos que podem desencadear as crises.
As enxaquecas são responsáveis hoje por um imenso prejuízo para centenas de milhares de mulheres no Brasil.
São dores intensas, pulsáteis, geralmente de um dos lados da cabeça e podem vir acompanhadas de náuseas, vômitos e pioram com barulho e luminosidade.
São muitas vezes dores incapacitantes que prejudicam no trabalho, nos estudos, nos momentos de lazer e causa muito desconforto e sofrimento. No caso das dietas da moda, a situação pode se agravar.
Isso porque a imensa maioria dessas dietas são do tipo que restringem calorias.
Há uma contagem de calorias e essa restrição já pode desencadear crises, além de não trazer nenhum resultado para emagrecer e permanecer magra a longo prazo, geralmente causando o temido e conhecido efeito sanfona além da pessoa ficar mal nutrida.

O QUE CAUSA ENXAQUECA?

Outra causa muito comum de enxaqueca associada alimentação é ingestão de alimentos que podem desencadear crises ou mesmo a deficiência de algum mineral, como veremos a seguir.
Algumas mulheres apresentam uma sensibilidade maior a alguns alimentos e estes podem desencadear crises, como é o caso do amendoim, dos laticínios (queijos, iogurtes adoçados e outros) e até chocolate.
Atendi uma paciente que sofreu durante 15 anos com enxaquecas e já havia até perdido as esperanças, havia consultados todos especialistas que só prescreviam medicamentos e não solucionava a causa.  
Descobri com ela que as dores eram desencadeadas por queijos diversos que ela sempre comia e nunca havia suspeitado. Foi só retirar que as dores se foram (e não, não receitei nenhum remédio para enxaqueca, rs).
O glúten é uma proteína presente principalmente no trigo e em todos alimentos que são farináceos de trigo (pães, massas, macarrão, etc) e causa uma série de problemas ao corpo, inclusive é causa comum de desencadear crises de enxaqueca em mulheres.
Vídeo sobre como se livrar das enxaquecas e dores de cabeça

Tenho vários casos de pacientes e alunas do Projeto Viver Magra em 7 Semanas ou do livro digital Emagreça Com o Dr. Rocha, que retiraram o glúten da alimentação e em pouco tempo deixaram de ter essas crises de enxaqueca.
Outra causa comum de enxaquecas em muitas mulheres é o desequilíbrio hormonal, podendo ocorrer de forma muito frequente no período perimenstrual  (um pouco antes, durante e logo após a menstruação) e também por estresse, consumo exagerado de álcool, açúcar, amido, além do sedentarismo ou falta de sono.

TRATAMENTO PARA ENXAQUECA

A deficiência de vitamina B também pode causar enxaquecas. Outro mineral que é tão importante que vou em breve escrever um artigo a respeito dele é o magnésio.
O magnésio é fundamental pra várias atividades do corpo e muitas mulheres apresentam deficiência de magnésio no organismo, que pode causar uma série de problemas para a saúde, inclusive enxaquecas.
Atendi recentemente uma paciente que já havia procurado todos os neurologistas e inclusive estava fazendo um tratamento de acupuntura comigo.
Sua enxaqueca era muito frequente, cerca de três vezes por semana e ela já havia inclusive perdido um grande cargo como executiva por conta desse problema e já estava também apresentando crises depressivas por conta disso, afinal não conseguia nem namorar.
Iniciamos um tratamento de acupuntura que trouxe certo alívio mas o que resolveu o problema como num passe de mágica foi a suplementação de magnésio.
Ela nunca mais teve crises e essa era a causa principal.
Por último eu quero dizer que o problema das enxaquecas é complexo e são muitas causas possíveis. Mas alimentação com certeza é um fator muito importante, senão o mais importante.  
Portanto, “comei e vigiai”, rs.
Brincadeiras a parte, fique sempre de olho em sua alimentação, ela é a base fundamental para manter um emagrecimento sustentável e verdadeiro, ao longo do tempo.
Está em suas mãos!

Perguntas e Respostas sobre Enxaqueca

Existem algumas perguntas específicas que recebo sobre as dores de cabeça, especialmente enxaqueca. Veja-as abaixo e, caso sua dúvida não esteja aqui, deixe nos comentários.
  • Existe alguma dieta específica para enxaqueca?
    Não existe. Cada caso é único e deverá ser avaliado pelo neurologista. Mas existem alguns alimentos que predispõem a um maior risco de desencadear uma crise ou crises de enxaqueca como o trigo (devido ao glúten), alguns queijos e até chocolate, dentre outros. Descobrir qual é o alimento que desencadeia é fundamental e retirá-lo da alimentação para prevenir novas crises.
  • Quais são boas fontes de magnésio para aliviar a enxaqueca?
    O ideal é suplementar, pois os alimentos ricos em magnésio (hortaliças, banana, dentre outros) atualmente estão pobres deste mineral, devido ao empobrecimento do solo (pesticidas, queimadas, etc) e também ao processamento de boa parte desses alimentos pela indústria. Os suplementos são vários: cloreto de magnésio, citrato de magnésio, magnésio dilamato, dentre outros.
  • Quais são boas fontes de vitamina B?
    As fontes naturais de vitaminas do complexo B são: carnes diversas, miúdos (fígado, moela, etc), hortaliças (de preferência verdes) dentre outras.
  • Que alimentos posso tentar retirar de minha dieta para evitar crises?
    Para identificar qual o alimento desencadeia as crises de enxaqueca, é necessário ir retirando um por um. Os mais comuns são o glúten (trigo), amendoim, laticínios (principalmente queijos) e em alguns casos até chocolate.
  • Como fazer pra descobrir se algum alimento específico está causando a enxaqueca? Apenas um neurologista pode descobrir?
    Descobrir qual alimento causa enxaqueca pode representar um desafio, pois isso acontece testando cada um deles. O neurologista pode ajudar mas não é só ele que pode descobrir.
  • Como eu sei se minha enxaqueca é causada por falta de magnésio no corpo?
    A deficiência de magnésio não pode ser detectada no exame de sangue. Mas boa parte da população hoje está deficiente de magnésio, pois estão muito estressadas e se alimentam muito mal (farináceos de trigo, açúcar, etc). E suplementar com magnésio traz uma série de benefícios, se houver uma melhora das crises de enxaqueca após a suplementação seria um sinal sugestivo de que esta enxaqueca é por deficiência de magnésio.
  • Além de falta do magnésio, existe alguma vitamina ou alimento, que o organismo sente falta e causa a enxaqueca?
    Sim. Consumir grandes quantidades de café (acima de 4 a 5 xícaras de café expresso), ficar muito tempo sem comer (jejum prolongado) e consumo de álcool são fatores que podem (não necessariamente desencadeiam) desencadear crises de enxaqueca. Deficiência de vitaminas do complexo B também estão associadas com maior número de crises de enxaqueca.
  • Para descobrir se a enxaqueca é causada pelos problemas hormonais, devemos apenas observar o período pré-menstrual, ou existe outra forma?
    Algumas enxaquecas estão intimamente associadas com o período pré-menstrual e essa observação é a melhor forma de detectá-las, não havendo exames para isso.
  • Você citou a acupuntura como um possível método de tratamento, existe mais algum meio, além do uso de remédios?
    Sim, cultivar uma prática moderada de atividade física, evitar consumo excessivo de álcool e café, adotar uma alimentação estratégica, suplementar magnésio, praticar yôga (melhorar a respiração) são outras medidas que contribuem para a redução das crises de enxaqueca, que é uma doença multifatorial (causada por vários fatores).
  • Vou ficando por aqui, um forte abraço e até o próximo artigo!
assinatura-dr-rocha



Blog de Deusa / Dr. Rocha

Nenhum comentário: