Existe tratamento caseiro para cabelos rebeldes? Sim, existem vários, mas não temos como comprovar sua eficiência, pois praticamente todos eles nunca foram testados.
Os cabelos rebeldes precisam de um cuidado especial. Esse tipos de cabelo costuma dar muito trabalho na hora de cuidar e, muitas vezes, precisam de um tratamento mais específico. Por esse motivo, já existe no mercado diversos produtos específicos para os cuidados com os cabelos rebeldes, repletos de frizz e de volume.
Características
A principal característica de um cabelo rebelde é o volume, que costuma ser muito maior que o de um cabelo considerado normal. O volume em excesso, muitas vezes, deixa os cabelos com uma aparência de que estão mal cuidados, sujos, ressecados, entre outras características ruins para os fios.
Outra característica bastante desagradável e comum nos cabelos rebeldes é a quantidade de frizz que costuma ter nos fios destes cabelos. Eles fazem com que o cabelo pareça desarrumado ou despenteado.
Como cuidá-los
Os cabelos rebeldes, geralmente, acompanham cabelos secos e/ou crespos. Dessa forma, um dos principais cuidados que se deve ter com esse tipo de cabelo é a hidratação, a qual deve ser feita, mais ou menos, a cada quinze dias.
Além disso, os produtos usados devem ser específicos para este tipo de cabelo. Somente eles terão os ingredientes necessários para que o cabelo permaneça saudável e com boa aparência.
Uma dica importante é evitar o uso de secadores e chapinhas nesse tipo de cabelo. O uso desses equipamentos faz com que o cabelo acabe ficando mais ressecado e, consequentemente, mais rebelde e volumoso.
Tratamento
Existem alguns métodos para acabar com os cabelos rebeldes. Um dos tratamentos alternativos, por exemplo, é o chamado de defrisagem, o qual permite um relaxamento intensivo dos fios de cabelo, deixa os cabelos com uma aparência mais comportada e uniforme, além de amenizar o volume dos fios rebeldes.
A chamada defrisagem se difere do alisamento japonês. Ela apenas faz com que os fios rebeldes sejam domados e passem a viver harmoniosamente com os demais, sem fazer com que o cabelo fique liso. Essa técnica é de origem francesa e utiliza produtos cuja composição envolve elastina e queratina.
Nos primeiros dias de tratamento é esperado que os cabelos rebeldes adquiram mais peso, perdendo bastante a capacidade de ser maleável. Porém, a medida que o tempo vai passando, os fios vão voltando ao seu normal. O resultado final desta técnica irá depender bastante da qualidade dos fios de cabelo, bem como dos cuidados após a aplicação. A recomendação é de que a pessoa que faz a defrisagem passe a realizar uma hidratação em seus cabelos quinzenalmente, além de refazer o tratamento a cada cinco meses.
Quando não se deve fazer o Tratamento
A defrisagem não é recomendada para as pessoas que fizeram recentemente qualquer tipo de alisamento. Os cabelos mais indicados para esse processo são os cabelos crespos, os quais poderão ser usados em novo visual, mais natural.
É preciso ter bastante atenção com cabelos que possuem luzes, reflexos ou qualquer tintura no cabelo. Nesse caso, um bom profissional deverá ser consultado, antes do tratamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário