sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Dicas de alimentação: esofagites, refluxo, gastrites, úlceras

 
Pessoas que tenham esofagites, gastrites ou úlceras, costumam tolerar mal alguns alimentos. Isto não significa que você seja, obrigatoriamente, uma delas, mas certamente sua eliminação ou redução no consumo ajudará bastante qualquer tratamento. Os mais comuns são: 1. BEBIDAS ALCOÓLICAS de quaisquer tipos, já que o álcool é um grande irritante para o aparelho digestivo. 2. CAFÉ PRETO puro, em grandes quantidades ou pequenas quantidades repetidas (copinhos, cafezinhos). Um pouco de café “pingado” no leite não costuma causar maiores problemas. O mesmo vale para o CHÁ PRETO. Os demais chás, bem fraquinhos e com pouco açúcar ou adoçante não costumam causar problemas. 3. LEITE pode ser consumido normalmente, sem abusos. Hoje sabemos que leite em excesso é prejudicial para estes problemas digestivos.

4. ÁCIDOS de um modo geral: COCA-COLA, LIMÃO PURO (caipirinhas), LARANJAS AZEDAS, VINAGRE, entre outros. Para temperar saladas, se achar indispensável, usar vinagre bem diluído em água. 5. CONDIMENTOS e CONDIMENTADOS, como as PIMENTAS (de quaisquer tipos: vermelha, verde, do reino, etc), as MOSTARDAS (preta e amarela), os PICKLES ou outros vegetais enlatados de tempero forte. 6. GORDURAS, em geral, frituras, milanesas, molhos, maioneses, costumam facilitar as AZIAS por abrirem a boca do estômago. Devem ser usadas sem abuso. O mesmo vale para os CHOCOLATES (em barra, bombons, Nescau®, etc), principalmente para quem tem “boca do estômago aberta” - hérnia de hiato).
Também deve ser ABANDONADO O USO DE FUMO (cigarros, charutos, cachimbo, fumo mascado, etc), pois o tabaco é prejudicial a tais problemas. Quem não consegue largar totalmente, deve reduzir o máximo possível o uso. As pessoas devem, também, em especial quem tem hérnia na boca do estômago, EVITAR DEITAR-SE COM O ESTÕMAGO CHEIO, logo após uma refeição, pois isto facilita o refluxo e aumenta a azia e a esofagite. O ideal é fazer a última refeição pelo menos TRÊS HORAS antes de deitar-se. Se houver necessidade, comer algo leve para “enganar a fome”. Um pouco de leite com um ou dois biscoitos água e sal ou cream-cracker, sem margarina. Poderá ainda ser colocado sob a CABECEIRA DA CAMA, um TOCO DE MADEIRA maciça de uns quinze centímetros para evitar o refluxo da comida.

Fonte: www.servmedsaude.com.



         Blog de Deusa / Site Médico




Nenhum comentário: