quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Pressão Alta → Causas, Sintomas e Tratamento (A SOLUÇÃO!)

dr rochaOlá aqui é o Dr. Rocha e hoje iremos falar sobre um tema que preocupa muitos brasileiros: A pressão arterial.
Quando falamos sobre pressão arterial logo nos vem à mente sua relação com possíveis problemas de saúde, como por exemplo, a pressão alta, também conhecida como hipertensão arterial sistêmica.

 O que é Pressão Arterial?O Que é Pressão Alta?

Um questionamento clássico que recebo de minhas alunas é: Dr. Rocha, o que é hiertensão arterial?
Para responder esse questionamento, é preciso explicar a maneira como o sangue circula todo o nosso corpo.
Nosso sangue é bombeado pelo coração com a finalidade de irrigar todos os órgãos e tecidos do nosso corpo, levando nutrientes e principalmente oxigênio, para se movimentar pelo corpo o sangue exercer uma força contra a parede de veias e artérias, isso é chamado de pressão arterial.
Quando a força que esse sangue precisa fazer para se movimentar está aumentada, ou seja, as artérias oferecem resistência à passagem do sangue, podemos afirmar que há hipertensão arterial – ou pressão alta, como é popularmente chamada.
A pressão arterial é medida em sistólica e diastólica, a mais alta é utilizada para classificar a normalidade ou anormalidade de sua pressão. A pressão arterial normal, ou seja, considerada ideal para minimização de riscos e problemas cardiovasculares deve ser igual ou menor de 120/80 mmHg para pessoas saudáveis.
É comum receber de minhas alunas o seguinte questionamento: Dr. Rocha, o que causa pressão alta?
A hipertensão é uma doença multifatorial, ou seja, que possui vários fatores que podem levar ao seu surgimento, entre as principais causas que desencadeiam a pressão alta podemos citar:
  • Hereditariedade: Existe uma pré-disposição ao surgimento da doença que pode passar entre gerações;
  • Idade: O envelhecimento aumenta o risco de desenvolvimento da pressão alta em ambos os sexos;
  • Raça: Pessoas negras são mais propensas ao desenvolvimento da hipertensão arterial;
  • Peso: Obesidade é uma das principais causas;
  • Sedentarismo: A vida sedentária contribui para o excesso de peso;
  • Obesidade: acúmulo de gorduras nos tecidos também é um fator de risco para hipertensão;
  • Diabetes: altos níveis de glicose sanguínea estão diretamente ligados a pressão arterial alta;
  • Alcoolismo: O consumo exagerado de álcool compromete a pressão arterial;
  • Tabagismo: Por causar entupimento e obstrução dos vasos sanguíneos, o tabagismo também causa pressão alta;
  • Estresse: Excesso de trabalho, preocupações, angustia e ansiedade elevam a pressão arterial sistêmica.

Sintomas de Pressão Alta

A hipertensão arterial é muitas vezes uma doença silenciosa em seu início, os sintomas só costumam aparecer quando a doença já está instalada e em estágios avançados e consequentemente perigosos.
Outro questionamento frequente que recebo é o seguinte: Dr. Rocha, quais são os principais sintomas de hipertensão arterial?
Entre os principais sintomas da pressão alta eu cito:
  • Enjoos frequentes;
  • Dores de cabeça sem motivo aparentes;
  • Sonolência;
  • Zumbido no ouvido;
  • Dor na nuca;
  • Pequenos pontos de sangue nos olhos;
  • Visão dupla;
  • Palpitações cardíacas;
  • Dificuldades de respirar.
Apesar da pressão alta ser uma doença silenciosa, ela pode provocar uma série de problemas de saúde muito graves, como insuficiência cardíaca, insuficiência renal, AVC, perda de visão e até mesmo infarto fulminante.
Os sintomas de pressão alta só costumam aparecer quando a pressão está muito alta, portanto, se sentir alguns dos sintomas que citei, procure seu médico de confiança o mais rápido possível.

Remédio para Pressão AltaRemédio para Pressão Alta

Existem uma série de medicamentos para pressão alta, e esses só devem ser tomados com indicação médica. Dentre as principais drogas utilizadas no controle da hipertensão arterial, podemos citar:
Diuréticos: Esse tipo de remédio para pressão alta, atua no rim e aumenta a eliminação de água através da urina, o que diminui a pressão arterial, e também o inchaço em pacientes.
Vaso dilatadores e bloqueadores do canal de cálcio: Estes remédios são utilizados em pacientes que possuem hipertensão de difícil controle, relaxando as artérias e veias do organismo, normalizando assim a pressão arterial.
Inibidores da Enzima conversora de angiotensina: São muito utilizados no tratamento da pressão alta, pois impedem que seja produzida angiotensina, um hormônio que aumenta de forma natural a pressão arterial.
Beta bloqueadores: Essa classe de medicamentos além de ajudar no controle da pressão, diminuem também a frequência cardíaca. Os beta bloqueadores normalmente são prescritos para pacientes jovens e também mulheres que possuem em sua maioria frequências cardíacas ligeiramente aumentadas.

O que Causa Pressão Alta: O Sal Não é o Vilão!

Muitas alunas me fazem o seguinte questionamento: Dr. Rocha, é verdade que o sal causa hipertensão arterial?
O sal é visto como o vilão de uma vida saudável, porém tenho que desmentir esse fato tão divulgado. Diferente do que muitas pessoas pensam e/ou acreditam o sal não causa hipertensão arterial, mas outro alimento igualmente branco, está por trás de muitos casos de pressão alta: o açúcar.
Como citei anteriormente o excesso de peso é uma das causas mais comuns da hipertensão arterial. E como o excesso de peso é obtido? Através de uma alimentação pouco inteligente aliada a uma vida sedentária.
Quando uma pessoa tem uma alimentação desregrada, ingerindo grandes quantidades de farináceos de trigo e outros açúcares, seu organismo terá muita glicose circulando na corrente sanguínea.
Essa glicose em excesso irá estimular a produção de insulina – hormônio necessário para captar toda essa glicose circulante e armazenar como fonte de energia para ser utilizada no futuro, mas como essa glicose será armazenada? Em forma de gordura!
Quando o excesso de glicose é armazenado em forma do gordura, a pessoa naturalmente ganha peso, e esse excesso de peso dificulta a circulação sanguínea, isso pelo simples fato de haver mais gordura corporal, dificultando a fluidez natural do sangue, aumentando a necessidade de força para circular, o que acarreta diretamente na instalação da pressão alta, ou hipertensão arterial.
Outra questão é que estes grandes picos de insulina além de promover o ganho de peso, o aumento da pressão arterial e a retenção líquida também são duas funções deste hormônio.

Como Tratar a Pressão Alta

Como tratar a pressão alta
A alimentação inteligente é certamente a maneira mais eficaz de tratar e/ou então erradicar a hipertensão arterial.
Boas escolhas alimentares podem diminuir a pressão alta. Para alcançar esse objetivo, o paciente que possui hipertensão arterial deve priorizar alimentos ricos em proteínas, como ovos, peixes, carnes, frangos, queijos e leites, além de ingerir com frequência os ricos em vitaminas e minerais, tais como os vegetais verdes folhosos, como espinafre, brócolis, rúcula e agrião, por exemplo.
O paciente portador de pressão alta deve diminuir ao máximo o consumo de alimentos ricos em farinhas e açúcares, o que evitará grandes picos de glicose e insulina no sangue. É importante ressaltar que atividades físicas também são importantes para uma vida mais saudável, duradoura e feliz.
Preze sempre por escolhas corretas e saudáveis.
Me despeço de você desejando saúde e felicidade.
Gostou do nosso texto? Curta, compartilhe e comente!
Forte abraço e até a próxima.



          Blog de Deusa / Dr.Rocha


Postar um comentário